Grupo Familia reduz sua pegada de carbono em 26%
O resultado foi conquistado por meio da linha de papel higiênico reciclado da companhia

O Grupo Familia, por meio da sua linha de papel higiênico Green – uma das mais recentes estratégias de produção sustentável da empresa – conquistou, em apenas três anos, benefícios ambientais, sociais e empresariais. Promovendo a economia circular, a iniciativa da companhia nasceu na Colômbia, ainda em 2020, durante a pandemia de Covid-19.
O objetivo era suprir as necessidades dos consumidores diante da alta nas demandas por produtos ecologicamente corretos, uma tendência que tem ganhado cada vez mais força na sociedade.
Nesse contexto, a companhia desenvolveu uma solução de tissue sustentável, que, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, também tem ajudado diversas famílias a realizarem o sonho de ter uma casa própria digna: dos lucros obtidos com a linha Green, 5% são destinados para esse fim. Os beneficiados são recicladores, que, por meio do seu trabalho, também contribuem com o planeta.
A primeira etapa para desenvolver essa estratégia é a promoção de ações para evitar que resíduos reutilizáveis, como papel de arquivo, jornais e papelão, acabem sendo dispersados em aterros sanitários.
Depois, as fibras recicladas desses materiais são submetidas a um processo de transformação nas fábricas do Grupo Familia em Cajicá, Cundinamarca, e em Medellín, Antioquia. “Dessa forma, promovemos a economia circular e contribuímos para a preservação do meio ambiente”, explica Carlos Vélez, diretor de Marketing de Tissue do Grupo Familia, uma empresa Essity.
O processo é realizado 100% com fibras recicladas, garantindo assim que essa matéria-prima se transforme em guardanapos, papel toalha de cozinha e papel higiênico macio, de boa qualidade e, portanto, aprovado pelos consumidores.
Além disso, as embalagens dos produtos também são feitas com materiais 100% recicláveis e possuem um percentual de plástico reciclável.
Dessa forma, o consumidor pode descartar a embalagem em sacos brancos para que ela seja reintegrada aos processos de transformação, evitando que chegue a aterros sanitários.
Com essa iniciativa, foi possível reduzir a pegada de carbono do Grupo Familia em 26% e o impacto ambiental total em 13,85%, de acordo com dados da companhia, baseados na medição da análise do ciclo de vida do produto.
“Além disso, o uso de fibras recicladas evita que resíduos de papel higiênico acabem em aterros sanitários, prolongando sua vida útil por meio da reciclagem e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa”, afirma Vélez.
A linha Green foi tão bem recebida na Colômbia que depois foi introduzida no Equador e na República Dominicana.
PROJETO VIVIENDAS GREEN
A outra frente da linha Green Familia é a articulação de recicladores de comércio de todo o país, para os quais foi aberto um edital desde 2020, a fim de que participem do Projeto Viviendas Green, liderado pela Fundação Grupo Familia e a ONG Techo Colombia.
Por meio de várias organizações de reciclagem, são priorizadas as pessoas que mais precisam de apoio para melhorar a qualidade de suas casas. Assim, com a doação de 5% das vendas da linha, novas casas são entregues aos beneficiados.
Prestes a completar seu terceiro ano, a iniciativa faz parte do apoio que o Grupo Familia mantém há mais de 15 anos para formalizar e fortalecer o trabalho de recicladores profissionais.