Celulose Notícias

Eldorado Brasil recebe licença ambiental de instalação após EIA-RIMA realizado pela Pöyry

Empresa vai ampliar fábrica de celulose branqueada de Três Lagoas. Autorização para Instalação do projeto é a maior já concedida no País

Eldorado
A Eldorado Brasil conseguiu, por meio do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) realizado pela Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, a autorização do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul) para ampliar sua fábrica de celulose branqueada de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. A licença ambiental de instalação prevê o incremento na produção de celulose da Eldorado de 1,5 milhão para 4 milhões de toneladas ao ano.

Essa é a maior autorização para a instalação de uma fábrica de celulose já conseguida no Brasil. O projeto, que prevê investimentos de R$ 8 bilhões – entre a instalação de uma nova linha de produção, ampliação da logística e composição de novas florestas próprias de eucalipto – tem partida prevista para 2017 e deve consolidá-la como a maior fábrica de celulose do mundo.

Após realizar um diagnóstico completo, envolvendo a análise de dados sobre a água, a qualidade do ar, as medições de ruídos, os impactos na flora, na fauna e na comunidade, uma equipe multidisciplinar da Pöyry concluiu pela viabilidade técnica, socioambiental e jurídica da expansão da fábrica, por ser um projeto sustentável. O relatório também apontou que o projeto terá como benefícios a geração de empregos diretos e indiretos, a dinamização da economia e o aumento na arrecadação tributária em Três Lagoas MS.

Além de consultoria para obtenção de licenças ambientais, a Pöyry oferece também estudos preliminares de site location, viabilidade socioambiental e acompanhamento dos processos de licenciamento, incluindo a execução de programas ambientais na fase de operação dos empreendimentos. É líder na área de celulose e papel, oferecendo projetos integrados de engenharia conceitual e básica para os licenciamentos ambientais, o que permite a mais completa e detalhada caracterização dos empreendimentos.

Sobre a Pöyry

A Pöyry é uma empresa multinacional de engenharia e consultoria, dedicada a um modelo de sustentabilidade equilibrada – balanced sustainability – e gestão responsável, que atende, globalmente, a clientes no setor industrial e de energia, e, localmente, a diversos mercados estratégicos.

Com atuação focada em qualidade e integridade, realiza consultoria estratégica e serviços de engenharia sustentados por uma vasta experiência e capacidade de implantação de projetos. Atua nos segmentos de energia (geração, transmissão e distribuição), florestal, papel e celulose, químicos e biorrefinaria, mineração e metalurgia, infraestrutura e água.

No Brasil, a Pöyry iniciou atividades em 1974, tendo criado a sua subsidiária brasileira em 1999. Nesse período, aumentou o seu escopo de atuação, ingressando ainda mais nas áreas de consultoria e gerenciamento de projetos, além dos serviços de engenharia de fábrica. Atualmente, conta com mais de 600 colaboradores no País e atende mais de 50 clientes, de diversos setores.

Globalmente, a empresa possui mais de 6.000 especialistas, além de uma extensa rede de escritórios locais. O faturamento do grupo em 2013 foi de 650 milhões de euros, e as ações da empresa estão cotadas na bolsa NASDAQ OMX Helsinki.

maxpressnet

selo_ok