NotíciasPapel Marrom

WestRock adere ao trabalho remoto permanente

Após realizar uma pesquisa com seus funcionários, a empresa implantou os métodos Worf From Anywhere e Home Office para proporcionar mais flexibilidade no trabalho

Líder global em soluções em papel e embalagens de papelão ondulado, a WestRock anunciou o início do método Work From Anywhere (WFA). Isso significa que mais de 300 funcionários das áreas corporativas e divisionais continuarão trabalhando de forma remota, de onde desejarem, mesmo depois que a pandemia de Covid-19 for controlada.

Para que tomasse essa decisão definitivamente, a organização explica que realizou uma pesquisa com os funcionários, que contou com a opinião de cerca de 260 participantes. Como resultado, 70% dos colaboradores disseram preferir migrar para esse novo modelo de trabalho. A avaliação da qualidade nas entregas também foi destaque – na opinião de 50% dos respondentes, houve melhora no nível de desempenho durante o trabalho home office.

Para a WestRock, colocar em prática o WFA significa “adaptar-se às mudanças com um olhar de cuidado para com seus funcionários, proporcionando mais flexibilidade para as suas pessoas”. Segundo a companhia, outro fator considerado foi “a ampliação da possibilidade de trazer mais diversidade cultural, de pensamento e de perfis por meio da quebra de barreiras geográficas que resulta em uma atmosfera mais rica, fértil e por isso inovadora”.

Assim, o ambiente de trabalho do futuro que está sendo construído ajudará a fortalecer o propósito WestRock de entregar soluções únicas e sustentáveis que impulsionem os negócios de seus clientes. A iniciativa é pioneira no setor de celulose e embalagens e uma das primeiras do Brasil entre empresas da indústria de transformação.

O escritório-sede da empresa, localizado em Campinas (SP), também receberá uma nova configuração, para promover maior troca e colaboração, “sendo pensado para uma conexão positiva entre as pessoas, onde elas possam interagir para construir juntas novas ideias, deixando as atividades individuais e reuniões pautadas, para os dias em que estarão em trabalho remoto”. Desse modo, a ideia é que o ambiente agilize a troca de informações, aumente o nível de engajamento entre os times e permita que as pessoas compartilhem suas opiniões e posições com mais naturalidade.

O Home Office, outra modalidade de trabalho a distância, oferecido para algumas áreas administrativas das quatro unidades fabris e negócio florestal (localizadas em SC, SP e CE). Os funcionários entrevistados, aptos para esse modelo de trabalho de acordo com as suas atividades, foram favoráveis ao trabalho remoto de até dois dias por semana. Segundo a empresa, essas pessoas estão trabalhando remotamente desde que a pandemia foi decretada e o formato home office só passará a valer quando o contágio da Covid-19 estiver mais controlado no país.

Tanto o WFA e como o Home Office integram a estratégia de negócio da empresa que objetiva construir o ambiente de trabalho do futuro para garantir o seu crescimento sustentável.

Diretora de Recursos Humanos, Saúde e Segurança da WestRock Brasil: Heloísa Lopes.

A diretora de Recursos Humanos, Saúde e Segurança da WestRock Brasil, Heloísa Lopes, diz que, para a empresa, só há vantagens nesses novos modelos de trabalho.  “Hoje podemos trabalhar de casa, de um sítio, da praia e ainda contar com momentos informais nos escritórios, e isso só trouxe possibilidades de crescimento e desenvolvimento. O nosso jeito de conviver mudou, mas a nossa base sólida de nos relacionarmos e tomarmos nossas decisões, continuam sendo os nossos valores de Integridade, Respeito, Responsabilidade e Excelência. Eles nos conectam e nos fazem vencer juntos, onde quer que estejamos”, pontua.

Além disso, a empresa oferecerá auxílios específicos que atendam a essa nova realidade, como auxílio financeiro para contratação de internet e auxílio para a compra de móveis e equipamentos que proporcionem a estrutura ergonômica mais correta e saudável. Também irá oferecer os móveis do antigo escritório para os funcionários que se interessarem.

As ações foram elaboradas em conjunto com o Guia Prático WFA e Home Office, que contém dicas e orientações de trabalho remoto, e buscam trazer saúde física e mental, qualidade e conforto nesse novo dia a dia das pessoas. Os líderes da WestRock também estão sendo treinados para orientar seus times sobre tudo o que envolve esse novo universo do trabalho a distância.

Fonte
WestRock
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo