Em seu Relatório de Sustentabilidade, Softys destaca avanços na gestão ESG
Por meio de sua Estratégia de Sustentabilidade, a companhia já conquistou 76% da meta total de redução de água e 40% do objetivo de diminuir as emissões de GEE, previstas para 2025
Focada na gestão ESG (Environmental, Social and Governance), a Softys divulgou, nesta semana, seu Relatório de Sustentabilidade 2021, que reúne os resultados do segundo ano de desenvolvimento da Estratégia de Sustentabilidade da companhia.
Entre os principais pontos, a subsidiária de tissue e cuidados pessoais da CMPC destacou as metas globais de diminuir em 40% o uso de água na produção industrial, reduzir pela metade até 2030 a emissão de gás de efeito estufa absoluto (direto e indireto) e zerar o envio de resíduos de produção para aterros sanitários em até três anos.
Priorizando seis objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a Softys adotou sua Estratégia de Sustentabilidade em 2020. Nela, estabelece um conjunto de metas baseando-se em quatro pilares: garantir uma vida melhor para as pessoas, construir um ambiente econômico sustentável, capacitar o desenvolvimento das comunidades locais e proteger os espaços comuns de convivência.
De acordo com Luis Delfim, CEO da Softys no Brasil, a empresa tem como propósito desenvolver marcas que atendam as pessoas em todas as fases da vida da melhor possível – o que não estaria completo se não houvesse a preocupação com a sustentabilidade do negócio. “Com a nossa estratégia, já conquistamos 76% da nossa meta total de redução de água e chegamos a 40% do nosso objetivo de diminuir a emissão de gás de efeito estufa”, pontuou.
Nesse sentido, uma mudança que fez grande diferença para a Softys Brasil foi a implementação de uma nova caldeira de biomassa na planta de Caieiras (SP), substituindo a utilização do gás natural por fontes renováveis – o que resultou na redução do uso de combustíveis fósseis em 20%.
Para além dos objetivos ambientais, a Estratégia de Sustentabilidade da Softys também inclui metas de diversidade: o objetivo é aumentar a proporção total de mulheres em 50% e outros 50% em cargos de gestão até 2025 – o que já vem acontecendo, pois a presença feminina cresceu 22% na empresa nos últimos anos e subiu de 11% para 27% no comitê executivo da Softys Brasil.
A fim de gerar mais impacto em seus objetivos, a Softys pensa sua operação de “ponta a ponta” apostando num trabalho colaborativo interno e com fornecedores. Por meio de uma parceria com a Ecovadis, a empresa planeja ter, em até três anos, 100% dos seus fornecedores transparentes quanto à gestão ESG.
Até 2025, a expectativa é alcançar 100% da Certificação FSC – selo que identifica e reconhece marcas e produtos que apoiam a gestão florestal responsável, evitando o aumento do desmatamento.
SOFTYS CONTIGO
O Brasil foi o país escolhido pela fabricante para dar início às atividades do Softys Contigo, plataforma que reúne ações com foco em soluções de água e saneamento básico. O projeto, que vai beneficiar até 30 mil pessoas na América Latina, é um desdobramento do Softys Water Challenge, uma iniciativa de investimento social iniciada em 2020.
Além da comunidade de Calcárea, em Caieiras, onde foram construídas 15 cisternas para o fornecimento de água potável, beneficiando cerca de 200 moradores na Região Metropolitana de São Paulo sem acesso a serviços básicos de infraestrutura urbana, outros municípios do país já estão recebendo o Softys Contigo, como Recife (PE), Goiânia (GO) e Feira de Santana (BA).
Até o final do ano, cerca de 60 iniciativas devem ser implantadas em cidades de todo o Brasil. A plataforma também vai desenvolver soluções em comunidades do Chile, México, Peru, Colômbia, Argentina, Equador e Uruguai.
Além dos dados relativos à eficiência produtiva e emissões específicas, o Relatório de Sustentabilidade da Softys aprofunda aspectos sociais, econômicos e ambientais, bem como diretrizes de governança, gestão de relacionamentos e os resultados operacionais e financeiros de 2021. Confira o documento na íntegra clicando aqui.