CeluloseNotícias

Bracell realiza operação logística para transportar celulose do Projeto Star

A celulose será transportada por caminhões até o Terminal Intermodal, em Pederneiras, que seguirá até os terminais no Porto de Santos

O Projeto Star, a nova fábrica de celulose da Bracell, deve entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano. De acordo com a companhia, o novo volume de produção demandará uma complexa operação logística para o transporte da celulose, de Lençóis Paulista até o Porto de Santos (SP).

A celulose será transportada por caminhões até o Terminal Intermodal, em Pederneiras, que seguirá na malha operada pela MRS até os terminais no Porto de Santos, em um percurso de 510 km.

De acordo com a Bracell, os 100 primeiros vagões já foram entregues e estão prontos para iniciar as operações. No total, serão cerca de 463 vagões, produzidos pela Greenbrier Maxion, modelo total sider FTT, caracterizado pela abertura de lona em toda a lateral do vagão. O FTT é equipado com o truque tipo Motion Control, que se adapta às condições operacionais das ferrovias brasileiras, e oferece vantagens em relação aos modelos mais antigos, como a redução da tara do vagão, o aumento significativo na capacidade de carga por trem e por vagão, e melhor ergonomia na operação e estanqueidade, que evita a perda da carga com entrada de água durante o período de chuvas. Cada composição terá 60 vagões e transportará o equivalente a 113 caminhões. Elas operarão 24 horas, 365 dias por ano.

A fim de viabilizar essa estrutura logística, a Bracell, em parceria com a MRS, está realizando investimentos como a construção de uma base operacional em Pederneiras, que deve gerar até 70 empregos.

O head de supply chain da Bracell SP, Alberto Pagano, afirma que a solução logística adotada pela empresa, priorizando o modal ferroviário, oferece benefícios aliados com o meio ambiente e a sustentabilidade do negócio, como a redução no volume de emissões atmosféricas no escoamento da produção. “Além da aderência às diretrizes de sustentabilidade da Bracell, as operações logísticas trarão oportunidades de trabalho tanto na região próxima à fábrica quanto no Porto de Santos. A entrega dos primeiros vagões é um importante marco no avanço do projeto que vai garantir a exportação da Bracell”, concluiu.

SOBRE O PROJETO STAR

O Projeto Star prevê a ampliação das operações da Bracell em Lençóis Paulista (SP), visando à construção de uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo. Para financiar essa expansão, a produtora de celulose fechou um contrato de empréstimo de US$ 980 milhões. Ao todo, devem ser investidos cerca de R$ 7 bilhões no empreendimento.

De acordo com a companhia, o projeto fortalecerá a competitividade da indústria de celulose no Brasil, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na região.

A nova unidade da Bracell contará com alta tecnologia da categoria e uma linha flexível projetada especialmente para a produção de celulose solúvel. Após sua conclusão, empregará cerca de 6.650 trabalhadores nas atividades industriais, florestais e de logística.

Saiba mais sobre o projeto em: https://www.bracell.com/projeto-star/.

Fonte
Bracell
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo