“2024 é um ano para potencializar o crescimento”, diz executivo da divisão Elite Professional da Softys
Segundo André Vercelli, em 2024, a companhia deve crescer tanto no mercado de produtos de valor agregado quanto em participação
Parte do grupo centenário CMPC, um dos líderes de produção de celulose no mundo, a divisão Elite Professional da Softys tem foco na América Latina, mas é uma das maiores a nível global. No Brasil, a Softys iniciou suas atividades em 2009, com a aquisição da divisão de consumo da Melhoramentos.
De acordo com André Vercelli, diretor da divisão Elite Professional da Softys, ao longo dos anos, a companhia foi crescendo e se desenvolvendo no país de forma bastante expressiva, chegando a multiplicar seu tamanho. “Compramos um negócio que, inclusive, era muito focado na divisão professional e hoje temos um tamanho 20 vezes maior, seja com crescimento orgânico, seja com a aquisição de duas empresas no Brasil, que é a Sepac, no Paraná, e a Carta Fabril, que tinha base no Rio de Janeiro e hoje já está integrada à Softys”, afirmou o executivo, durante o Talk Tissue com Felipe Quintino, fundador do Portal Tissue Online e CEO do Nexum Group.
Dona de marcas com grande presença no mercado de tissue, como o papel higiênico Cotton, guardanapos e toalhas de papel Kitchen, a Softys também tem ampliado seu crescimento no mercado de personal care, sendo a terceira em fraldas no Brasil com a marca Babysec e crescendo com sua linha de cuidados femininos Ladysoft.
“Nós temos essa linha de consumo com uma liderança importante e temos a linha professional, que é o cuidado fora da casa. Então, as pessoas saindo de casa vão ao banheiro, à cozinha, onde temos nossos produtos [disponíveis em] nossos dispensers, garantindo uma melhor experiência para elas”, disse Vercelli.
Segundo o executivo, a companhia conta com cerca de 4 milhões de dispensers espalhados por todo o país, oferecendo seus produtos em vários formatos e tipos, além de uma equipe de vendas que trabalha constantemente para garantir os padrões de qualidade da Softys. “Podemos dizer que fazemos parte do dia a dia de todos os consumidores ou pessoas que estão circulando por esse Brasil por meio da nossa divisão Elite Professional”, acrescentou o executivo.
Atualmente, a principal linha de produtos de Elite Professional é composta por toalhas de papel de rolo ou interfolhadas, muito utilizadas na secagem das mãos e limpeza de superfícies – principalmente em cozinhas e hospitais –, papel higiênico e guardanapos, usados nas principais cadeias de alimentos do país. Além disso, a marca também possui uma linha de sabonetes líquidos, álcool em gel etc., que complementam seu portfólio e a experiência do cliente.
De acordo com Vercelli, hoje, cerca de 65% das vendas da divisão de Elite Professional são para os segmentos de saúde e indústria, que, mesmo com a pandemia de Covid-19, não pararam de crescer e seguem expandindo cada vez mais.
“Atendemos aos mais variados segmentos, segmentando os nossos produtos para tal, para garantir um melhor serviço, seja com os produtos ou com nossos dispensers também, adequados a cada tipo de cliente. O dispenser é uma peça fundamental, que é a cara do nosso serviço e, a partir daí, encaixamos os produtos dependendo do perfil, da necessidade, do budget, do orçamento dos clientes”, explicou Vercelli.
“NÓS CUIDAMOS, PODE CONFIAR”
Recentemente lançado pela companhia, o slogan “Nós cuidados, pode confiar” evidencia o cuidado da Softys com seus clientes e suas equipes, voltado para a melhoria do nível de serviço oferecido.
Para o diretor, este tem sido o cerne do trabalho da companhia, proporcionando um crescimento de 50% nos últimos 18 meses. “O que vamos vender esse mês é 50% acima do que a gente vendia 18 meses atrás. E mais do que a venda em si, eu acho que isso simboliza que temos que criar uma relação cada vez maior de confiança para os clientes”, comentou.
Ainda segundo Vercelli, com o aumento do compromisso da Softys com o serviço oferecido, o nível de serviço da companhia melhorou significativamente, sendo bastante reconhecido pelos clientes – que viabilizaram uma construção de confiança cada vez maior e mais intensa. “Essa construção de confiança começa entre nosso time, de garantir que tenha essa indignação, compromisso com serviço, compromisso com o cuidado e isso se reflete no cliente que fala: eu vou ficar tranquilo porque você é o parceiro ideal”, disse.
Com um nível de serviço cada vez mais elevado, a empresa permite que suas equipes de vendas para estejam mais próximas dos clientes, levando novidades, informações e temas que agreguem valor, com uma missão que não se limita a apenas vender. “Distribuímos muito conteúdo para os nossos clientes através dos vendedores e hoje eles utilizam mais de 90% do tempo deles em temas que agregam valor, não resolvendo problemas, porque a gente conseguiu, reestruturando a organização e aprimorando a nossa cultura, fazer uma mudança significativa”, declarou Vercelli. “‘Nós mudamos, pode confiar’ é o reflexo do nosso pensamento, do nosso espírito”, complementou.
PROJEÇÕES PARA 2024
Considerando os indicadores econômicos sob controle, Vercelli acredita que 2024 será um ano de recuperação econômica, em um ritmo relativamente lento. “É um processo de recuperação pós-pandemia. No caso de professional, eu vejo, e a gente estuda, fala com vários parceiros, que há uma tendência de continuar crescendo esse mercado, [com a] recuperação daqueles segmentos que não tinham vindo e consolidação daqueles que se permaneceram fortes, como é o caso de saúde e indústria”, explicou.
Nesse contexto, o executivo tem uma visão otimista para o ano vindouro e prevê que a Softys continue crescendo, tanto no mercado de produtos de valor agregado quanto em participação.
“Estamos bastante agressivos em planos de crescimento, trazemos centenas de novos clientes todo mês e criamos uma célula de prospecção que está a todo o vapor”, disse Vercelli. “2024 é um ano para potencializar o crescimento, um trabalho que a gente vem fazendo nos últimos anos e cuidar. Fazer isso através do cuidar para gerar confiança sendo um fornecedor, um parceiro que entrega valor com os quais os clientes tenham o prazer de vir conversar e fazer o trabalho conjunto de desenvolvimento do mercado”, concluiu.
Confira na íntegra o Talk Tissue com André Vercelli, diretor da divisão Elite Professional da Softys: