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Iniciativa da Kimberly-Clark leva acesso a saneamento e água a 2,5 milhões de pessoas

O Projeto “Banheiros Mudam Vidas” consiste na construção de banheiros, educação sobre higiene e acesso à água potável para as comunidades locais mais vulneráveis da América Latina

Por meio de sua marca Neve, a Kimberly-Clark promove o programa global “Banheiros Mudam Vidas”, em parceria com as ONGs Water For People e Plan International, com o objetivo de melhorar o acesso às condições básicas de higiene e saneamento para as comunidades rurais latino-americanas mais vulneráveis.

A empresa pretende agregar cerca de 1 milhão de pessoas impactadas entre 2022 e 2023 e investir mais de US$ 2 milhões para que mais pessoas possam ter um banheiro digno – quase dobrando o investimento anual que fez desde 2015. Ao todo, a iniciativa já recebeu investimentos de mais de US$ 3 milhões e impactou cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Para ajudar a quebrar paradigmas em torno dos banheiros e tornar o saneamento uma prioridade de desenvolvimento global, em 2013, as Nações Unidas designaram 19 de novembro como o Dia Mundial do Banheiro, para chamar a atenção do mundo sobre a importância dos banheiros acessíveis e seu papel na melhoria global da higiene e da saúde.

De acordo com as Nações Unidas e a organização Global Living, mais pessoas no mundo têm acesso a telefones celulares do que a banheiros. Hoje, quase metade da população mundial – ou seja, 3,6 bilhões de pessoas –, carece de saneamento seguro e, todos os dias, mais de 700 crianças menores de 5 anos morrem de diarreia relacionada à falta de água potável, saneamento e falta de higiene.

“Muitas crianças morrem a cada ano de doenças evitáveis ​​e transmitidas pela água”, diz Mark Duey, co-CEO da Water For People. “O investimento da Kimberly-Clark em intervenções de saneamento e higiene em toda a América Latina significa que a educação e a infraestrutura fundamentais, necessárias para manter crianças e famílias saudáveis, ​​estão acontecendo nas comunidades onde são mais urgentes”.

No Brasil, o cenário é bastante preocupante, pois, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 87 milhões de pessoas não dispõem da cobertura da coleta de esgoto. Pensando nisso, em 2021, o projeto da multinacional teve como intuito fomentar visibilidade a esse problema, além de tornar real possíveis soluções em todo o país, por meio do apoio de cinco instituições parceiras: Plan International Brasil, TETO, Redes da Maré, Water.org e Saúde&Alegria. No país desde 2016, “Banheiros Mudam Vidas” já ofereceu acesso a banheiros seguros, água potável e educação sobre higiene para mais de 1 milhão de brasileiros.

Neste ano de 2022, o programa completa oito anos beneficiando milhões de pessoas na América Latina por meio de ações locais que levam banheiros, educação sobre higiene e acesso à água potável às comunidades locais mais carentes. Até 2030, a expectativa da companhia é impactar um total de 10 milhões de pessoas globalmente com os seus programas de responsabilidade social.

DOCUMENTÁRIO

Para ajudar a conscientizar sobre a importância de articular iniciativas voltadas para questões de saneamento e higiene, a Kimberly-Clark promoveu um Encontro Latino-Americano para o Dia Mundial do Banheiro, que contou com a participação de representantes das ONGs Water For People e Plan International, e foi moderado pela jornalista da CNN em espanhol Glenda Umaña.

Além disso, a companhia lançou um minidocumentário, por meio de seu canal no YouTube para a América Latina, que explora o problema do acesso à água na região e como o programa “Banheiros Mudam Vidas” teve um impacto positivo nas comunidades. O minidocumentário pode ser visto clicando neste link.

“Na falta de banheiro, as crianças iam atrás das salas de aula para fazer suas necessidades fisiológicas, porque as latrinas acumulavam água e não eram seguras para elas. Agora, com os banheiros, elas já têm um lugar seguro para fazer suas necessidades e realizar a higiene adequada”, disse Rebeca Gutiérrez, em Santa Cruz del Quiché, Guatemala.

O minidocumentário tem como foco a conscientização da população sobre o problema do saneamento na região, bem como o impacto positivo que o programa “Banheiros Mudam Vidas” trouxe. Na América Latina, foram beneficiadas comunidades em nove países, graças à associação das ONGs Plan International na Colômbia, Equador, Brasil e El Salvador; e Water For People na Bolívia, Peru, Guatemala, Honduras e Nicarágua.

“Agora, mais do que nunca, o acesso à educação sobre higiene, água potável e saneamento é essencial, e é por isso que na Kimberly-Clark queremos abordar esse problema, para que a sociedade entenda o impacto que isso tem nas comunidades”, disse Kenneth Hylton, diretor de marketing da Kimberly-Clark América Latina.

“Por meio da empresa, continuaremos acelerando nossos esforços para ajudar as comunidades mais vulneráveis ​​com esse tipo de programa, pois sabemos que nosso negócio está deixando um legado nos países onde atuamos, e que também temos as ferramentas não só para torná-lo visível, mas também para contribuir com esse problema”, concluiu.

Fonte
Kimberly-Clark
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