Após iniciar a operação da primeira máquina de papel do Projeto Puma II, a Klabin inaugurou, ontem, 15, um novo terminal de contêineres para escoar a nova produção. Com capacidade para levar 125 mil toneladas de celulose e papel por mês das unidades Puma, em Ortigueira, e Monte Alegre, em Telêmaco Borba, ao Porto de Paranaguá (PR), o projeto nasce como a maior operação de transporte em volumes para uma única empresa do mundo.
Localizado em Ortigueira (PR), com investimento de R$ 300 milhões, entre equipamentos de movimentação, ativos ferroviários e obras civis, o terminal está anexo ao Puma II. “O terminal é parte de uma grande solução logística para suportar a expansão da Klabin no Paraná”, explicou o diretor de Planejamento Operacional, Logística, Suprimentos e Tecnologia da Informação da companhia, Sandro Ávila.
O terminal tem capacidade para 2 mil contêineres, dispõe de duas linhas férreas internas e equipamentos de última geração, mais seguros, eficientes e sustentáveis. A Klabin também adquiriu mais quatro locomotivas e 460 vagões para transportar celulose e papel do Paraná para o exterior.
Dessa forma, a companhia vai diversificar seus modais logísticos, diminuir custos e evitar a emissão de mais de 15 mil toneladas de CO2 (o equivalente a emissão de 2.692 carros) com a intensificação do transporte ferroviário e a substituição do uso de rodovias.
O transporte ferroviário da carga será feito pela subsidiária da Rumo, a Brado Logística, parceira no projeto, enquanto o TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá) vai operar o novo terminal.