BN PapéisNotíciasOutros papéisPapéis e fibras

Ampliando seu portfólio, BN Papéis lança tinta especial para sublimação

Atenta às demandas do mercado, a companhia catarinense lançou a BN Gold Ink, tinta de alta qualidade para sublimação, no Senai Theobaldo de Nigris

Com mais de duas décadas de história e sempre voltada às tendências e inovações do mercado, a BN Papéis, indústria catarinense referência no fornecimento de papéis especiais, acaba de ampliar seu portfólio de produtos com o lançamento de uma tinta especial para sublimação, a BN Gold Ink.

“Vimos a necessidade de atendimento de um pacote, em que pudéssemos entregar, na mesma cesta, papel e tinta, proporcionando ao usuário a mesma experiência obtida até então com o papel BN para sublimação, de ter o produto adequado e disponível. Desenvolvemos a tinta com um parceiro chamado Open Market, detentor de várias empresas, entre elas, uma que tem profissionais com mais de 15 anos de experiência no segmento de sublimação. Esse mesmo parceiro desenvolveu também uma impressora de alta produção – que eu acredito ser a de maior produtividade do Brasil – e iniciou a sua comercialização no mercado brasileiro”, contou Nilson Zanella, gestor administrativo e comercial da BN Papéis.

“Este é o lançamento da tinha BN Gold Ink e pré-lançamento do papel para sublimação, revestido com a tecnologia de revestimento mais moderna da América Latina, mas sobre ele falaremos mais durante o seu lançamento, na Future Print, em julho”, completou o executivo, em evento de lançamento realizado na Sala BN Sublimação no Senai Theobaldo de Nigris, em São Paulo.

Durante o workshop “Sublimação: o impacto das novas tecnologias no seu negócio”, realizado na Sala BN Papéis, na unidade do Senai Theobaldo de Nigris, nos dias 22 e 23 de março, a empresa apresentou seu novo produto ao mercado e contou um pouco da história dessa inovação, além de abordar as principais tendências para esse segmento.

De acordo com a companhia, a composição de um papel inovador, com gramatura baixa, secagem rápida, alta resolução, e uma tinta de qualidade e performance comprovada, vai ao encontro das demandas atuais do mercado, despontando como mais um projeto de sucesso da BN Papéis.

“Estamos colocando à disposição uma solução completa para os segmentos de sublimação, têxtil e estamparia digital. Com a parceria com o time da Open Market, parceira desenvolvedora da tinta e comercializadora da impressora por meio da Steller, uma das empresas do grupo, fechamos uma oferta de valor para o mercado, de um produto e de uma solução; um ecossistema para sublimação que consideramos o ‘produto perfeito’, ou seja, acessível, belo, útil e disponível para nossos clientes”, disse Max Heinzen Júnior, gerente comercial da BN Papéis. “O lançamento da tinta para sublimação BN Gold Ink é importante do ponto de vista do nosso cliente e para o nosso mercado, porque, com ela, geramos competitividade para toda a cadeia”, acrescentou.

O projeto, que começou a ser desenvolvido em 2020 com foco no setor de sublimação, permitiu à companhia incrementar seus negócios no segmento B2C (Business to Costumer), ganhando proximidade com os parceiros desse mercado.

DIFERENCIAIS DA TINTA

Alinhada às tendências internacionais, caracterizadas por uma rápida inovação tecnológica, a nova tinta desenvolvida pela BN Papéis entrega um alto nível de padronização, personalização e possibilidade de aplicação para estamparias digitais.

Seus serviços de engenharia e laboratório foram projetados para atender aos desempenhos exigidos pelos mais rígidos mercados têxteis de sublimação global, mas, especialmente, olhando o mercado brasileiro, e combinam com as mais diversas tecnologias de cabeça de impressão.

A BN Gold Ink é um produto com gamut, fluidez, estabilidade de lote a lote, densidade compatível ou superior às marcas tradicionais do mercado mundial, atingindo DeltaE, com certificação ISO 12647. “Nossa tinta tem alta fluidez, uma intensidade de cor muito grande, superior à já exigida pelo mercado, além de uma durabilidade maior. Outro diferencial é que conseguimos fazer de uma forma que mantém sempre a quantidade e a mesma intensidade de cor como padrão”, pontuou Davi Campos, desenvolvedor de produtos e fornecedores da Open Market, também parceira da BN Papéis.

“A BN tinha um projeto de estar presente não só ofertando um papel adequado e diferenciado, mas de entregar uma solução completa. Em parceria, desenvolvemos a tinta baseada na nossa experiência de mais de 15 anos no mercado de sublimação, algo que já vinha sendo estudado há um tempo, e encontramos na BN Papéis o parceiro ideal para isso. A sinergia do negócio deu certo por termos os mesmos objetivos na fase inicial do projeto, que era buscar um diferencial para atingir um patamar superior do mercado para ajudar na decisão de compra do cliente”, complementou Campos.

“Estamos oferecendo uma tinta que reduz muito o nível de quantidade de limpeza das cabeças de impressão, ou seja, é possível aumentar a vida útil das cabeças de impressão – em vários cases comprovados, já tivemos em torno de 25 a 40% menos eventos de limpeza. Quanto menos os sistemas de limpeza das impressoras forem acionados, maior a durabilidade das cabeças de impressão. Já estamos usando a tinta em Santa Catarina; em uma impressora, já foram impressos com a BN Gold mais de 1.200.000 m², e agora, nos últimos meses, começamos a implantar em outras máquinas”, comentou Zanella, salientando que a inovação está de acordo com a filosofia da BN Papéis de estar mais próxima do cliente e de suas necessidades para atendê-las da melhor maneira possível.

Dentre as principais características da BN Gold Ink, estão: viscosidade adequada, confiabilidade e repetibilidade dos processos de impressão ao longo do tempo, garantindo produção em nível industrial; excelente capacidade de transferência; secagem rápida, que permite explorar a velocidade dos equipamentos; excelente gamut de cores, proporcionando tons mais vibrantes; compatibilidade química com as principais tintas do mercado; ser pigmentada e não reativa, para impressão em tecido de fibra sintética com no mínimo 80% de poliéster; além da tecnologia em sublimação que atende diferentes segmentos – indústria têxtil, calçadista, esportivo,  personalizados, entre outras.

PARCERIA COM O SENAI THEOBALDO DE NIGRIS

Para a BN Papéis, o Senai representa uma âncora para os profissionais do segmento e abriga os técnicos mais capacitados, com a melhor metodologia de formação de profissionais para a área gráfica e de impressão.  Por isso, o local foi selecionado como o mais apropriado para realização do evento, bem como para a instalação da Sala BN Sublimação.

“O ambiente da Sala BN sublimação no Senai é maravilhoso, praticamente um processo produtivo completo de sublimação. Temos a área de impressão controlada com umidade e temperatura controladas; na outra sala, temos a calandra e uma prensa, assim como é em um processo produtivo. Nosso objetivo é oportunizar às pessoas, principalmente para o público jovem, a possibilidade de ter uma profissão nova. Estamos estudando também junto com o Senai a possibilidade de ter uma cadeira de gestão de cor em sublimação”, afirmou Zanella.

“Somos imensamente gratos a toda a direção do Senai, em especial, ao professor Elcio de Sousa, diretor da unidade, e aos coordenadores Eneias Nunes da Silva e Anselmo da Silva Cuesta. A toda a equipe, o nosso mais sincero obrigado”, declarou Carlos Stein, fundador da BN Papéis.

BN 2030

No final de 2022, a BN Papéis lançou o Projeto BN 2030, que prevê a elevação da receita da companhia – atualmente de R$ 250 milhões anuais – para R$ 1 bilhão por ano, até 2030.

Calcado em cima de incrementos de capacidade de produção, principalmente da instalação de uma segunda máquina de papel, o projeto também contempla a entrada de outros produtos, incluindo a tinta para sublimação e outras soluções oportunas, das quais a BN Papéis entende que há uma deficiência no fornecimento para o mercado.

“Nós temos a possibilidade de inovar e fazer uma oferta de produtos diante do mercado e acreditamos na nossa capacidade de sermos competitivos no fornecimento de soluções inovadoras. E nosso objetivo é estender essa competitividade para os nossos parceiros”, concluiu Stein.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo