NotíciasTissue no BrasilVoith

Voith oferece portfólio mais sustentável com a preparação de massa BlueLine

Utilizando seu profundo know-how e décadas de experiência, empresa tem as soluções mais sustentáveis e eficientes do setor, cujos investimentos se pagam no dia a dia

A sustentabilidade na preparação de massa não é uma visão do futuro, é uma realidade. Muitas fábricas já estão se beneficiando das soluções do portfólio de preparação de massa líder de mercado – o BlueLine, da Voith.

Nos últimos cinco anos, os especialistas da companhia comissionaram mais de 30 fábricas com uma capacidade de produção total de 12,8 milhões de toneladas por ano. Mais do que isso, a Voith lançou mais de 20 máquinas inovadoras nos últimos anos. Com profunda experiência no setor, a empresa se destaca por seu amplo know-how e padrões de processos otimizados e confiáveis.

Além disso, o desenvolvimento de soluções inovadoras agora faz parte do programa de sustentabilidade “Papermaking for Life” da Voith, por meio do qual a empresa investirá anualmente cerca de 100 milhões de euros na pesquisa e desenvolvimento de inovações que aumentarão ainda mais a sustentabilidade e eficiência da produção papeleira.

“Como fornecedora completa, não focamos os componentes individuais da máquina, mas o processo de preparação de massa como um todo”, explicou Andreas Heilig, vice-presidente de produtos de Fiber Systems da Voith Paper. “Instalamos nosso portfólio de preparação de massa BlueLine em novas fábricas no mundo inteiro. Além disso, a modernização de fábricas existentes com nossas soluções também se paga rápido – tanto economicamente como em termos de sustentabilidade e eficiência”.

Falk Albrecht, diretor de tecnologia de processos de Fiber Systems da Voith Paper, salienta que a energia consumida por bombas representa até 50% do consumo de energia de um sistema de preparação de massa. Isso oferece um enorme potencial de otimização, especialmente em sistemas mais antigos.

SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA

Para minimizar o consumo de energia, as soluções da Voith estabilizam ao máximo os parâmetros de qualidade sem comprometer o desempenho dos processos. Sozinha, essa medida já oferece uma redução de 20% a 30% no consumo de energia. E a mesma atenção é dada aos baixos níveis de pressão.

Outra solução da Voith que contribui para aumentar a eficiência energética do processo é a tecnologia LowEnergyFlotation (LEF), que oferece economias de energia de até 50% em bombas de flotação sem prejudicar o resultado do processo.

Um consumo significativamente menor de água e energia para os clientes também é possibilitado pelo sistema de gestão de água e efluentes AquaLine, uma solução engenhosa em todos os aspectos. Desenvolvido e otimizado conjuntamente pela Voith e a Meri, ao longo de muitos anos, esse sistema realiza o tratamento biológico da água de processo, reduzindo sua DQO e teor de cálcio.

Além de economizar água limpa, essa solução reduz o consumo de aditivos na máquina de papel. A variante AquaLine Flex permite reduzir o consumo de água limpa para menos de 5 litros por quilograma de papel produzido. Já o próximo nível dessa tecnologia, o AquaLine Zero, reduz o consumo de água limpa para 1,5 litros por quilograma de papel produzido. Além disso, o biogás produzido pelo processo permite reduzir o uso de combustíveis fósseis – o que proporcionou uma redução de cerca de 10% nas emissões de CO2 de uma fábrica alemã.

Além da gestão de água, outras soluções de processo de alto desempenho também são fundamentais para a preparação de massa. Os modernos filtros de disco produzem filtrados de qualidade tão elevada que podem ser diretamente alimentados no tratamento biológico sem clarificação primária adicional, o que melhora o rendimento do processo, reduz o volume do investimento e protege o meio ambiente.

Outra solução que proporciona significativas economias de energia é o sistema de limpeza pesada InduraClean. Apresentado pela Voith como o mais novo integrante da família de preparação de massa BlueLine, o sistema consiste no InduraClean IDC-4, um banco aprimorado de separadores centrífugos, e na nova versão otimizada do InduraClean IDC-5. Adaptando-se às necessidades de cada cliente, essa tecnologia de limpeza modular pode ser configurada para oferecer uma produção significativamente maior, uma redução de até 50% na energia específica consumida, ou uma eficiência de separação centrífuga significativamente maior.

A solução digital OnView.MassBalance é outro exemplo da maneira como a Voith alia sustentabilidade a eficiência em seu portfólio de produtos. Em tempo real, essa ferramenta digital inovadora apresenta as perdas na preparação de massa, o que permite ao operador identificar rapidamente as oportunidades de otimização e tomar as medidas necessárias para maximizar o rendimento do processo. As perdas que essa solução evita fazem com que o investimento se pague em menos de um ano. E no futuro, a preparação de massa será ainda mais digitalizada e autônoma.

Os especialistas da Voith estão trabalhando ininterruptamente para analisar as complexas interações desse sistema de operação em tempo real para que a otimização dos parâmetros de processo seja realizada automaticamente. Com isso, a necessidade de intervenção manual no sistema será mínima. Além disso, a Voith está desenvolvendo sistemas de controle com otimização autônoma que buscam um equilíbrio ideal entre volume, eficiência e qualidade de produção, garantindo a mais alta confiabilidade por meio de modelos de custos atualizados diariamente.

Fonte
Voith
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo