fbpx
NotíciasPapel CartãoToscotec

Fábrica da Dinamarca aumenta produção após reconstrução da Toscotec

A Toscotec realizou uma reforma completa na seção de secagem da MP1 da Skjern Paper, entregando 19 secadores de aço TT

A Skjern Paper é a única fábrica de papel da Dinamarca. Fundada em 1965, está situada em Skjern, West Jutland. Desde 2005, a maioria do capital é detida pela Buur Invest A/S, uma empresa dinamarquesa de investimentos privados. A capacidade anual atual da fábrica é de 75.000 toneladas, incluindo uma gama de produtos, principalmente papelão e papel cartão, produzidos a partir de fibras 100% recicladas. A Skjern Paper é fortemente voltada para exportação, com mais de 90% de sua produção vendida para embalagens e negócios de papel na Europa.

No terceiro trimestre de 2019, a Toscotec realizou uma reforma completa da seção de secagem da MP1, entregando 19 secadores de aço TT. O escopo de fornecimento era em regime de chave na mão, incluindo operações de desmontagem, montagem, comissionamento e start-up.

Na entrevista abaixo, Kurt Larsen, engenheiro de projeto da Skjern Paper, compartilha suas opiniões sobre os principais aspectos da reconstrução e sua avaliação geral:

Em 2019, a Skjern Paper selecionou a Toscotec para reconstruir sua MP1. Por que vocês decidiram fazer esse investimento? E por que escolheram a Toscotec?

O principal fator para o investimento foi a necessidade de aumentar nossa capacidade de secagem. A MP1 começou a produzir em Skjern, em 1967, mas era uma máquina de segunda linha, e alguns de seus secadores de ferro fundido datavam de meados da década de 1940, alguns até mesmo de 1927! Para ultrapassar os nossos limites de capacidade de secagem, decidimos instalar cilindros de aço de maior diâmetro, operando a uma pressão de vapor muito superior (10 barg), novo quadro e acionamentos que pudessem atingir uma velocidade superior. A nova seção de secagem da Toscotec pode atingir 800 m/min, que é o dobro da velocidade máxima que tínhamos antes.

Em segundo lugar, escolhemos secadores de aço em vez de ferro fundido, por causa de sua maior eficiência de transferência de calor e melhor segurança. Em termos de segurança, as latas de aço são definitivamente uma escolha muito melhor.

Dentre os fornecedores avaliados, a Toscotec demonstrou possuir a mais sólida experiência em projeto, fabricação, operação e manutenção de secadores de aço. Os secadores de aço TT possuem um número incrível de referências em todo o mundo e são fabricadas internamente pela Toscotec. Isso significava que poderíamos ter um único fornecedor para toda a seção de secagem, o que resolve conflitos entre os diferentes fabricantes, o que nos pouparia muitas dores de cabeça no final. A Skjern considerou este aspecto um grande valor agregado.

 

Com relação à reconstrução, o projeto foi entregue dentro do prazo? Como você avalia sua gestão geral?

O projeto foi concluído dentro do cronograma. Outros fornecedores em potencial previram um período de paralisação muito mais longo, mas a Toscotec implementou toda a reforma em um período de paralisação de apenas 11 dias, incluindo a desmontagem do equipamento antigo e a montagem da nova seção de secagem e capota. Esse cronograma foi fundamental para nós, porque interromper totalmente a produção torna mais difícil sermos o fornecedor flexível que desejamos ser.

No geral, o gerenciamento do projeto foi muito bem executado. Tínhamos à nossa disposição pessoas comprometidas e competentes, e pontualmente, recebemos todo o suporte de que necessitávamos.

O que vocês conseguiram com esta reconstrução?

Em primeiro lugar, registramos um aumento de produção de mais de 11% até agora, mas esperamos obter ainda mais após a remoção dos gargalos que ainda temos na parte úmida e na sessão de prensa. Em segundo lugar, a reforma elevou o limite de velocidade que tínhamos, permitindo-nos aumentar a velocidade da máquina, principalmente para gramaturas menores.

O que você pode nos dizer sobre a montagem, comissionamento e start-up?

A montagem foi muito eficiente. Trabalhamos 24 horas por dia, sete dias por semana, em condições seguras, sem danos. O start-up foi muito tranquilo, com atraso de apenas um dia, que não foi causado pelo Toscotec. Estamos muito satisfeitos com a implementação da reforma no local.

Como você descreveria a parceria com a Toscotec?

Tivemos uma parceria muito boa com a Toscotec. A empresa esteve atenta às nossas necessidades e se comprometeu em atendê-las da melhor maneira possível. Se durante a montagem tínhamos um trabalho extra para eles fazerem ou se eles precisavam de algo da gente, nós nos ajudávamos, para que o trabalho fluísse muito bem. Eles se mostraram muito flexíveis e cooperativos. Por exemplo, eles emprestaram várias pessoas por alguns dias para ajudar a terminar algumas tubulações. Eles estavam trabalhando conosco em direção a um objetivo comum e não desistiram quando precisávamos de ajuda extra. Isso é muito importante para uma pequena fábrica como a nossa, porque temos recursos limitados e, portanto, agradecemos um fornecedor que está preparado para ir além para realizar o trabalho.

Via
Toscotec
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.