Grupo Familia avança em meta de zerar emissões
Até 2050, a companhia pretende reduzir seu impacto ambiental no planeta por meio de iniciativas, projetos e inovações sustentáveis
O Grupo Familia, uma empresa Essity com presença na América do Sul e Caribe, está comprometido com a sustentabilidade, inovação e transformação digital.
A meta da companhia para 2050 é reduzir seu impacto ambiental no planeta por meio de iniciativas, projetos e inovações sustentáveis, contribuir para o cuidado com o meio ambiente e atingir zero emissões líquidas em suas operações.
“No Grupo Familia, a sustentabilidade nos conecta e estamos convencidos de que esse é o caminho certo. Por isso, trabalhamos dia a dia, com disciplina e comprometimento, para ir além da regulamentação e estar em constante evolução de nossos processos, produtos e soluções, o que nos permite garantir ações sustentáveis que gerem valor para o planeta, a sociedade e a empresa”, declarou a empresa.
METAS AMBIENTAIS ATUAIS
O Grupo Familia está atualmente no ciclo 2017-2021 de suas metas de sustentabilidade ambiental, que incluem:
- Reduzir em 18% o consumo de água nas fábricas de papel;
- Reduzir em 7% o consumo de energia das plantas produtivas;
- Reduzir em 22% o consumo de material de embalagem por tonelada de produto;
- Recuperar 95% dos resíduos sólidos gerados no processo produtivo.
METAS AMBIENTAIS PARA 2050
Na nova fase, iniciada em 2021, a empresa indica suas metas até 2050:
- Até 2021, 50% de inovações sustentáveis;
- Até 2025, 50% de materiais de embalagem renováveis ou reutilizáveis, 100% de reciclabilidade de embalagens, 100% de fibra virgem certificada (matéria-prima de baixo carbono), 100% de resíduos convertidos em material ou energia;
- Até 2030, reduzir as emissões das operações;
- Até 2050, tecnologias e soluções para produtos e serviços sustentáveis para atingir emissões zero.
SOBRE O NET ZERO
O Net Zero é um estado que indica que as atividades realizadas na cadeia de valor de uma empresa não têm impacto líquido no clima das emissões de gases de efeito estufa.
Uma estratégia razoável para atingir este estado passa pela eliminação de fontes poluentes na cadeia de valor a uma taxa consistente, com referência de 1,5º C, para posteriormente eliminar qualquer fonte de emissão residual. Nessa mesma linha, a transição para modelos de economia circular contribui para atingir o objetivo de neutralidade climática.
A identificação e avaliação dos principais pontos de geração de emissões na cadeia de valor do setor permitiria estabelecer planos de ação específicos para sua redução, avaliando seus riscos e oportunidades.