NotíciasReportagem especial

Empresas de tissue apresentam produtos e inovações na 27ª Higiexpo

Num momento de retomada do mercado institucional, produtores e convertedores de tissue, assim como fabricantes de equipamentos, aproveitaram o evento para fazer networking e expor suas soluções

Entre os dias 9 e 11 de agosto, aconteceu, na Expo São Paulo, na capital paulista, a 27ª edição da Higiexpo, a maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina.

O evento teve a presença de importantes players do mercado de tissue, entre produtores e convertedores de papel e fabricantes de equipamentos. O Portal Tissue Online esteve presente na feira e conversou com alguns participantes sobre as novidades apresentadas e a importância da retomada dos eventos presenciais. Confira:

DADU APRESENTA INOVAÇÕES E OFERECE PRODUTOS PARA BANHEIROS DA FEIRA

Assim como em anos anteriores, a Dadu esteve presente na Higiexpo com diversas inovações. Além disso, disponibilizou produtos de sua linha professional, como papéis higiênicos e toalhas de mão, para utilização nos sanitários da feira.

Os consumidores presentes também puderam conferir a eficácia dos seus guardanapos interfolhados e conhecer a linha completa Dadu Paper Professional, produzida com 100% celulose virgem. A empresa ainda expôs linhas clássicas de guardanapos para consumo, papéis interfolhados para dispensers e a linha completa de tabletops mesa e torre.

“Eu acho que vindo de uma pandemia, em que nós ficamos muito tempo sem poder ter eventos, a feira está muito boa, com uma frequência muito bacana. Tivemos muitas visitas no estande, a procura está muito grande e estou vendo todo mundo bem animado”, comentou Talitha Correia, diretora da Lutepel.

Um dos grandes destaques foi a apresentação das toalhas multiuso para limpeza e higienização Wypaper. “É um produto altamente absorvente que auxilia na limpeza com mais facilidade. Eu acho que é uma tendência muito forte no mercado essa utilização do papel, que é ecologicamente correta”, disse.

Para a executiva, o evento também foi uma oportunidade para retomar o contato presencial e realizar networking. “Essa retomada foi muito importante, pois esse contato que nós temos com os clientes e com os consumidores é uma coisa que on-line ninguém consegue fazer. O olho no olho é muito importante, estamos vendo que as pessoas estão chegando muito empolgadas e felizes, por poderem sair novamente para eventos. Nessa volta, conseguimos mostrar nossa cara, nosso produto e fazer aquilo que a gente consegue fazer de melhor, que é o nosso relacionamento com o cliente e consumidor”, declarou.

Em sua visão, após uma forte recessão por conta da pandemia, o mercado professional hoje vive uma forte retomada. “Foi um setor muito afetado, mas está voltando com gás total, com muita força e nós estamos aí para fazer parceria com as pessoas que passaram por dificuldades e que hoje estão retomando a relação conosco”, concluiu.

FORTCOM E NOBREPAPER EXIBEM OS ÚLTIMOS LANÇAMENTOS EM PAPEL TISSUE E DISPENSERS

Parceiras de longa data, a Nobrepaper e a Fortcom expuseram suas soluções durante os três dias de evento. Enquanto a convertedora apresentou seus últimos lançamentos em papel tissue, a fabricante de dispensers exibiu suas linhas de equipamentos para o segmento Away from Home.

“Este ano nós investimos em um estande maior e com mais pessoas no atendimento e ele recebeu muitos visitantes. Nós estamos bem otimistas, não só em quantidade, mas também em qualidade. Tem muita gente nova, muitos distribuidores novos no mercado, também vi muitos participantes da América Latina. Nesta edição, a quantidade de pessoas querendo fechar negócios está muito grande, e isso é excelente”, disse Sidney Valeije, diretor comercial da Nobrepaper e da Fortcom.

Aproveitando este movimento, as empresas demonstraram seus produtos e inovações ao público presente. “Com a Nobrepaper, estamos lançando uma linha premium de papéis, a Style Touch, que são papéis com alta absorção e maciez. É um produto sofisticado, que praticamente não tem concorrentes no mercado neste padrão de qualidade”, comentou. “E na Fortcom, estamos trazendo mais dispensers, principalmente saboneteiras maiores e menores – lacunas que vimos durante a pandemia que precisavam ser preenchidas no mercado”, completou.

De acordo com o executivo, na parte dos dispensers – principalmente as saboneteiras –, durante a pandemia, as vendas triplicaram por conta dos novos hábitos de higiene. “As pessoas estão em busca de novas opções e novos parceiros, porque o segmento de higiene ficou mais forte”, destacou.

No setor de tissue, a relação custo-benefício continua sendo uma forte tendência, principalmente frente à inflação de custos e ao menor poder de compra. “Nós temos procurado apresentar produtos mais eficientes, ou seja, com menos folhas, e proporcionar a mesma satisfação ao cliente. Essa ideia de produtos com maior absorção é uma maneira de economizar utilizando menos produtos”, afirmou.

Diante desse mercado aquecido, o evento foi uma importante oportunidade para a realização de negócios e networking. “O evento desperta muitos negócios. Toda feira nos surpreende, nós investimos bastante em marketing e equipe de vendas, mas sempre há bastante oportunidade de novos clientes e novas áreas a serem atendidas”, concluiu.

APOSTANDO EM QUALIFICAÇÃO, IPEL APRESENTA NOVO PAPEL INTERFOLHADO FOLHA TRIPLA

A catarinense IPEL também marcou presença na feira paulista e apresentou inovações e linhas clássicas para o mercado professional. Além disso, a companhia aproveitou a oportunidade para retomar o contato com os clientes e fazer novos negócios.

“Como expositor, a feira é um momento importante pois estamos em contato direto com o distribuidor que não conseguimos estar sempre no dia a dia, então conseguimos reuni-los porque eles não vêm só pra visitar a IPEL, mas sim diversos fornecedores”, falou a diretora comercial da IPEL, Luciana Dobuchak.

Outro ponto positivo, de acordo com a executiva, é que o público do evento é um grande consumidor dos produtos da linha institucional. “Os eventos de maneira geral com a volta das feiras e congressos movimentam muito nosso setor de limpeza profissional”, completou.

O grande destaque da IPEL na feira foi o lançamento do papel de folha tripla, o primeiro interfolhado da categoria produzido pela empresa. “São papéis para secagem de mãos, limpeza de superfícies, entre outros, com três folhas de 18 g – são 54 g com alto valor agregado e de qualidade para um público diferenciado”, explicou.

Luciana conta que a IPEL começou a produzir esse tipo de papel a partir de 2020, mas não houve eventos desde então – por isso, a Higiexpo foi uma excelente oportunidade de apresentar as inovações. “Para o público que não é cliente da IPEL, é o primeiro acesso a nossa linha toda remodelada dentro das convertedoras italianas, tudo que foi desenvolvido nos últimos anos”, pontuou.

Com o mercado professional em franca recuperação, após uma queda brusca no consumo após a pandemia, a IPEL aposta numa qualificação do setor. “Hoje, a IPEL está vendendo muito mais do que vendia antes da pandemia, e notamos que o mercado se qualificou, no sentido de que o público está procurando produtos com uma qualidade maior, mas principalmente fornecedores confiáveis”, defendeu.

Nesse sentido, a feira permitiu a aproximação de um público mais qualificado. “Depois de três anos sem o presencial, a feira está muito mais bonita, parece estar mais profissional, e o público também bastante qualificado e muito diversificado. Vemos várias pessoas de todas as regiões do Brasil e conseguimos contatos de exportação, realmente está muito interessante”, concluiu.

MILI PROFESSIONAL LANÇA BOBINA FOLHA DUPLA E APOSTA EM LINHA SUSTENTÁVEL

A Mili Professional, uma parceria do Grupo Kapersul com a Mili S/A voltada para o mercado tissue institucional, também esteve presente na Higiexpo. O grupo apresentou sua linha de produtos e aproveitou a oportunidade para se conectar com clientes e parceiros.

“Percebo que o pessoal está vindo com bastante sede ao evento depois de todo esse tempo de pandemia. Em relação ao movimento, está muito bom, percebo que tem pessoas do Brasil inteiro. Estamos aproveitando o momento para fazer contatos, receber os clientes e lançar produtos”, comentou Juliana Pereira, head de marketing do Grupo Kapersul.

A Mili Professional levou todo seu portfólio para exposição, incluindo bobinas, papéis interfolhados, lençóis multiuso, higiênicos e guardanapos. “Mas a estrela da feira é o nosso lançamento da bobina folha dupla, uma bobina duplicada que traz mais maciez, conforto e utiliza menos material”, contou a executiva.

De acordo com a Juliana, o retorno do formato presencial permite também a retomada dos relacionamentos. “Uma feira como essa oportuniza muitos negócios principalmente mercado externo, já que também temos muitas pessoas da América Latina presentes na feira”, explicou.

Com a recuperação do segmento professional, a empresa também aposta na qualificação dos produtos. “Vemos uma profissionalização, uma procura pela qualidade. Hoje nós vemos várias marcas, vários produtos, antigamente nós não tínhamos essa diversificação de portfólio e o cliente está cada vez mais preocupado com a qualidade”, destacou.

Outra tendência importante para o mercado de tissue, apresentada no evento, é a sustentabilidade. “Temos toda a parte da linha Equilíbrio, que é voltada para a sustentabilidade, onde os nossos clientes também podem comunicar os seus clientes que é feita de material reciclado. Esta é uma importante oportunidade para o evento”, encerrou.

SOFTYS EXIBE PORTFÓLIO E DIVULGA REDE DE FRANQUIA DE DISTRIBUIDORAS

Por meio de sua marca Elite Professional, a Softys também marcou presença na feira. Além de apresentar produtos e fazer networking, a empresa aproveitou para divulgar sua rede de franquia de distribuidoras, que atua em todo o Brasil.

