fbpx




Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online
Banner Incape Portal Tissue Online

Coronavírus Notícias Tissue no Brasil

Exclusivo: Santher é vendida para companhias japonesas

Transação é vista como uma oportunidade atrativa para entrar no mercado brasileiro, onde a demanda por bens de consumo, incluindo cuidados pessoais, deverá aumentar significativamente

Fábrica Santher é vendida para companhias japonesas

As japonesas Daio Paper Corporation e a Marubeni Corporation chegaram a um acordo para adquirir em conjunto todas as ações da Santher (Fábrica de Papel Santa Therezinha S.A.). O conselho de administração da Daio resolveu, em reunião realizada nesta quinta-feira, 27, tornar a Santher uma empresa de propriedade indireta subsidiária da Daio.

As duas companhias criaram uma empresa de investimento conjunto estabelecida no Brasil chamada H&PC Brasil Participações S.A., na qual a Daio e a Marubeni detêm 51% e 49%, respectivamente, e adquirem diretamente 100% ações da Santher.

A Daio segue as principais estratégias de seu plano de crescimento, com foco em expandir ainda mais seus produtos na área de cuidados domésticos e pessoais (incluindo artigos sanitários) a nível global e aumentar a lucratividade dos negócios de H&PC (Health & Personal Care – Saúde e Cuidados Pessoais), de acordo com seu terceiro plano de negócios de médio prazo “Seguir em frente: reformar e subir” e sua visão de longo prazo, anunciada em maio de 2018.

Desde a sua criação em 1943, a Daio vem estabelecendo uma sólida posição no Japão desde 1979 com a marca “Elleair”, fortemente reconhecida no setor de papéis para uso doméstico, e outras marcas, como “GOO.N” (fraldas descartáveis ​​para bebês) e “Attento” (fraldas descartáveis ​​para adultos).

Atualmente, a Daio está se concentrando nas vendas de produtos de alto valor agregado para aumentar ainda mais a participação de mercado no Japão. No exterior, está empenhada em aumentar as vendas de seus produtos H&PC (papel doméstico, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, etc), incluindo as fraldas descartáveis ​​“GOO.N”. Por meio de um negócio estratégico para atender às necessidades específicas de cada região, além do desenvolvimento e lançamento de produtos de alto valor agregado, a Daio vem aumentando constantemente suas quotas de mercado na China e no Sudeste Asiático. Além disso, estabelecendo escritórios de representação na Turquia e na Rússia (em 2017 e 2019, respectivamente), a Daio construiu uma estrutura de gerenciamento que abre caminho para investir em oportunidades na Turquia e na Rússia e em outros países do Oriente Médio e Norte da África.

As medidas estratégicas são baseadas na visão de longo prazo da Daio, que considera as fusões e aquisições uma opção eficaz para alcançar seus planos de negócio. Do mesmo modo, considera a transação uma oportunidade atrativa para entrar no mercado brasileiro, onde a demanda por bens de consumo, incluindo cuidados pessoais, deverá aumentar significativamente.

A ideia da companhia é estender os negócios a toda a região da América do Sul e África do Sul, capturando clientes em busca de produtos de alto valor agregado, impulsionados pelo crescimento econômico da região, e otimizar seus negócios para alcançar um crescimento sustentável que durará mais de uma década no futuro.

A Marubeni considera a expansão internacional de produtos de H&PC uma nova oportunidade de crescimento e prevê fornecer produtos de alta qualidade em todo o mundo, contribuindo para ambientes higiênicos e um estilo de vida mais seguro e confortável. Além disso, busca estabelecer uma plataforma para fornecer produtos e serviços que atendam às diversas necessidades do consumidor, estabelecendo contato com os consumidores finais por meio da venda de produtos H&PC. Em particular, visa a atender à crescente demanda de consumidores de classe média em países emergentes.

O mercado global de H&PC está sendo avaliado em aproximadamente US$ 180 bilhões (2018), com uma taxa de crescimento anual estimada de cerca de 3% nos próximos anos.

banner buckman
Daio e Marubeni decidiram entrar em conjunto no mercado brasileiro, pois o consideravam atrativo, tendo em vista o significativo crescimento populacional e desenvolvimento econômico do país, e antecipou notável crescimento da demanda por bens de consumo (incluindo produtos para cuidados pessoais). O mercado brasileiro de H&PC é o quarto maior mercado do mundo, com produtos de papel para uso doméstico e fraldas descartáveis, ​​marcando uma taxa de crescimento anual de 5,6% e 5,4%, respectivamente, nos últimos cinco anos.

LEIA TAMBÉM: