A
Segundo o gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Arnaldo Milan, somente na área de capacitação técnica operacional, foram qualificadas mais de 2.500 pessoas na Unidade Florestal e cerca de 700 pessoas na Unidade Industrial. “A tecnologia está em constante mudança e é necessário atualizar-se sobre as novidades e reciclar os conhecimentos adquiridos”. Os demais treinamentos e capacitações foram realizados nas áreas comportamental, ambiental, de saúde e segurança.
O gerente reforça que a estratégia de investir em treinamento de seus profissionais não se limita ao preenchimento de vagas demandadas pela empresa. “A Fibria tem o compromisso de desenvolver as comunidades onde atua e nosso objetivo com os treinamentos e qualificações, é a formação de mão de obra especializada que possibilita uma atuação profissional não apenas em Três Lagoas, mas em toda a região”, comenta Milan, ao lembrar que no início da construção e operação da Unidade, mais de 4.100 pessoas foram qualificadas e desenvolvidas localmente.
Parceria
A presença e a parceria do Sistema S têm sido muito importantes para a qualificação de mão de obra local. “Com o auxílio do Senai, a pedido da Fibria, um curso de mecânico industrial foi readequado para atender as necessidades da Unidade, pois havia uma demanda de qualificação mais específica para a área. A iniciativa tem resultado na formação de trabalhadores especializados”, explica Milan.
Além das capacitações, a Fibria também possui parceria com o programa Jovem Aprendiz, que tem o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho. Em 2013 foram realizadas capacitações para mecânico e operador de máquina florestal. “Eu já tinha feito o curso de aprendiz para mecânico industrial e resolvi fazer o curso de mecânico de máquina florestal também. A possibilidade de realizar as aulas práticas no campo foi uma experiência que agregou muito valor aos meus conhecimentos”, diz a estudante Sueny Simões da Silva, de 21 anos, que está cursando técnico em mecânica e pretende se especializar na área.
Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). A Fibria mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de seis Estados brasileiros.
jornaldiadia