Celulose Notícias

Workshop discute lubrificação e manutenção da indústria de papel e celulose em Santa Catarina

Especialistas da Klüber Lubrication e Romaço Rolamentos tratam da manutenção adequada dos equipamentos em evento técnico no dia 28/5, em Lages (SC).
workshop
A Klüber Lubrication e a Romaço Rolamentos promoverão o “Workshop – Manutenção e Lubrificação da Indústria de Celulose e Papel” em 28 de maio, em Lages (SC), nas instalações do SENAI-SC, das 13h30 às 17h30. No evento, os técnicos das empresas do setor de celulose e papel da região poderão conhecer melhor os benefícios dos lubrificantes especiais para a manutenção adequada dos rolamentos. Entre eles, destaque para o aumento da eficiência mecânica dos equipamentos pela redução significativa do atrito e do desgaste.

Os temas serão tratados por engenheiros da Klüber Lubrication, especializada em lubrificantes especiais, e da Romaço, distribuidora de rolamentos, graxas, mancais, buchas, guias lineares, fusos de esferas, terminais de rótulas, retentores, ferramentas auxiliares e correntes.

Lubrificação especial e manutenção de equipamentos em pauta

A palestra de abertura ficará a cargo do engenheiro químico Everton Kolosque, consultor de mercado da Klüber Lubrication para a indústria de papel e celulose. O especialista tratará do tema “Requerimento necessário para lubrificação eficiente da indústria de papel”.

Logo após, o tema “Maximização da vida útil dos rolamentos – aspectos práticos” será tratado pelo gerente de negócios da Romaço Rolamentos, Marlos Kato, engenheiro mecânico com pós-graduação em Gestão Estratégica e MBA em Gestão Empresarial.

Para fechar o ciclo de palestras, o engenheiro Irajá Ribeiro Jr., gerente do departamento de eficiência energética e sustentabilidade da Klüber Lubrication, tratará do tema “Lubrificantes especiais versus eficiência energética”. O especialista é um dos poucos profissionais do Brasil a ter a certificação CMVP (Certified Measurement & Verification Professional), que o reconhece com a competência para validar e assinar projetos de medição e verificação do desempenho e consumo de energia.

Nova graxa para a indústria de celulose e papel

Recentemente, a Klüber Lubrication anunciou o lançamento da graxa Klüberplex PM 91-602 SAM. Totalmente desenvolvida no Brasil, a nova graxa chega ao mercado para maximizar o portfólio de produtos da empresa para a indústria de celulose e papel. Entre as suas características, está o fato de atender grande parte dos requisitos críticos encontrados nas indústrias do setor, como altas cargas, velocidade, temperatura, produtos químicos e umidade, além de contribuir para a redução de custos e de espaço ao concentrar uma série de aplicações em um único produto.

“A Klüberplex PM 91-602 SAM atenderá, com alta performance, as aplicações dos setores do mercado papeleiro, principalmente nas máquinas de papel, e ainda resiste ao ataque de produtos químicos ou locais com grande incidência de umidade, podendo ser usada em máquina de papel tanto na zona seca quanto na úmida, prensas e em sistemas de lubrificação centralizado. Além disso, foi desenvolvida para ter boa adesividade, bombeabilidade, elevada capacidade de carga, resistência à corrosão, temperatura de até 160ºC e óleos base sintética”, informa Kolosque.

ANOTE

Workshop – Manutenção e Lubrificação da Indústria de Celulose e Papel

Data: 28/5/2014, das 13h30 às 17h30

Cidade: Lages (SC)

Endereço: SENAI-SC (Rua Acrhilau B. do Amaral, 745)

Realização: Klüber Lubrication e Romaço Rolamentos

Apoio: SENAI-SC e Abraman (Associação Brasileira de Manutenção)

Telefone para mais informações: (49) 3221-3800

selo_ok