Com investimento de R$ 140 milhões, CCM vai quase dobrar o tamanho de sua fábrica
Segundo Rodrigo Zerbini, CEO da companhia, após as obras de expansão, a fabricante de produtos descartáveis terá quase 50 mil metros de área construída, com pelo menos 12 linhas de produção
Com pouco mais de dez anos de atividades, a CCM Indústria e Comércio de Produtos Descartáveis S.A. se dedica à fabricação de produtos descartáveis de higiene pessoal, como fraldas e absorventes para as linhas adulto e infantil, utilizando tecnologia de ponta e matérias-primas de alta performance para garantir a qualidade dos produtos que compõem seu portfólio.
Atualmente, seu complexo industrial conta com dez linhas de produção, sendo seis máquinas para produtos infantis, três máquinas para a linha adulto e uma máquina para fralda infantil baby pants. Nesse contexto, ao constatar que sua estrutura chegou ao limite da capacidade, a CCM decidiu investir R$ 140 milhões para expandir o seu parque fabril e aumentar sua produção.
“Avaliamos dois cenários e acabamos tomando a decisão de crescer organicamente, como crescemos do início até hoje. É uma ampliação grande, pois vamos construir quase 20 mil metros de área nova, então é praticamente uma fábrica nova, quase dobrando de tamanho”, afirmou Rodrigo Zerbini, CEO da CCM, durante Talk Tissue com Felipe Quintino.
Após concluir as obras de ampliação, a fábrica da CCM passará a ter quase 50 mil metros de área construída, além de receber novos investimentos em tecnologia e linhas de produção.
De acordo com Zerbini, esse investimento contempla a aquisição de dois equipamentos de grande capacidade, ambos inéditos na América Latina. O primeiro é uma máquina baby pants com capacidade de mais de mil peças por minuto, que produzirá uma fralda completamente nova com uma tecnologia fluff less (sem celulose). “Essa máquina nos dá condição de produzir uma fralda descartável com zero de celulose, então realmente é um incremento tecnológico grande”, explicou o CEO. O outro aporte será uma máquina para adulto pants, com velocidade de 300 peças. “Essa é uma máquina também com muita tecnologia embarcada e inovações que ainda não existem aqui [no país] e que vamos oferecer para o público brasileiro”, complementou.
À medida que a modernização dos equipamentos e o incremento tecnológico vão se desenvolvendo, há uma diminuição do uso da celulose na aplicação da fralda e, de acordo com Zerbini, esta será a primeira máquina a produzir fraldas fluff less no Brasil. “Existem poucas máquinas assim no mundo, que trabalham realmente com insumos diferentes, e essa consegue trabalhar com zero celulose”, destacou.
Zerbini ainda revelou que a companhia vem buscando incessantemente ocupar cada vez mais posições de destaque no mercado, apostando em tecnologia e inovação. Nesse sentido, apesar do aporte milionário anunciado recentemente, a CCM tem planos ainda mais ambiciosos.
“Temos uma participação muito relevante no mercado de fraldas adulto, então, nosso objetivo é buscar a liderança. Em fralda adulto aberta, hoje já temos essa posição. O nosso volume de fralda adulto aberta, considerando todas as operações: o varejo tradicional, a exportação, o público e a marca própria – segmento onde atuamos forte – já é um volume de liderança. Com essa nova máquina pants chegando, completamos o portfólio de adulto e não para por aí”, afirmou o executivo.
Por ter uma atuação bastante relevante nas regiões Norte e Nordeste do país e contar com parceiros para distribuir seus produtos, além da consolidação nos segmentos de marca própria e exportação, Zerbini acredita que é possível realizar outros investimentos nessa direção em busca do posto de liderança. “O entendimento é continuar essa visão multifacetada que a gente tem da operação, atuar em todos os segmentos, jogando em altíssimo nível, com produtos de primeira qualidade, entregando sempre para o consumidor essa relação de custo-benefício, [ou seja] um produto que esteja acima da qualidade esperada, por um desembolso justo e possível para o consumidor”, acrescentou.
EXPECTATIVAS PARA 2024
O executivo também falou sobre suas expectativas e possíveis novos investimentos da companhia neste ano. “2024 é um ano desafiador, portanto, é importante termos o entendimento dessa operação que trabalha em vários vértices, para que a gente consiga manter bem a saúde da operação, além de entregar os resultados que precisamos para nossos acionistas”, disse.
Ciente de que a CCM está fazendo uma das maiores apostas no mercado brasileiro de personal care, o executivo enfatiza que novos aportes poderão ser realizados em breve. “Já temos no horizonte a leitura de novos investimentos que vamos fazer, com altíssima tecnologia embarcada, então o que vamos oferecer é produtos novos e inovadores, com muita performance”, concluiu.
Confira na íntegra o Talk Tissue com Rodrigo Zerbini, CEO da CCM: