fbpx
CoronavírusNotíciasTissue na América Latina

Grupo Familia enfrenta crise com inovação e otimismo

Andrés Felipe Arango, vice-presidente de Novos Negócios e Estratégia da empresa, afirma que ter um processo de inovação bem estabelecido também permitiu ao grupo buscar novos horizontes de crescimento

Andrés Felipe Arango, vice-presidente de Novos Negócios e Estratégia do Grupo Familia, afirmou que, para que a empresa pudesse responder à alta demanda por produtos, a chave tem sido enfrentar essa situação se ajustando à realidade, sempre de forma otimista, mas não ingênua.

Para Arango, mais do que nunca, o papel da inovação é fundamental nesse cenário. “Nossa empresa se caracterizou por ser inovadora, isso faz parte do nosso DNA e é o que nos levou a ter a liderança que temos na Colômbia e região, além de ter categorias e produtos que hoje atendem milhões de consumidores, ajudando-os a melhorar sua qualidade de vida. No Grupo Familia, optamos por fortalecer esse modelo e hoje temos uma estrutura sólida e inovadora; um modelo que nos acompanha e nos permite estar bem preparado para enfrentar uma situação como a que estamos enfrentando. Entendemos que esse momento é muito relevante para as empresas concentrarem esses esforços de inovação”, comenta.

Andrés afirma que ter um processo de inovação bem estabelecido também permitiu ao grupo buscar novos horizontes de crescimento. “Aproveitamos muito bem o que há no ambiente que nos cerca. No momento, é relevante que as empresas busquem alternativas, possuindo um modelo de inovação que lhes permita ter muito mais clareza sobre quais recursos eles têm e onde devem se concentrar”, diz.

Por medo de escassez, no início do isolamento, a Colômbia viveu algumas semanas de alta demanda por produtos do portfólio da empresa. Assim, ao grupo teve que produzir em massa produtos que os colombianos estavam exigindo. Realmente, tivemos muita pressão e nenhuma empresa pode dizer que estava pronta para enfrentar esse tremendo desafio. No entanto, essa situação nos colocou e colocou todas as empresas e instituições diante de uma grande ruptura de mercado, cultura, estratégias e, em geral, um momento muito complexo. Talvez o desafio mais importante que tivemos que enfrentar nessa situação tenha sido nos ajustar à realidade; nós, como empresa, estamos à frente do decreto de quarentena e enviamos antecipadamente todas as nossas equipes administrativas para trabalhar remotamente”, conta.

Desse modo, o Grupo Familia implementou, rapidamente, todos os protocolos de biossegurança. “Estamos em um setor essencial e produtos como antibacterianos, toalhetes úmidos, papel higiênico, entre outros, eram muito necessários, agora mais do que nunca. Nunca paramos, mantivemos nossa operação e, felizmente, essa implementação foi bem-sucedida”, conta.

Andrés também destacou o principal propósito do grupo: oferecer bem-estar às famílias. “Como oferecemos produtos vitais para a higiene e a saúde das pessoas, sentimos o compromisso, como empresa, de garantir todos os nossos produtos para a comunidade, para que não houvesse escassez e as pessoas pudessem realizar os processos de limpeza e desinfecção adequadamente”, relata.

Outra decisão que a empresa tomou foi ajustar seu portfólio de produtos às necessidades mais específicas das pessoas no momento. “Tomamos decisões relevantes para ajustar esse portfólio e remover muitas referências de nossos produtos, porque não pudemos produzi-los ou porque eles geraram grande complexidade na cadeia de suprimentos. Focamos em produtos prioritários e temos um trabalho colaborativo com toda a cadeia de suprimentos; entramos em contato com nossos fornecedores e lhes oferecemos ajuda para que eles pudessem continuar operando”, fala.

Além disso, o grupo criou uma plataforma que permite que qualquer pessoa compre virtualmente, chamada de Cuídate en Familia, por meio da qual é possível receber o pedido em casa, sem nenhum custo.

Para o vice-presidente, o sucesso de uma empresa depende de um grande ecossistema. “Ele parte dos fornecedores e termina quando os produtos estão nas mãos do consumidor. Tentamos incorporar bem esse conceito de uma cadeia de suprimentos completa. Fizemos um trabalho corporativo com pequenas indústrias que nem faziam parte de nossa cadeia de produção”, observa.

Cerca de 90% do setor produtivo na Colômbia foi afetado pela crise e até os supermercados e o setor de saúde registraram queda nas vendas. Considerando que o Grupo Familia também serve restaurantes, hotéis e outros setores fechados, ele conta que a empresa enfrentou isso com grande otimismo. “Nenhuma empresa invicta sairá desta crise aqui. Todas as empresas estão sujeitas a um impacto financeiro, de diferentes frentes e ângulos. Estamos diante disso com a melhor disposição e todo o otimismo, mas com ingenuidade zero, adotando planos internos que nos permitem estar preparados para as condições mais adversas. Queríamos incorporar um conceito que queremos comunicar muito bem: somos uma empresa chamada para gerar confiança na comunidade”, entrega.

[btnsx id=”46208″] • Tissue Online lança nova plataforma de debate
• Como a produção de papel pode ser sustentável
• Talk Tissue com Gabriel Padula e Rodnaldo Carpinteiro, fundadores da Ever Blue Investimentos

Se pudesse dar conselhos às empresas do país sobre como enfrentar esses momentos, especialmente se elas tiverem menos recursos para operar, Andrés pontua. “Todos serão afetados, mas terão que se adaptar a uma nova condição. Eu diria às empresas que estão passando por momentos difíceis, que, apesar de estarmos imersos em grande incerteza, porque ninguém sabia que isso iria acontecer e como deveria ser enfrentado, precisamos ter um objetivo da empresa em que possamos nos agarrar. No Grupo Familia, esse objetivo é servir e servir as comunidades nas regiões em que operamos e ter uma estratégia clara e saber onde devemos agir, onde somos fortes, o que devemos fazer, ter uma plataforma de princípios operacionais que governam a empresa, etc. Eu acredito que este é o caminho”, encerra.

Fonte: Rádio 360

Grupo Familia enfrenta crise com inovação e otimismo

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.