Kimberly-Clark planeja dobrar o tamanho da sua operação no Brasil até 2028
Como parte da estratégia, a companhia investe R$ 280 milhões, somente em 2024, no desenvolvimento de soluções e lançamento de inovações no país
A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de cuidados pessoais e bem-estar, prevê dobrar o tamanho da sua operação no Brasil, até o final do biênio 2027/2028. Para alcançar essa ambição, a companhia traçou uma estratégia sustentada por três pilares para potencializar a sua participação no mercado brasileiro de cuidados pessoais: amadurecimento do olhar regional, com foco para as regiões Norte e Nordeste; aceleração nas inovações, com um aumento de 40% nos lançamentos de produtos, contemplando essa frente, em relação ao ano anterior; e implementação de uma transformação cultural, ampliando o foco no canal de farmácias – hoje responsável por 40% do faturamento no país.
A companhia anunciou, em março deste ano, uma transformação estratégica em seu modelo operacional com o objetivo de acelerar o seu crescimento global. Nesse cenário, o Brasil foi destacado como o quarto maior mercado de cuidados pessoais da Kimberly-Clark, desempenhando um papel de protagonismo no desenvolvimento de novas soluções e tendências e no lançamento de inovações.
Desde 2018, o país abriga um dos quatro centros de inovação da empresa no mundo, em sua planta em Suzano, no interior do estado de São Paulo. Com uma estrutura tecnológica e equipamentos de última geração, além de uma equipe de cientistas, o local é referência de inovação na América Latina, sendo responsável pelas pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e protótipos para atender as principais necessidades dos consumidores.
“Para impulsionar as oportunidades de crescimento e lucratividade, a Kimberly-Clark está caminhando em direção a um novo modelo operacional que prioriza os segmentos de negócios e seleciona o Brasil como um dos cinco principais mercados de cuidados pessoais do mundo. Fazer parte desse grupo é um marco que destaca o trabalho que temos feito para elevar nossas operações e capacidades no país e é um reconhecimento da preferência dos milhões de consumidores que diariamente escolhem nossos produtos no Brasil. Esta é uma oportunidade para sermos ainda mais ágeis e continuarmos atendendo às expectativas de nossos consumidores, que evoluem diariamente”, comentou Cláudio Vilardo, presidente da Kimberly-Clark no Brasil.
EXPLORANDO O POTENCIAL DO NORTE E NORDESTE
As regiões Norte e o Nordeste do Brasil, juntas, representam um mercado de 72 milhões de pessoas, de acordo com dados do Instituto Locomotiva. Além disso, o Nordeste deve liderar o crescimento da próxima década, sendo a região do país com maior crescimento econômico previsto entre 2025 e 2033, segundo dados da Tendências Consultoria citados pelo Instituto Locomotiva.
Diante desse cenário, para melhor atender a demanda dos seus consumidores e se manter regionalmente relevante, a Kimberly-Clark implementou uma estratégia que prioriza e valoriza as particularidades do mercado local. “Para isso, estamos investindo no aprimoramento de nossa atuação em canais indiretos, na adaptação do nosso portfólio às necessidades do consumidor, no impulsionamento do aumento de vendas nos próximos anos e em nossa eficiência operacional, incluindo logística, faseamento de vendas e estrutura comercial. Também desenvolvemos estratégias de comunicação e marketing específicas para as regiões Norte e Nordeste, com um aumento de 60% em relação ao que investimos em 2023”, destacou Vilardo.
A empresa conta com uma de suas fábricas no município de Camaçari, na Bahia. No último ano, a planta passou por uma modernização e recebeu um investimento de mais de R$ 96 milhões, aumentando em 38% a sua capacidade produtiva. Atualmente, a unidade local é responsável por produzir mais de 70% do que é comercializado pela companhia na região.
INOVAÇÃO
Segundo a Kimberly-Clark, outro pilar importante para o seu crescimento no mercado nacional é a inovação, com foco em capturar oportunidades e atender demandas dos consumidores. Em 2024, a companhia já registrou um aumento de cerca de 40% nos lançamentos de inovações em produtos em relação ao ano anterior.
Como parte da estratégia, a companhia traz para o país a marca Poise®, voltada para as cerca de 15 milhões de mulheres brasileiras, jovens, ativas, conectadas e que convivem com escapes de urina. Com o lançamento, o Brasil se torna o quinto país a receber a linha globalmente, incorporando ao seu portfólio cinco novos produtos voltados para cuidados femininos. Disponível desde agosto em farmácias e plataforma on-line, Poise® oferece protetores e absorventes ideais para escapes, dos mais leves até os mais intensos. Três das cinco novidades da marca são produzidas localmente, na fábrica da Kimberly-Clark localizada em Suzano, no estado de São Paulo, mesma cidade que abriga o Centro de Inovação da companhia.
Outro destaque é o lançamento da linha de banho Huggies Kids no Brasil, especialmente criada para crianças maiores de três anos. O Brasil é o primeiro país da América Latina, dentre os que a marca está presente, a lançar produtos para essa faixa etária, buscando capturar um mercado que atualmente não é explorado por outros players. “Somente no primeiro mês de lançamento, alguns varejistas afirmaram que o lançamento ficou em segundo lugar de vendas da categoria de banho como um todo para o segmento baby e infantil”, disse Vilardo.
Neste ano, a companhia lançou ainda as Fraldas Proteção Dia, pensadas para a região do Nordeste, que tem temperaturas mais altas, e feitas para serem utilizadas durante o dia. O produto foi desenvolvido após a observação do mercado local e suas necessidades.
Todas essas inovações são suportadas por um investimento de R$ 280 milhões, alocados em novas tecnologias e estratégias de comunicação e marketing para aprimorar a qualidade do portfólio da empresa com foco na categoria de cuidados pessoais e reforçar o canal de diálogo ativo e empático que mantém com seus públicos.
TRANSFORMAÇÃO CULTURAL
Para acelerar seu crescimento, a Kimberly-Clark também está investindo em um trabalho de mudança cultural que visa acelerar a tomada de decisão. Nesse sentido, redesenhou sua governança, empoderando a média liderança e buscando desenvolver habilidades alinhadas ao novo momento do negócio.
“Uma dessas mudanças resultou no redesenho da nossa área comercial, na qual ampliamos a gerência de vendas do canal de farmácias, agora dividido entre as redes para quem vendemos diretamente e as redes independentes para quem vendemos indiretamente. Esse movimento está alinhado com nossa consolidação neste canal, já que, atualmente, é onde o consumidor tem buscado cada vez mais adquirir nossos produtos, representando 40% da receita no Brasil”, conclui Vilardo.