NotíciasTissue no Mundo

Essity instala seu centro de logística global em Barcelona

O grupo sueco estabeleceu seu centro de excelência na capital catalã, para agilizar e ganhar eficiência na cadeia de abastecimento

A Essity, fabricante de produtos e soluções de higiene com marcas como Tena, Colhogar e Velvet, instalou o seu centro logístico na capital catalã, em Barcelona, ​​com o objetivo de agilizar e ganhar eficiência na cadeia de abastecimento e nas operações da empresa em todo o mundo.

José Ramón Iracheta, diretor da companhia na Espanha, explicou que o centro, que ficará na sede em Sant Joan Despí, administrará a comercialização e a coordenação de toda a cadeia de abastecimento e distribuição do grupo, que inclui 200 armazéns em 150 países e a movimentação de 3.000 caminhões por dia, com um orçamento anual de 1 bilhão de euros. “Agora a logística é gerenciada por equipes em cada fábrica, mas centralizá-la proporcionará uma visão global e mais eficiência”.

A sua gestão logística já conta com 60 colaboradores nesta área e deve chegar a 180 em 2024. “Com os novos modelos de trabalho, nem todos estarão em Barcelona, ​​porque poderão optar pelo teletrabalho”, comentou Iracheta. “Escolhemos Barcelona porque, com suas universidades, existem bons profissionais, e é uma cidade atraente para trazê-los de fora, seja com novos contratos ou com funcionários da Essity de outros países”.

Iracheta destaca que o grupo já possui um centro logístico internacional em Puigpelat (Tarragona) e “é a sua eficiência que nos permitiu ganhar a confiança do grupo para centralizar aqui a gestão logística”. Além disso, “Barcelona está se tornando um ponto de referência na cadeia de abastecimento global para muitas empresas internacionais e é um ponto estratégico dentro do arco mediterrâneo”, acrescentou.

Embora a empresa não tenha informado o aporte que a instalação vai demandar, Iracheta contou que a Essity investe 150 milhões de euros por ano em P&D, sendo uma parte relevante dedicada à digitalização. O objetivo é digitalizar a distribuição e torná-la mais eficiente, “o que também nos permitirá reduzir a pegada de carbono e melhorar a qualidade do serviço”, diz.

O centro vai contratar economistas, especialistas em planejamento logístico, engenheiros e cientistas de dados, que além de administrar a logística, se encarregarão de administrar as informações para prever a demanda e organizar a capacidade fabril.

Com vendas de 12 bilhões de euros, a Essity é o segundo maior fornecedor mundial de produtos de papel para consumo. Desde a sua chegada à Espanha, em 1998, tem-se posicionado como fornecedora de produtos do setor de higiene e saúde para grandes redes de distribuição, hotéis, farmácias ou hospitais, por meio de suas diversas marcar, entre as quais Tena, Colhogar, Demak’Up e Tork, bem como Jobst, Leukoplast, Libero, Libresse, Lotus, Nosotras, Regio, Saba, Tempo, Vinda e Zewa.

A penetração dos produtos no mercado interno espanhol fez com que a Essity se tornasse um dos principais fornecedores das grandes redes de distribuição no país, como a Mercadona, para a qual também fabrica produtos de tissue sob a marca Bosque Verde.

Fonte
La VanguardiaThe NBP
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo