Kimberly-Clark implementa chatbot para otimizar setor de logística
O robô KIM, que funciona por meio do WhatsApp, foi desenvolvido a partir do K-Conecta, programa de conexão com startups
A multinacional norte-americana de bens de consumo Kimberly-Clark implementou um chatbot com o intuito de apoiar e otimizar seu setor de logística. A nova ferramenta gerencia as ocorrências de entregas, focando não apenas no cliente final, mas também nos parceiros que fazem o transporte dos produtos.
De acordo com a companhia, a ideia surgiu para resolver gargalos comumente enfrentados nessa área. A Kimberly-Clark faz dezenas de milhares de entregas anuais e, em cerca de metade dos casos, era preciso fazer algum tipo de contato com os motoristas para resolver questões como divergências de dados. Isso levava a equipe de logística a investir quase duas horas para solucionar a ocorrência, causando problemas operacionais, como atrasos nas entregas e custos extras.
Diminuir os ruídos de comunicação e aumentar a eficiência do setor de logística, sem perder o contato próximo com os parceiros responsáveis pelo transporte, era o grande desafio da empresa. A solução para superá-lo surgiu a partir do K-Conecta, programa da Kimberly-Clark de conexão com startups para fortalecer a cultura de inovação dentro da companhia e agilizar e modernizar processos.
Criado pela startup Cosmobot, o KIM é um robô que funciona por meio do Whatsapp. Quando o motorista envia uma mensagem, o chatbot pede que ele forneça algumas informações, como o número da nota fiscal do produto, para confirmação de entrega e localização do pedido. Caso seja necessário, o sistema também aciona o vendedor responsável pela demanda em questão para que ela seja resolvida o mais breve possível.
Por se tratar um aplicativo popular, que não exigiu um processo de adaptação por parte dos motoristas, a K-C informou que utilizar o Whatsapp foi uma escolha certeira, com ótima adesão dos parceiros, e rendeu diversos resultados positivos. “Com o KIM, os problemas operacionais nas entregas passaram a ser resolvidos em menos de meia hora, um grande ganho de eficiência para as demandas logísticas”, diz Silvio Veloso, diretor de Tecnologia da K-C no Brasil.
A área de Customer Transformation da Kimberly-Clark liderou todo o desenvolvimento do chatbot. O setor foi responsável pelo processo de transformação digital da empresa, implementando novos métodos de trabalho por meio de experiências com projetos pilotos.