NotíciasPersonal care no Brasil

Kimberly-Clark abre inscrições para seu programa de estágio 2024

Com foco em diversidade, o programa objetiva o desenvolvimento pessoal e profissional dos contratados

A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de cuidados pessoais e bem-estar, está com as inscrições abertas para o seu programa de estágio. A companhia, que nos últimos dois anos tem investido mais em ações para atrair e desenvolver talentos diversos, está em constante aprimoramento para capacitar, oferecer vivência corporativa e promover o diálogo entre seus times. O objetivo é contribuir com a carreira desses profissionais, dentro e fora da empresa, oferecendo desenvolvimento e ganho de experiência em posições híbridas, nas quais os estagiários atuam grande parte do tempo remotamente e parte em atividades presenciais.

O alto dinamismo do mercado atual e a disputa cada vez mais acirrada por talentos diversos reforça a necessidade desse tipo de investimento por parte das organizações. Segundo um estudo realizado pelo Creditas, o plano de desenvolvimento que a empresa oferece é decisivo para 48% dos candidatos aceitarem participar de processos seletivos. Dentre a geração Z, a Deloitte apurou que 70% desses profissionais priorizam companhias com planos de carreira estruturados.

Diante desse cenário, no programa de estágio da Kimberly-Clark, há treinamentos pensando no desenvolvimento dos jovens, buscando não só retê-los, mas também prepará-los para o futuro. Trata-se de conhecimentos sobre habilidades específicas, como Excel e elaboração de apresentações, e também outros focados em soft skills, como inteligência emocional, boas práticas e gestão de tempo e, ainda, cursos para manuseio de ferramentas digitais e espanhol.

“Aprendizado contínuo é uma habilidade em crescente demanda. No Brasil e no mundo, milhões estão vivenciando profundas mudanças em relação ao significado que o trabalho tem em suas vidas, gerando transformações na forma como o emprego e o sucesso são reconhecidos pelos profissionais. Nossa intenção é proporcionar uma vivência enriquecedora para nossos colaboradores”, comenta Isabela Marques, gerente de Talent Management da Kimberly-Clark no Brasil.

Os estagiários participam também de projetos multifuncionais, que os desafiam a desenvolver ações focadas em inclusão e diversidade, sempre com propostas diferentes a cada ano. Um exemplo é o projeto focado no reingresso de mães no mercado de trabalho após a licença-maternidade, que desenvolveu workshops para ajudar essas mulheres em sua recolocação, por meio de palestras com temas como aprimoramento de currículo, comunicação em entrevistas e como buscar oportunidades. No total, foram 31 pessoas impactadas com cursos híbridos com foco nas localidades de atuação da Kimberly-Clark.

“Fazer parte desse projeto me fez entender essas mães e querer fazer a diferença na vida de outras pessoas por meio do conhecimento”, comenta Tauani Arruda, estagiária da área de Talent Management. Ela e mais três colegas foram os responsáveis pela organização dos workshops e um dos 12 grupos que desenvolveram ações de impacto social ao longo de 2022.

Além disso, para que esses profissionais entendam o negócio da companhia por completo, são realizadas imersões on-line nas áreas, ministrada por colaboradores que nelas atuam. Assim, é possível entender o impacto do seu trabalho na empresa como um todo. E para que haja uma troca de experiências e uma visão de onde esses talentos podem chegar, também são promovidos encontros entre os estagiários recém-contratados e os colaboradores que já ocuparam esses cargos de entrada e se desenvolveram dentro da companhia.

A multinacional também investiu no desenvolvimento de programas que oferecem oportunidades para os estagiários se movimentarem e ampliarem suas vivências em todas as áreas, locais e funções. Um exemplo é o Job Rotation, que permite que o colaborador atue em uma área diferente da sua após o período de um ano. Acreditando que o diálogo e trocas constantes enriquecem a vivência profissional e contribuem para o desenvolvimento das pessoas, a Kimberly-Clark ainda se preocupa em reforçar a prática do Feedback Anytime, no qual os colaboradores podem solicitar ou oferecer feedback a qualquer colega de trabalho e a qualquer momento.

PROCESSO SELETIVO OCULTO PARA AUMENTAR A DIVERSIDADE

Há dois anos, a Kimberly-Clark implementou um processo de recrutamento oculto nos programas de estágio, no qual os gestores contam apenas com informações básicas sobre o candidato para depois conduzirem uma dinâmica e entrevista individual. O objetivo é reduzir vieses inconscientes durante o processo de seleção, estimulando também maior diversidade para os cargos de entrada da companhia. Nesse sentido, o conhecimento do inglês não é mais um pré-requisito para o processo seletivo.

Desde a mudança no processo de recrutamento, foram contratados 74% de profissionais mulheres e 48% de negros. Em julho de 2023, o programa selecionou 57% mulheres, 57% negros e pardos, 57% LGBTQIAPN+ e 14% não-binários. “Nós buscamos criar um ambiente em que as pessoas se sintam confortáveis para serem quem são e acreditamos que a diversidade, além de enriquecer a troca de ideias, ainda contribui para que sejamos mais acolhedores. Nossa preocupação, desde o nível de estágio, é o crescimento e bem-estar de nossos colaboradores”, finaliza a executiva.

Os candidatos interessados podem se inscrever até 29 de outubro pelo link.

Fonte
Kimberly-Clark
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo