Kimberly-Clark retira lenços de papel Kleenex do mercado canadense
Todd Fisher, vice-presidente e gerente geral da empresa no Canadá, caracterizou a decisão como “incrivelmente difícil”, mas necessária
A multinacional Kimberly-Clark anunciou que decidiu retirar sua linha de lenços de papel da marca Kleenex do mercado canadense ainda neste mês. Todd Fisher, vice-presidente e gerente geral da empresa no Canadá, caracterizou a decisão como “incrivelmente difícil”, mas necessária devido aos vários obstáculos que a companhia enfrenta.
Segundo o executivo, a saída foi motivada por um ambiente de fornecimento altamente restrito e pelas “complexidades únicas” enfrentadas pela marca. Dessa forma, a mudança permitirá à Kimberly-Clark transferir seus recursos para se concentrar melhor em outros produtos que permanecerão no Canadá.
A marca Kleenex é tão reconhecida no mercado norte-americano que seu nome se tornou sinônimo de lenços de papel em inglês. Desse modo, apesar da saída da linha de consumo dos lenços de papel, a empresa continuará a vender a linha de tissue institucional da marca Kleenex e as toalhas de mão para consumo no Canadá. As marcas Cottonelle, Viva, U by Kotex, Poise, Depend, Huggies, Pull-Ups e Goodnites também não foram afetadas.
Para o analista Zachary Evershed, do National Bank, a decisão provavelmente foi tomada porque as margens de lucro do produto eram pequenas no início e a inflação faz com que os consumidores escolham opções mais baratas sempre que podem.
A empresa tem apenas uma fábrica no Canadá, em Huntsville, Ontário, que atende uma base de clientes locais comparativamente pequena para os padrões de um conglomerado multinacional. Diante disso, Evershed indica que a empresa pode estar optando por continuar vendendo o produto em mercados onde possa alcançar um número maior de pessoas pelos mesmos ou menores custos de envio. Ele acrescenta que a saída da empresa cria oportunidades para outras empresas preencherem a lacuna, incluindo algumas canadenses.