fbpx
CeluloseNotíciasVoith

Voith Paper marca presença em mais uma edição do Congresso e Exposição Internacional da ABTCP

A  Voith Paper, empresa do Grupo Voith que desenvolve equipamentos e serviços para produção de papel e celulose, está entre as empresas participantes do 47º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, promovido pela ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel até o dia 9 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Além de apresentar seu portfólio de produtos e serviços na área de exposição do evento, a Voith conta também com especialistas mnistrando palestras no congresso.

Os visitantes que forem até o estande da Voith na exposição da ABTCP têm a oportunidade de conhecer em detalhes as soluções que a empresa oferece para os fabricantes de papel e celulose, fruto de constantes investimentos em inovação – o Grupo Voith investe anualmente cerca de 4% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento.

Parte dessas soluções foi, inclusive, desenvolvida no Brasil, no Innovation Center, localizado na fábrica da Voith situada no bairro do Jaraguá, em São Paulo. Esse centro de competência, que é o mais moderno centro de pesquisa e desenvolvimento para papéis tissue e o mais completo para secagem de celulose do mundo, é referência mundial de novas tecnologias nesses segmentos. Além de se destacar pela inovação de seus projetos, ali são realizados testes para clientes de todo o mundo, com foco em novas fibras, tecnologias e processos, ou mesmo novos produtos.

Um dos destaques do Innovation Center da Voith é o MasterDryer, secador vertical que oferece diversas vantagens em relação aos modelos horizontais já utilizados pela indústria de celulose. A estrutura do equipamento ocupa menor área, acarretando em menor custo com engenharia civil e consumo inferior de eletricidade e vapor, além de proporcionar melhor evaporação específica, demandar menor tempo para limpeza após quebra da folha e proporcionar controle por zonas.

Também desenvolvida pelo time de especialistas da Voith Brasil, a tecnologia ATMOS é outro diferencial do portfólio da empresa. Comparada outras tecnologias similares existentes, a tecnologia ATMOS permite produzir papel tissue premium a um custo de investimento 30% inferior, utilizando 60% menos energia, 20% menos quantidade de fibras e, ainda, até 100% de fibras recicladas ou fibras virgens.

O bom desempenho do mercado global e brasileiro de papéis tissue, que vem crescendo a uma média de 4% ao ano, estimulou a Voith a desenvolver outras inovações além da tecnologia ATMOS, como é o caso da prensa de sapata NipcoFlex T. O produto permite aos clientes reduzir o consumo de energia e/ou fibras na produção do papel, mantendo ou aumentando a qualidade do mesmo. Em comparação aos rolos de prensa convencionais, o teor seco obtido com a NipcoFlex T após a prensa é de até 5% maior, com qualidade inalterada do papel e teores secos transversais muito uniforme. Com isto a prensa NipcoFlex T permite o aumento de produção em até 20% ou a economia de até 20% de energia térmica.

Palestras técnicas

Este ano, o programa oficial do Congresso Internacional da ABTCP conta com uma palestra de um especialista da Voith. No dia 8 de outubro, das 14h30 às 15h, João Vitor Boechat, gerente de vendas e aplicação da empresa, discorrerá sobre o tema “Tecnologias inovadoras para fabricantes de papel tissue“ durante a sessão técnica de tissue, mediada pela coordenadora de planejamento estratégico Marília Sobral Albiero, também da Voith.

Principais referências

Nos últimos anos, a maior parte dos projetos realizados no Brasil, incluindo-se modernizações, contou com soluções da Voith. Entre eles, é possível destacar:

– Rigesa: máquina MP4, para produção de kraftliner, na cidade de Três
Barras (SC)

– Lwarcel: ampliação da capacidade de secagem da secadora de
celulose, com a instalação do secador vertical MasterDryer, em Lençóis Paulista (SP)

– BSC (Bahia Specialty Cellulose): modernização da secadora de
celulose da fábrica de Camaçari (BA)

– Iguaçu: máquina MP1 para produção de papéis para sacos industriais
na fábrica de Piraí do Sul (PR)

– Klabin: máquina MP23 para produção de papéis para sacos industriais
na fábrica de Correia Pinto (SC)

– Klabin: modernização da máquina MP9 para produção de papel cartão
em Telêmaco Borba (PR)

– Mili: modernização da máquina de papel tissue da fábrica de Três
Barras (SC)

– Oji Papéis: reforma do coater PC3 para produção de papel térmico na
fábrica de Piracicaba (SP)

– Santa Maria Cia. de Papel e Celulose: modernização da máquina MP2
para produção de papéis gráficos em Guarapuava (PR)

– Sepac: máquina VTM2 para produção de papel tissue em Mallet (PR)

Além dessas, a Voith possui importantes referências no segmento de papel tissue nos Estados Unidos, como, por exemplo, a Wausau Paper, para quem forneceu uma máquina de dupla largura com a tecnologia ATMOS.

Manutenção preventiva e reparação

Além das soluções, a Voith dispõe de um amplo portfólio de serviços para a indústria de papel, configurados para atender demandas sob medida em todas as etapas de produção, como a preparação de massa, caixa de entrada, coater ou winder. Com isso, os clientes podem garantir a funcionalidade completa do seu equipamento de produção, evitar paradas não programadas, reduzir custos de serviços e equipamentos e, assim, maximizar a disponibilidade e produtividade de suas fábricas de papel.

São oferecidos três pacotes de serviços: Básico, Comfort e Premium. No Pacote Básico estão incluídas todas as inspeções de rotina recomendadas e verificações técnicas e funcionais completas. Já o Pacote Comfort inclui o planejamento e execução de todas as atividades de manutenção necessárias, além daquelas oferecidas no pacote Básico. O Pacote Premium também abrange o fornecimento de pessoal, planejamento e todas as peças de reposição pertinentes, bem como serviços de consultoria tecnológica. Com este pacote o cliente também pode economizar custos de armazenamento e se concentrar totalmente em sua principal especialidade: fabricação de papel.

Entre os serviços oferecidos pela Voith também se destacam os projetos de pré-engenharia, que têm como objetivo promover subsídios para a melhor tomada de decisão acerca da viabilidade econômica e operacional do projeto, de modo a mitigar os riscos para os clientes. A pré-engenharia é realizada com base na expertise dos engenheiros e da equipe técnica da Voith, que avaliam com precisão quais serão os custos envolvidos ao longo do projeto.
Para isso a equipe tem como base a provisão de layouts que contemplam a melhor configuração dos equipamentos e soluções – inclusive já com os escopos definidos em relação ao planejamento de mão de obra, volume de material e cronograma – de acordo com os requisitos enviados pelos clientes.

Exposição: o estande da Voith Paper no ABTCP 2014 está localizado na esquina da rua B com a rua 3 do pavilhão de exposições do Transamérica Expo Center

Congresso: a Voith Paper está na programação técnica do ABTCP representada por João Vitor Boechat e Marília Sobral Albiero, que participam da sessão técnica de tissue, agendada para o dia 8 de outubro, das 14h às 15h30

Prêmio: no jantar de Confraternização que a ABTCP oferece no dia 8 de outubro, a Voith Paper recebe o prêmio Destaques do Setor – categoria Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para Papel

Voith Paper

Líder e pioneira na indústria papeleira, a Voith Paper é uma divisão do Grupo Voith. Sua atuação se destaca pelo desenvolvimento de constantes inovações, que contribuem para a otimização do processo de fabricação de papel e para o desenvolvimento de produtos que economizam recursos, como redução do uso de energia, água e fibras. Além disso, a Voith Paper oferece um amplo portfolio de serviços para todas as seções da máquina de papel.

A Voith define padrões de referência nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, além de transporte e indústria automotiva.
Fundada em 1867, a Voith é hoje uma das maiores empresas familiares da Europa, com mais de 43.000 funcionários, um volume de negócios de 5,7 bilhões de euros e subsidiárias em mais de 50 países. Em 2014, a empresa celebra 50 anos desde sua fundação no Brasil, onde instalou sua primeira filial fora da Europa. Atualmente, a Voith Brasil emprega cerca de 6.000 funcionários.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.