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Absorventes descartáveis mantêm 90% de penetração no mercado argentino

Apesar da evolução na categoria de produtos para cuidados femininos nos últimos anos, os produtos descartáveis apresentam estabilidade

Estima-se que mais de 12 milhões de pessoas menstruam na Argentina. Com isso, os produtos de cuidados femininos possuem ampla representatividade no mercado local, tendo os absorventes higiênicos 90% de penetração, os protetores diários 60% e os absorventes internos 49%.

Atualmente, a empresa líder no mercado argentino de produtos menstruais é a Kenvue, dona das marcas Carefree, Sempre Livre e OB. “Estamos muito satisfeitos com nossas conquistas em 2022, ano em que fortalecemos nossa liderança de mercado com Carefree/OB, e estamos trabalhando para impulsionar o desenvolvimento da categoria de protetores diários”, destacou Belén Saraví, Essential Health Grouper Manager da Kenvue.

Segundo Claudia Casella, South Cone Head of Marketing – Sr. Category Manager Adult & Feminine Care da Kimberly Clark, a categoria de cuidados femininos é um mercado muito estável. “Nos últimos anos, temos visto uma evolução na competição, porque os coletores menstruais entraram há três anos e as roupas íntimas reutilizáveis há um ano”, apontou a executiva, ressaltando que esses produtos “ainda não chegam a 2% do percentual de utilização”.

A multinacional é dona da marca Kotex, que fabrica lenços umedecidos e protetores diários, sendo a segunda empresa com maior participação no mercado argentino de produtos menstruais. “O objetivo é ganhar participação de mercado. Estamos crescendo em share”, afirmou Casella.

Já para Alejandro Laborde, gerente de Marketing da Essity Argentina, no último ano, foi registrado um crescimento na categoria premium versus valor. A empresa é dona de duas marcas presentes no mercado argentino: Calipso – líder no segmento de value – e Nosotras. “Isso nos mostra que os consumidores estão dispostos a investir em produtos que tenham uma proposta disruptiva, uma solução melhor que lhes dê segurança e confiança e um produto mais avançado em termos de proposta de valor e tecnologia”, comentou o gerente.

TENDÊNCIAS DE MERCADO

Com as mudanças da sociedade nos últimos anos, a maneira como as empresas do mercado de cuidados femininos se comunica com suas consumidoras também mudou. O sangue apresentado nas campanhas publicitárias deixou de ser azul e o tema menstruação é abordado sem eufemismos.

“As categorias em que participamos foram evoluindo e nossas marcas são protagonistas dessa evolução. A naturalização da menstruação, por exemplo, é um elemento importante das nossas campanhas porque convida as mulheres a se sentirem mais confortáveis ​​para progredir na vida”, destacou Belén Saraví.

Diante desse cenário, Claudia Cassella reforça a importância de promover conversas orgânicas e verdadeiras. “Procuramos gerar consciência e fazer coisas diferentes”. Para a executiva, há uma forte tendência do mercado direcionada à inovação. Em junho deste ano, a empresa lançou um protetor que muda de cor para indicar a troca.

De acordo com diversos estudos, embora o conhecimento sobre outras soluções tenha aumentado, 75% das pessoas que menstruam ainda preferem utilizar produtos descartáveis ​​durante o período menstrual.

Nesse sentido, a Essity, por exemplo, além de oferecer soluções, também trabalha melhorando as práticas realizadas em suas operações, reduzindo o uso de materiais que poluem o meio ambiente e gerando embalagens 100% recicláveis. “Em outros países, a marca Nosotras lança aplicadores reutilizáveis, roupas íntimas reutilizáveis ​​e o coletor menstrual. A expectativa é que alguns deles cheguem à Argentina no médio prazo”, disse Alejandro Laborde.

Fonte
Forbes Argentina
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