Bosch oferece soluções contra incêndios para fabricante de embalagens no Equador
Ao longo de vários meses, câmeras de vídeo acionadas por algoritmo AVIOTEC foram integradas na primeira fase do projeto entregue à IncarPalm
A Indústria Cartonera Palmar (IncarPalm) é uma das principais fabricantes de embalagens de papel cartão ondulado do Equador, com sede em Machala. Seu material robusto forma a base das caixas de proteção, usadas para armazenar e distribuir produtos delicados com segurança, o que inclui frutas, frutos do mar e flores. A empresa, portanto, desempenha um papel fundamental nessa cadeia de suprimento e qualquer interrupção em sua confiabilidade eficiente representaria um enorme risco para os negócios.
As fábricas de celulose e papel devem estar atentas aos riscos de incêndio, pois uma empresa inteira pode, literalmente, virar fumaça se os sinais de ignição não forem detectados imediatamente.
A enorme fábrica da IncarPalm abriga maquinário industrial para fazer papel cartão ondulado em grandes quantidades e suas matérias-primas baseadas em papel geram condições secas, empoeiradas e altamente inflamáveis. A fabricante tinha equipamento de detecção de incêndio instalado no local, mas principalmente perto dos escritórios.
Nos últimos anos, os requisitos legais locais foram atualizados em colaboração com os serviços de proteção contra incêndio, o que tornou a certificação obrigatória para fábricas industriais, demonstrando o cumprimento de normas específicas de segurança contra incêndio.
Foi então que a IncarPalm conversou com a Bosch e encontrou a solução perfeita para suas necessidades. Dennis Sánchez, gerente de desenvolvimento de negócios da Bosch Safety and Security Systems, demonstrou a análise de vídeo da AVIOTEC para detecção de incêndio a Patricio Román, chefe de segurança da IncarPalm. Patricio ficou impressionado, especialmente porque nenhuma outra tecnologia que eles exploraram no passado forneceu uma solução adequada para as necessidades de segurança contra incêndio da fábrica.
Em colaboração com Alberto Serrano, engenheiro de projetos da Adeatel S.A., um parceiro local da Bosch Building Technologies, foi realizada uma avaliação do local a fim de desenvolver uma solução inteligente de segurança contra incêndio para o cliente. Como a fábrica tinha a tecnologia Bosch BVMS instalada, três fases de instalação foram estabelecidas para integrar a vigilância inteligente. Ao longo de vários meses, câmeras de vídeo acionadas por algoritmo AVIOTEC foram integradas na primeira fase para cobrir os estoques de matérias-primas, máquinas e produtos finais da IncarPalm com monitoramento sensível de chamas e fumaça.
“Desenhar e implementar um sistema de detecção de incêndio, por meio de análise de vídeo, tem sido uma conquista muito satisfatória. Poder contar com diferentes tecnologias que geram alto valor agregado para o nosso cliente nos reforça como instaladores certificados, e nos incentiva a divulgar essas alternativas para o mercado local”, afirma Alberto Serrano, engenheiro de projetos da Adeatel S.A.
A área da fábrica em Machala gera um grande volume de poeira e as condições de iluminação são bem precárias, em parte devido a isso, além de desafios mais específicos que incluíram vibração de máquinas e tubos no local. Por essa razão, foi necessário adaptar a posição das câmeras e as configurações de sensibilidade para garantir o desempenho ideal sem alarmes falsos. Os testes ao vivo mostraram que a necessidade industrial de detectar qualquer sinal genuíno de fogo dentro de segundos do ponto de ignição foi até superada com essa personalização imediata das câmeras de vídeo AVIOTEC.
A primeira fase cobriu mais da metade das instalações da IncarPalm com a solução de detecção de incêndio por vídeo rápida e inteligente, os primeiros detectores de fumaça e chamas a serem instalados no Equador – e não serão os últimos.
A segunda fase da IncarPalm ainda está em andamento e envolve a instalação de mais 12 das câmeras de alta tecnologia para monitoramento nas áreas restantes no local. A empresa planeja construir armazenamento coberto ao ar livre na fábrica nos próximos meses. Os algoritmos inteligentes por trás da eficácia da AVIOTEC, juntamente com um iluminador infravermelho, tornam-na a solução ideal para pouca luz e horas de escuridão. Patricio está planejando a terceira fase com Alberto. O objetivo é avaliar o escopo e as condições da estrutura planejada e determinar quantas câmeras de vídeo inteligentes serviriam o suficiente para proteger o pessoal e toda a propriedade.
“À primeira vista, os benefícios não parecem tangíveis, mas com o uso de tecnologias de ponta que reduzem a necessidade de intervenção humana e facilitam o controle de um sistema, há retorno do investimento com continuidade do negócio e economia de custos a longo prazo”, conclui o engenheiro Patricio Román, chefe de segurança da IncarPalm.