Beneficiada pelas vendas de tissue, fabricante bengalesa registra receita recorde
Após dois anos de pandemia de Covid-19, o segmento de tissue agora comanda as perspectivas de receita da Bashundhara
A Bashundhara Paper Mills, empresa do grupo bengalês Bashundhara Group que fabrica papéis de imprimir e escrever e diversos produtos de tissue, registrou receita recorde de cerca de Tk1.200 crore no ano fiscal de 2022.
Embora as vendas de papel para impressão tenham diminuído durante o fechamento das escolas em Bangladesh, por conta da pandemia de Covid-19, o segmento de tissue testemunhou um enorme avanço graças a uma crescente conscientização sobre higiene entre os consumidores, disse Mazedul Islam, gerente geral da Bashundhara Paper Mills.
No primeiro trimestre do ano fiscal atual, a receita líquida do papel Bashundhara cresceu 56%, para cerca de Tk312 crore. Durante esse tempo, o lucro da empresa cresceu 207% para Tk20.91 crore.
“O segmento de tissue está em uma excelente fase”, acrescentou a gerente. As linhas de produção da Bashundhara incluem papel higiênico, lenços de papel, sacos de papel e produtos de cuidados pessoais.
O papel Bashundhara registrou Tk51 crore em lucro líquido no ano passado, de acordo com documentos da empresa. No ano fiscal de 2022, a fabricante registrou um crescimento de 21% na receita, enquanto o lucro teve aumento de 23,48%.
No ano fiscal de 2021, em meio à pandemia, a empresa testemunhou um crescimento de receita de 51% no segmento de tissue, enquanto a receita de papel caiu 29% em comparação com o ano anterior.
Com a mesma tendência para o ano fiscal de 22, embora a Covid-19 tenha diminuído, o segmento de tissue manteve um crescimento de 32%, enquanto o negócio de papel registrou crescimento de apenas 17%.
No ano fiscal de 2020, antes da pandemia do coronavírus, o segmento de tissue representou Tk218 crore e a receita de papel, Tk483 crore. Dois anos depois, as perspectivas de receita são melhores.
Apesar dos custos de produção terem aumentado significativamente, Mazedul Islam afirma que foi o volume de vendas que impulsionou os lucros da empresa, pois não houve aumento de preços de tissue durante a pandemia. Autoridades de Bashundhara disseram que os preços médios de todos os itens de papel devem subir ligeiramente este ano.
Segundo a companhia, foram feitos investimentos em um portfólio diversificado de produtos de higiene e higiene pessoal nos últimos anos e a capacidade de produção aumentou substancialmente.
HISTÓRICO DA EMPRESA
Incorporada em 1993, a Bashundhara Paper Mills entrou em produção comercial em 1997 como um fabricante local de papel substituto de importação. Na época, os dois outros empreendimentos de Bashundhara – Bashundhara Newsprint & Duplex Board Industries e Bashundhara Tissue Industries – também estavam no negócio de papel.
Em 2009, as duas empresas foram fundidas como papel Bashundhara, que agora controla cerca de 80% do mercado de tissue local. As unidades fabris estão localizadas em Gazaria de Munshiganj, a uma distância de duas horas da capital Dhaka.
Após atender à demanda local, o papel Bashundhara é exportado para outros 50 países, incluindo Reino Unido, Austrália, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, China, Índia e Butão.
No ano fiscal de 2022, a exportação de papel Bashundhara cresceu cerca de 18% para cerca de Tk119 crore – acima dos Tk101 crore no ano anterior. De acordo com dados de mercado de 2018, o consumo per capita de tissue foi de cerca de quatro quilos.
Em uma década, o mercado local de tissue dobrou de tamanho, devido à rápida urbanização, o crescimento da renda per capita da população e o aumento do senso higiene entre os consumidores. A capacidade de produção anual agora gira em torno de 84 mil toneladas, acima das 30 mil toneladas no ano fiscal de 2017.