MercadoNotícias

Consumo das famílias se mantém estável e sustenta cenário moderado de recuperação no varejo, projeta estudo IBEVAR-FIA Business School

Estudo destaca o comportamento dos principais segmentos em novembro e evidencia contrastes entre consumo essencial e setores de maior sensibilidade econômica

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) e a FIA Business School divulgaram as projeções de vendas do varejo referentes a novembro de 2025. O estudo apresenta estimativas para o desempenho do varejo restrito e do varejo ampliado.

O varejo restrito, que inclui combustíveis, supermercados, vestuário, móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, informática e produtos de uso pessoal e doméstico, registrou variação de -0,01% em relação ao mês anterior. Na comparação anual, houve crescimento de 0,58%, com aumento acumulado de 1,80% nos últimos 12 meses. Os resultados indicam estabilidade no consumo das famílias após um período de desaceleração ao longo do ano.

O varejo ampliado – que adiciona aos segmentos do varejo restrito os setores de veículos, motos e material de construção – apresentou variação positiva de 0,42% em novembro, mas com retração de 2,39% frente ao mesmo mês de 2024 e leve queda de 0,08% no acumulado de 12 meses. O desempenho segue influenciado pelo ritmo mais lento de recuperação dos segmentos automotivo e de construção.

Entre os grupos analisados, móveis e eletrodomésticos tiveram leve recuperação, com alta de 0,35% no mês. Supermercados, produtos alimentícios e bens essenciais mantiveram estabilidade, próximos de 1%. Vestuário e calçados avançaram 0,90%, ainda abaixo do ritmo pré-pandemia. Já o setor de artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria apresentou sinal de avanço mais consistente, com projeção de 1,47% no início de 2026. Materiais de construção permaneceram mais voláteis, com queda de 1,02% em novembro.

De acordo com Claudio Felisoni, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, “o estudo aponta um cenário de resiliência moderada do varejo brasileiro diante das condições macroeconômicas de 2025. O comportamento estável do consumo essencial e a possibilidade de manutenção de políticas monetárias menos restritivas sustentam uma perspectiva de leve recuperação para o início de 2026, especialmente nos segmentos voltados a produtos de reposição e consumo cotidiano”.

 

SOBRE A FIA BUSINESS SCHOOL

Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público – uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo – no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs), sediada em Londres e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.     

SOBRE O IBEVAR

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados e tem como missão ser uma Instituição que congregue executivos e executivas de varejo, indústria e serviços, promovendo relacionamento profissional e social aos executivos que atuam direta ou indiretamente no mercado de varejo e consumo no Brasil. Nesse sentido, além de celebrar junto ao mercado o reconhecimento às empresas posicionadas no Ranking anual IBEVAR – FIA em variadas categorias do varejo, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo. E ainda, cria debates relevantes e networking de alto nível nos Encontros Temáticos e Encontros com Varejistas, eventos que acontecem periodicamente ao longo do ano. 

Fonte
IBEVAR
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo