
As Bombas de Lóbulos Rotativos TORNADO®, fabricadas pela NETZSCH do Brasil, são uma opção eficiente de tecnologia para o bombeio de altas vazões e de fluidos com diferentes propriedades nas indústrias do segmento de papel e celulose. Elas estão disponíveis em 18 modelos e tamanhos diferentes, para se adequarem às mais diversas etapas realizadas em Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) das indústrias papeleiras.
Com grande versatilidade, por conta de suas características técnicas, os equipamentos NETZSCH podem ser utilizados logo no início do processo, na captação da água do rio para entrada na estação de tratamento. Depois, seguem em todas as transferências de efluentes de um tanque para o outro, chegando até o bombeio da água de reuso para um reservatório ou outros locais da planta onde será reutilizada para atividades da indústria.

A aplicação pode ser feita nesses diversos processos, pois as Bombas de Lóbulos TORNADO® conseguem bombear e transferir fluidos com as mais diferentes propriedades como baixa ou alta viscosidade, com ou sem a presença de sólidos em suspensão, baixa ou alta temperatura. Os equipamentos operam com vazões que vão desde 1m³/h até 1000 m³/h, com alturas manométricas de até 80 m.c.a.
Por tratar-se de uma tecnologia diferenciada no mercado (bombas de deslocamento positivo), a TORNADO® é autoescorvante e pode operar em condições de sucção negativa de até 8,5 m.c.a, sem a necessidade de instalação de válvulas de pé. Com isso, sua instalação e operação ficam mais simples e fáceis. Além disso, as bombas de lóbulos rotativos têm um tamanho reduzido, característica importante para o departamento de operação, pois a instalação é feita na superfície acima da lâmina de fluido, o que facilita as inspeções e o acesso à sua câmara de bombeio pelo time da manutenção.
Também permitem total integração ao sistema supervisório de comando e, com os devidos acessórios, podem ser monitoradas on-line. Como são bombas positivas, com vazão proporcional à velocidade, é possível, por meio de uma automação com o uso de um inversor de frequência e um sensor de nível, sincronizar a vazão de chegada com a velocidade da bomba, tornando sua operação contínua e suave. Isso evita as várias partidas gerando picos de consumo de energia, impactando, assim, em um menor consumo de energia.
Outra vantagem é que, por ser um equipamento robusto, sua operação torna-se menos suscetível a problemas típicos como entupimento, vazamentos, entre outros. O único cuidado básico é garantir sua operação dentro dos parâmetros previamente estabelecidos durante sua especificação.
Toda essa tecnologia é disponibilizada ao mercado nesse produto fabricado 100% no Brasil. As Bombas de Lóbulos TORNADO® são desenvolvidas de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, seguindo os parâmetros adequados para cada aplicação e considerando informações sobre fluido, vazão, pressão, conteúdo de sólidos, viscosidade, densidade, etc. Com base nisso, os especialistas da NETZSCH selecionam o equipamento ideal para atender o cliente com eficiência, qualidade comprovada e durabilidade.
Conheça mais sobre a NETZSCH do Brasil e as soluções ofertadas pela empresa em: netzsch.com.br.













