Hábitos de consumo retornam a níveis pré-pandemia
Fluxo e tamanho das compras registrados em abril voltaram aos vistos antes da covid, dois anos atrás

Depois de dois anos do início da pandemia e o avanço da vacinação em todo o país, os hábitos do consumidor parecem estar voltando “ao normal”. É o que demonstra um estudo realizado pela Radar Scanntech Brasil, que revelou que, no mês de abril, o fluxo de consumidores em supermercados e atacarejos regionais foi retomado a níveis pré-pandêmicos.
Com as restrições impostas pela covid, supermercados e atacarejos sentiram os impactos dos novos hábitos de consumo: compras passaram a ser feitas com menos frequência, mas com volume maior de itens.
Agora, assim como o fluxo, o tamanho das compras realizadas registrado foi semelhante ao visto antes da pandemia. Segundo informações analisadas pelo Radar, houve um aumento considerável no fluxo das lojas em comparação ao mês de abril do ano passado – alta de cerca de 9%. Além disso, os dados apontam para uma estabilização na retração em unidades por ticket, com -10,3%.
“Se compararmos o mês de abril de 2022 com 2019, o comportamento de compra do consumidor está como antes”, comentou Priscila Ariani, diretora da Scanntech. Esse comportamento, de acordo com a executiva, consiste em mais visitas nas lojas e compras menores. “É o novo normal com cara de velho”, completa.
A pesquisa também apontou uma retomada no crescimento do ticket médio em valor na comparação anual, com avanço de 5,4%. Nesse sentido, abril é considerado, até agora, o melhor mês do ano.
Já na análise de canais, o levantamento mostrou que o atacarejo regional apresentou o maior crescimento em faturamento, mas que foi motivado por conta do aumento de preço das mercadorias. Neste canal, se destacam itens de mercearia básica com 14,3%, que incluem papel tissue e itens de personal care – setores em que houve aumento nas vendas, segundo fontes de mercado.
Confira a análise completa do cenário de abril de 2022 clicando aqui.