Essity avança na redução de emissões de gases de efeito estufa
A companhia se comprometeu a atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 e tem metas científicas para os escopos 1, 2 e 3
A Essity tem divulgado detalhes de cada tema do seu Relatório Anual e de Sustentabilidade 2022. Na frente de redução nas emissões de gases do efeito estufa, a companhia se comprometeu a atingir zero emissões líquidas até 2050 e tem metas científicas para os escopos 1, 2 e 3, abrangendo suas próprias operações e a cadeia de valor de seus fornecedores.
Nesse sentido, a empresa de higiene e saúde aumentou suas ambições para as “Metas Baseadas na Ciência” existentes no Escopo 1 e 2 e, para isso, tem uma estratégia clara para alcançar suas metas, identificando as prioridades mais importantes. Essas ações abrangerão toda a cadeia de valor, desde as matérias-primas, produção, distribuição e uso do consumidor até o gerenciamento de produtos usados.
A Essity também aderiu à “Ambição Empresarial para 1,5ºC” do Pacto Global das Nações Unidas, cujas metas climáticas estão alinhadas com as ambições do Acordo de Paris para reduzir o aquecimento global. A iniciativa é apoiada pelo CDP, World Resources Institute (WRI), WWF e UN Global Compact.
O CAMINHO PARA EMISSÕES LÍQUIDAS ZERO
A Essity se concentra nas seguintes áreas para alcançar sua ambição de emissões líquidas zero:
- Inovações sustentáveis: Por meio de inovação sustentável e melhorias diárias, a Essity reduziu a pegada de carbono nas diferentes ofertas de produtos da empresa em até 43% em um período de dez anos na Europa. A meta do Grupo Essity é que pelo menos 50% das inovações da empresa gerem melhorias sociais e/ou ambientais. Em 2022, o resultado foi de 68%.
- Materiais inteligentes para o clima: A companhia colabora com seus fornecedores para desenvolver produtos sustentáveis com foco em materiais alternativos, renováveis e reciclados, e os incentiva a estabelecer metas e aumentar o uso de energia renovável.
- Produção de tissue sem combustível fóssil: A fabricação de tissue da empresa é um processo intensivo em energia e uma de suas tarefas mais importantes para alcançar emissões líquidas zero até 2050 é, portanto, se livrar de combustíveis fósseis. Para isso, as medidas incluem o aumento do uso de hidrogênio com baixo teor de carbono, biomassa, biogás, vapor geotérmico e eletrificação em seus processos de tissue.
- Eficiência de recursos: A Essity tem uma vasta experiência em trabalhar com eficiência de recursos, inclusive em seus programas M-Save e E-Save, que se concentram na eficiência de material e energia na fabricação de tissue. A redução das emissões de CO2 por tonelada produzida entre 2005 e 2022 foi de 23%. Durante a crise de energia de 2022, medidas adicionais foram tomadas, como investir na capacidade de utilizar uma variedade maior de combustíveis, permitindo reagir rapidamente aos preços de pico do mercado, além de realizar cursos de treinamento globais sobre as formas mais eficazes de reduzir o uso de energia.
- Tecnologia inovadora: Em 2021, a Essity iniciou a fabricação de tissue usando polpa de palha de trigo. A instalação da Essity em Mannheim, na Alemanha, é a primeira instalação do mundo na indústria de tissue a usar esses subprodutos agrícolas para produção em larga escala.
- Resíduos de produção zero: A Essity atua para tornar os resíduos de produção um recurso valioso e, ao mesmo tempo, reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. A meta para 2030 é que todos os resíduos da produção sejam objeto de valorização material e energética. Em 2022, a quantidade total de resíduos de produção diminuiu e 62% foram reciclados.
- Transporte limpo: A empresa continua a reduzir as emissões em sua rede de transporte, maximizando o preenchimento de carga, otimizando rotas e mudando gradualmente para combustíveis com emissões mais baixas. Além disso, está integrando a sustentabilidade ao seu modelo de transporte global, adicionando fatores de emissão como forma de otimizar o planejamento de carga.
- Menos desperdício após o uso: Para reduzir o desperdício de produtos e embalagens, a Essity está desenvolvendo soluções inovadoras para reduzir o consumo, bem como novos modelos de negócios para reciclagem após o uso. Além disso, a empresa melhorou a capacidade de reciclagem das embalagens de papel e plástico, bem como oferece produtos de papel compostável para reduzir o desperdício e expandiu o serviço de reciclagem Tork PaperCircle para dez mercados.
Para garantir o cumprimento de suas metas, a Essity nomeou um comitê diretivo liderado por membros da Equipe de Gestão Executiva, e está identificando o impacto das mudanças climáticas nos seus negócios usando a estrutura TCFD.
Leia mais sobre as prioridades estratégicas, avanços e liderança da Essity no Relatório Anual e de Sustentabilidade 2022 clicando aqui.