NotíciasTissue na América Latina

Softys investe US$ 6 milhões em plataforma de ESG

Em um prazo de cinco anos, o programa de investimento social “Softys Contigo” pretende prover o acesso à água potável e saneamento a mais de 30 mil pessoas

A Softys e a ONG Teto se uniram em prol do desenvolvimento da plataforma de ESG “Softys Contigo: mais cuidado para todos”. Trata-se de um plano de investimento de US$ 6 milhões, em um prazo de cinco anos (2022-2026), que pretende prover o acesso à água potável e saneamento a mais de 30 mil pessoas, direta e indiretamente, que vivem em comunidades e assentamos populares na América Latina. O anúncio foi feito em uma visita à localidade de Calcárea, em Caieiras, região metropolitana de São Paulo.

A parceria entre a multilatina fabricante de tissue e a organização não-governamental representa o primeiro grande marco do projeto de investimento social da companhia. A aliança prevê a construção de 2 mil soluções de água e saneamento para tornar o cuidado e a higiene uma realidade para milhares de famílias que hoje vivem em condições de vulnerabilidade social. Assim, será possível contribuir de forma concreta para avançar na solução de um problema premente na América Latina, onde 30% da população não tem acesso à água potável e 70% não tem acesso a saneamento, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Este cenário se agravou com a pandemia de Covid-19. Conforme o Panorama Social 2021 da Cepal, publicado no início deste ano, desde o começo da pandemia, a América Latina regrediu 27 anos em termos de pobreza extrema, traduzindo-se em 88 milhões de pessoas na região que hoje vivem nessa condição. Na prática, isso corresponde a um aumento de pessoas vivendo em moradias sem infraestrutura básica, em diferentes países, com pouco acesso à água potável e ao saneamento.

“Milhões de latino-americanos vivem em uma situação de pobreza que limita o pleno desenvolvimento de suas vidas, isso exige que, como sociedade, construamos pontes entre diferentes instituições para enfrentar um dos problemas mais antigos da humanidade. Para a Teto, a aliança com a Softys marca um novo avanço no impacto e diversificação do nosso trabalho, um novo passo que nos dá esperança de que o ecossistema privado e da sociedade civil tenha potencial para continuar transformando nossa sociedade em uma sociedade mais justa e sem pobreza”, comenta Juan José Ayerza, executivo diretor da Teto Internacional.

IMPLANTAÇÃO

O acordo prevê que a implantação no campo de unidades sanitárias, soluções de água potável, sistema de captação de água da chuva para consumo humano e pias comunitárias ocorra de forma rápida.

O objetivo do “Softys Contigo” é colaborar com o avanço do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 6 da Agenda 2030 das Nações Unidas, que tem o desafio de solucionar o acesso à água e ao saneamento.

Além do Brasil, as instalações serão construídas em comunidades do Chile, México, Peru, Colômbia, Argentina, Equador e Uruguai.

“Somente através do acesso seguro e oportuno à água e ao saneamento podemos contribuir para melhorar as condições de higiene em nossas comunidades, e somente através da higiene podemos cumprir nosso propósito de fornecer os melhores cuidados que as pessoas precisam em seu dia a dia e, ao mesmo tempo, cada etapa de suas vidas”, afirma Gonzalo Darraidou, gerente geral corporativo da Softys.

TRABALHO VOLUNTÁRIO

O programa de investimento social terá suas soluções desenvolvidas por meio de trabalho comunitário. Além dos voluntários da Teto, a Softys também está incentivando os seus colaboradores a se engajar no voluntariado. Espera-se que um time de funcionários apoie nas ações das comunidades beneficiadas localizadas no entorno das fábricas da empresa.

O plano interno de voluntariado da Softys vai contar com um time de mais de 500 pessoas, as quais serão formadas para construir as infraestruturas, juntamente com voluntários da Teto, vizinhos e moradores, de modo a promover processos participativos e soluções de co-construção nos territórios.

Fonte
Softys
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo