Iniciativa da Kimberly-Clark leva acesso a saneamento e água a 2,5 milhões de pessoas
O Projeto “Banheiros Mudam Vidas” consiste na construção de banheiros, educação sobre higiene e acesso à água potável para as comunidades locais mais vulneráveis da América Latina
Por meio de sua marca Neve, a Kimberly-Clark promove o programa global “Banheiros Mudam Vidas”, em parceria com as ONGs Water For People e Plan International, com o objetivo de melhorar o acesso às condições básicas de higiene e saneamento para as comunidades rurais latino-americanas mais vulneráveis.
A empresa pretende agregar cerca de 1 milhão de pessoas impactadas entre 2022 e 2023 e investir mais de US$ 2 milhões para que mais pessoas possam ter um banheiro digno – quase dobrando o investimento anual que fez desde 2015. Ao todo, a iniciativa já recebeu investimentos de mais de US$ 3 milhões e impactou cerca de 2,5 milhões de pessoas.
Para ajudar a quebrar paradigmas em torno dos banheiros e tornar o saneamento uma prioridade de desenvolvimento global, em 2013, as Nações Unidas designaram 19 de novembro como o Dia Mundial do Banheiro, para chamar a atenção do mundo sobre a importância dos banheiros acessíveis e seu papel na melhoria global da higiene e da saúde.
De acordo com as Nações Unidas e a organização Global Living, mais pessoas no mundo têm acesso a telefones celulares do que a banheiros. Hoje, quase metade da população mundial – ou seja, 3,6 bilhões de pessoas –, carece de saneamento seguro e, todos os dias, mais de 700 crianças menores de 5 anos morrem de diarreia relacionada à falta de água potável, saneamento e falta de higiene.
“Muitas crianças morrem a cada ano de doenças evitáveis e transmitidas pela água”, diz Mark Duey, co-CEO da Water For People. “O investimento da Kimberly-Clark em intervenções de saneamento e higiene em toda a América Latina significa que a educação e a infraestrutura fundamentais, necessárias para manter crianças e famílias saudáveis, estão acontecendo nas comunidades onde são mais urgentes”.
No Brasil, o cenário é bastante preocupante, pois, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 87 milhões de pessoas não dispõem da cobertura da coleta de esgoto. Pensando nisso, em 2021, o projeto da multinacional teve como intuito fomentar visibilidade a esse problema, além de tornar real possíveis soluções em todo o país, por meio do apoio de cinco instituições parceiras: Plan International Brasil, TETO, Redes da Maré, Water.org e Saúde&Alegria. No país desde 2016, “Banheiros Mudam Vidas” já ofereceu acesso a banheiros seguros, água potável e educação sobre higiene para mais de 1 milhão de brasileiros.
Neste ano de 2022, o programa completa oito anos beneficiando milhões de pessoas na América Latina por meio de ações locais que levam banheiros, educação sobre higiene e acesso à água potável às comunidades locais mais carentes. Até 2030, a expectativa da companhia é impactar um total de 10 milhões de pessoas globalmente com os seus programas de responsabilidade social.
DOCUMENTÁRIO
Para ajudar a conscientizar sobre a importância de articular iniciativas voltadas para questões de saneamento e higiene, a Kimberly-Clark promoveu um Encontro Latino-Americano para o Dia Mundial do Banheiro, que contou com a participação de representantes das ONGs Water For People e Plan International, e foi moderado pela jornalista da CNN em espanhol Glenda Umaña.
Além disso, a companhia lançou um minidocumentário, por meio de seu canal no YouTube para a América Latina, que explora o problema do acesso à água na região e como o programa “Banheiros Mudam Vidas” teve um impacto positivo nas comunidades. O minidocumentário pode ser visto clicando neste link.
“Na falta de banheiro, as crianças iam atrás das salas de aula para fazer suas necessidades fisiológicas, porque as latrinas acumulavam água e não eram seguras para elas. Agora, com os banheiros, elas já têm um lugar seguro para fazer suas necessidades e realizar a higiene adequada”, disse Rebeca Gutiérrez, em Santa Cruz del Quiché, Guatemala.
O minidocumentário tem como foco a conscientização da população sobre o problema do saneamento na região, bem como o impacto positivo que o programa “Banheiros Mudam Vidas” trouxe. Na América Latina, foram beneficiadas comunidades em nove países, graças à associação das ONGs Plan International na Colômbia, Equador, Brasil e El Salvador; e Water For People na Bolívia, Peru, Guatemala, Honduras e Nicarágua.
“Agora, mais do que nunca, o acesso à educação sobre higiene, água potável e saneamento é essencial, e é por isso que na Kimberly-Clark queremos abordar esse problema, para que a sociedade entenda o impacto que isso tem nas comunidades”, disse Kenneth Hylton, diretor de marketing da Kimberly-Clark América Latina.
“Por meio da empresa, continuaremos acelerando nossos esforços para ajudar as comunidades mais vulneráveis com esse tipo de programa, pois sabemos que nosso negócio está deixando um legado nos países onde atuamos, e que também temos as ferramentas não só para torná-lo visível, mas também para contribuir com esse problema”, concluiu.