Kimberly-Clark reforça compromisso com sua jornada de sustentabilidade
A companhia vem inovando ao desenvolver produtos, embalagens e formulações sustentáveis, além de apostar em ações de responsabilidade social
A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana especializada em produtos de higiene pessoal, foi classificada em terceiro lugar no ranking das 100 Empresas mais Sustentáveis de 2023, promovido pela Barron’s, que reconhece as classificações ambientais, sociais e de governança (ESG) em destaque entre as 1.000 maiores empresas de capital aberto dos EUA.
Em meio as discussões sobre o papel das marcas na construção de um mundo mais sustentável, a expectativa é de que as empresas elevem sua participação em debates importantes, como diversidade, inclusão, direitos humanos e mudanças climáticas. De acordo com o relatório anual de confiança e credibilidade Edelman Trust Barometer 2023, 63% dos consumidores compram e defendem marcas baseadas em seus valores e crenças.
Com seu propósito de cuidado, a Kimberly-Clark acredita que a sustentabilidade deve permear não só suas operações e produtos, mas também as comunidades em que atua e seus consumidores. Para isso, inova ao desenvolver produtos, embalagens e formulações sustentáveis, reduzindo a pegada ambiental e reforçando a meta global de melhorar o bem-estar de 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis em todo o mundo até 2030.
SUSTENTABILIDADE
A empresa atingiu, com dois anos de antecedência da meta global (2022), em 2020, o marco de Aterro Zero em todas as plantas, o que significa que nenhum excedente de produção é descartado em aterros sanitários, tendo um reaproveitamento de 100% dos resíduos gerados na produção de todas as fábricas da companhia no Brasil. De polímeros à matéria orgânica gerada nos restaurantes das fábricas, nada vai para o lixo.
“Fomentamos ideias inovadoras e buscamos mudanças de longo prazo, que nos permitam proporcionar ‘um melhor cuidado para um mundo melhor’. Este é o nosso propósito para impactar positivamente a vida das pessoas e, para atingi-lo, assumimos os desafios globais de sustentabilidade até 2030, onde o cuidado com o meio ambiente é um dos principais pilares deste compromisso”, comenta Ronaldo Art, diretor de marketing da Kimberly-Clark Brasil.
Os produtos da Kimberly-Clark estão presentes nos lares de um quarto da população mundial. Pensando nisso, nos últimos anos, foram feitas mudanças nas embalagens para trazer opções mais sustentáveis para o consumidor. “A união de inovação ao propósito deve permear todas as marcas, criando uma base sólida, que nos ajuda a alcançar nossos objetivos. Essa estratégia visa o bem-estar, amplia oportunidades e fomenta a empatia, em escala global. Mais do que nunca, estamos de olho nas demandas dos consumidores, oferecendo soluções alinhadas aos debates sobre a pauta do clima, com inovações em embalagens e fórmulas”, completa o executivo.
Pensando na proteção da Mata Atlântica, em 2012, a Kimberly-Clark criou Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica (CRSMA) no terreno do seu Centro de Distribuição da cidade de Mogi das Cruzes (SP) onde, desde então, foram plantadas 12 mil mudas de árvores nativas. Na região da Bacia do Alto Tietê, ao longo de 11 anos, houve o plantio de mais de 40 hectares de árvores nativas da Mata Atlântica. Essas ações contribuem para a conservação da floresta e seus recursos hídricos.
Em parceria com universidades da região, como a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa (Faep), a companhia apoia a recuperação da vegetação e trabalha no mapeamento de espécies da fauna local, inclusive de espécies ameaçadas de extinção, como o sagui-da-serra-escuro ou sagui-caveirinha, que voltaram a aparecer, indicando um progresso por meio das ações conduzidas pelo projeto.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Firmando o compromisso global de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo até 2030, a Kimberly-Clark intensificou e ampliou suas doações de produtos de saúde íntima. Desde 2020, já foram doados mais de 3,5 milhões de itens para ONGs parceiras, como a Plan International, além de cartilhas e cards educacionais sobre o ciclo menstrual e a saúde íntima.
A companhia conta com uma jornada intensa de Inclusão & Diversidade que permeia todas as suas marcas, tendo sua estratégia de proximidade com o consumidor refletida a partir de campanhas que dialogam com as necessidades das pessoas. Um exemplo é a campanha “Bebê, isso é rosa” de Huggies, marca especializada em cuidados infantis, que, no último Dia Internacional da Mulher, utilizou a “cor rosa” como uma metáfora sobre os rótulos que as mulheres recebem para reforçar que isso não deve limitá-las a concretizarem seus objetivos, firmando o seu compromisso em apoiar meninas e mulheres para que ocupem o espaço que é delas na sociedade.
Na mesma vertente, Intimus, marca especializada em cuidados femininos, foi responsável pela campanha que traz a ex-árbitra de futebol Lea Campos, para reforçar sua assinatura: “menstruada ou não, ela pode”. A peça acumulou ótimos resultados, somando mais de 9 milhões de visualizações no Youtube, mostrando que, menstruadas ou não, as mulheres podem realizar o que quiserem.
A Kimberly-Clark desenvolve diferentes iniciativas voltadas à inclusão e ao aumento do número de mulheres em cargos de liderança, buscando garantir a meta global de alcançar a igualdade de gênero até 2031. Atualmente, 42,5% das posições de liderança no Brasil são ocupadas por mulheres.