“A Elite Professional é líder nesse mercado no mundo e no Brasil, inclusive acabamos de comprar a Carta Fabril, quadriplicamos o nosso tamanho em quatro anos, e compramos a Ontex no México. Então chegamos a um momento em que vimos que poderíamos crescer mais, e de uma forma estruturada para o mercado institucional. Aqui na feira, estamos mostrando que nós queremos crescer regionalmente, através de uma rede de franquias de distribuidoras”, contou André Vercelli, Director & GM, Professional & AFH Division da Softys Brasil.

Enquanto franqueadora, a Softys oferece aos franqueados o treinamento e técnico sobre produtos e para atendimento ao cliente. “Tentamos passar todas as práticas que nós temos, seja da venda direta ou de distribuidores que temos parceria há 25 anos. Hoje nós temos 90 franqueados, e queremos multiplicar esse número; um dos objetivos que temos na feira é apresentar distribuidores desse mercado, essa oportunidade de ser um franqueado nosso, nos representando com o papel”, explicou.

A companhia ainda apresentou sua completa linha de produtos, incluindo toalhas de rolo, papel interfolhado, papel higiênico, guardanapos etc. “São produtos para deixar um banheiro caprichado, mas também temos produtos para cozinha e outras áreas, então nós conseguimos atender locais com grande fluxo de pessoas como shoppings, indústrias, escritórios, área de saúde, educação, entre outros”, pontuou.

Este mercado está em franco processo de recuperação, o que ficou claro com o sucesso de público da Higiexpo. “As empresas estão investindo nesse mercado que foi o que mais sofreu durante a pandemia, muitos dos consumidores e fornecedores que estão aqui consomem os nossos produtos fora de casa. Tínhamos muitas dúvidas e agora o mercado está em uma velocidade tremenda de recuperação – estamos vendo esse reflexo aqui na feira”, afirmou.

De acordo com André, o evento superou as expectativas e permitiu fortalecer a relação de confiança entre a Softys e os clientes. “Nós estamos encontrando vários tipos de públicos, desde o distribuidor até clientes finais, então estamos conseguindo conversar com todos os públicos. Como líderes de mercado, temos a obrigação de melhorar e ser exemplo, a cada dia gerar negócios que sejam bons para os dois lados. A Softys é uma empresa muito preocupada com sustentabilidade, não só de produto mais com pessoas também, então esperamos sair daqui desenvolvendo negócios e expandindo nosso papel no mercado”, concluiu.

TORK APRESENTA LINHAS DE TISSUE E TECNOLOGIAS EM SISTEMAS

Marca de tissue professional da Essity, a Tork também aproveitou a Higiexpo para expor sua linha de produtos para o mercado institucional, como papéis toalha, higiênicos e guardanapos, e apresentar soluções inovadoras em sistemas.

“Estamos encantados por poder voltar a expor nossos produtos depois de um momento tão complicado e sensível que foi a pandemia. Hoje vemos muitas possibilidades e estamos com uma expectativa muito grande, pois vimos uma movimentação muito interessante no evento”, comentou Valmir Viana, gerente de vendas regional Sudeste da Tork.

A Tork é uma empresa mundial centenária que oferece diversas tecnologias pioneiras para o mercado. Uma delas, apresentadas no evento, é o TVC (Tork Vision Cleaning). “É um monitoramento a distância que pode apoiar muito a parte de higiene para todo e qualquer tipo de cliente institucional”, contou.

A marca possui um conceito de limpeza muito forte entre os seus pilares, com o intuito de gerar mais higiene e mais economia com seus sistemas. “Consequentemente, esses dois pilares geram mais sustentabilidade; é algo que entregamos em termos de valores como proposta para os nossos clientes. Em cima disso, a Tork acaba tendo um direcionamento muito importante com os clientes com uma tendência de melhorar os seus processos diários”, declarou.

De acordo com o executivo, a busca por produtos essenciais e a intensificação de hábitos de higiene se potencializaram muito com a pandemia. “Automaticamente, os nossos produtos foram essenciais para o atendimento durante a pandemia, não deixamos faltar nenhum produto para esses clientes, por mais que eles tivessem aumentado sua demanda em larga escala, nós tivemos que nos adaptar para que eles não tivessem ruptura de materiais ou algo do tipo”, observou.

Ele destacou que a pandemia é um momento de “reciclagem” para todas as empresas – e que as inovações desenvolvidas neste período puderam ser apresentadas na Higiexpo. “No momento de reciclagem também se produz, se constrói novas tendências e novas produtos, e é o que nós estamos trazendo aqui, cada vez mais pensando no quesito de como a gente pode melhorar, e automaticamente expondo isso nesses três dias de feira aos nossos parceiros e clientes”, concluiu.

Mostrar mais

Yasmin Godoy

Yasmin Godoy é jornalista, pós-graduada em Gestão de Conteúdo em Comunicação e desde 2020 escreve sobre os mercados de papel, celulose e personal care.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo