Gestão de resíduos: como a economia sustentável beneficia o sistema econômico e a sociedade?
A economia sustentável diz respeito a um modelo de caminho para o progresso econômico justo e equilibrado
Como fazer uma boa gestão de recursos naturais? Como harmonizar as escolhas de consumo com o bem-estar da natureza?
Para essas questões, surgiu o conceito de economia sustentável, que traz em discussão a necessidade de a sociedade melhorar seus hábitos de consumo em relação ao meio ambiente, tendo a consciência de que os recursos são finitos.
Definida pelos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030, o termo economia sustentável é um modelo de caminho para o progresso econômico justo e equilibrado, respeitando os limites ecológicos, proteção ambiental do planeta e as necessidades humanas.
Sendo assim, a economia sustentável propõe à sociedade repensar seus hábitos de maneira que não prejudique o equilíbrio ambiental. Porém, quais as vantagens de aplicar esse conceito nas atividades cotidianas?
VANTAGENS ECONÔMICAS A PARTIR DA ECONOMIA VERDE
Adotar a economia sustentável promove inúmeras vantagens. A primeira delas é a criação de novas oportunidades trabalhistas, focados no ramo de energias renováveis, transporte limpo, turismo sustentável, agricultura e tecnologia, gestão de água e resíduos. Dessa forma, é possível diminuir as taxas de desigualdade social.
Segundo o Escritório de Reciclagem Internacional, somente a indústria da reciclagem movimenta UU$ 200 bilhões por ano. Sendo assim, com foco em economia verde e gestão de recursos, a economia local ganha força, já que são criados novos modelos de negócios, podendo contribuir para a comercialização em novos mercados.
Por fim, a economia verde estabelece a utilização de recursos naturais de forma mais consciente, minimizando a poluição do ar, água, solo, e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Assim, esse modelo, que preza pela gestão de recursos, garante a preservação do meio ambiente e um futuro mais sustentável para as próximas gerações.
Em se tratando de adotar práticas sustentáveis, a Lord atua em favor da responsabilidade ambiental, para promover o desenvolvimento sustentável dos negócios e da comunidade. Sendo assim, para tornar as propostas da economia sustentável cada vez mais presentes no dia a dia, confira, a seguir, hábitos para que qualquer pessoa possa iniciar o processo de mudança e ter um estilo de vida mais sustentável:
- Consumo responsável, reduzindo desperdícios
- Educação ambiental
- Reciclagem
- Economia circular
Você já se considera um cidadão responsável em relação ao meio ambiente? Se ainda não, agora é sua chance para começar. Reflita sobre o conteúdo e aplique os conceitos da economia sustentável em seu dia a dia!