Celulose Notícias

Voith moderniza máquina secadora de celulose da BSC

A Voith concluiu, com sucesso, a modernização da máquina PDM – pulp dryer machine, da BSC – Bahia Specialty Cellulose, situada em Camaçari (BA). O conjunto de soluções Voith foi instalado durante os sete dias de parada geral da máquina, em meados de março.

logo_druck_voith

O principal objetivo da modernização foi melhorar a qualidade e aumentar o valor agregado à celulose de acetato da BSC. A equipe técnica da Voith instalou uma nova prensa de sapata com controle de Tilt, que permite controlar o desaguamento na prensa, além de outros equipamentos para atualizar vários sistemas da BSC.

Para BSC, a vantagem da modernização trará resultados na qualidade de sua celulose, que permitirá à empresa atender melhor seus clientes, além de abrir novos mercados. “O cliente passa a contar com mais ferramentas para ajustar sua qualidade e seu produto final. E o fato de termos conseguido instalar todos componentes antes e durante a parada geral, garantiu que a produção da empresa não fosse prejudicada. Foi um grande desafio, que completamos com sucesso”, destaca Leunis Teixeira Rocha, gerente de projetos da Voith Paper.

BSC – Bahia Specialty Cellulose
A Bahia Specialty Cellulose é a única fabricante latino-americana de celulose solúvel obtida a partir da madeira de eucalipto, e figura hoje como player mundial em seu segmento. A empresa produz, basicamente, dois tipos de celulose solúvel: os “rayon-grades” e os “specialty-grades”, estes dedicados à conversão nas indústrias de alimentos, cosméticos, cigarros, medicamentos e pneus, dentre outros. De sua produção total, que em 2012 alcançou 435 mil toneladas, 97% são exportados para países da Ásia, Europa e para os Estados Unidos. O restante é comercializado junto a indústrias brasileiras.

Voith Paper
Líder e pioneira na indústria papeleira, a Voith Paper é uma divisão do Grupo Voith. Sua atuação se destaca pelo desenvolvimento de constantes inovações, que contribuem para a otimização do processo de fabricação de papel e para o desenvolvimento de produtos que economizam recursos, como redução do uso de energia, água e fibras. Além disso, a Voith Paper oferece um amplo portfolio de serviços para todas as seções da máquina de papel.

A Voith define padrões de referência nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, além de transporte e indústria automotiva. Fundada em 1867, a Voith é hoje uma das maiores empresas familiares da Europa, com mais de 43.000 funcionários, um volume de negócios de 5,7 bilhões de euros e subsidiárias em mais de 50 países. Em 2014, a empresa celebra 50 anos desde sua fundação no Brasil, onde instalou sua primeira filial fora da Europa. Atualmente, a Voith Brasil emprega cerca de 6.000 funcionários.

selo_ok
GP Comunicação