Embalagens de papelNotíciasVoith

Voith assume compromisso de aumentar taxa de reciclagem para 90% até 2030

Como uma das principais fornecedoras de tecnologia do setor papeleiro, a empresa participa da iniciativa 4evergreen

Como uma das principais fornecedoras de tecnologia do setor papeleiro, há um ano a Voith participa da aliança 4evergreen. Criada pela Confederação Europeia da Indústria do Papel (CEPI), a iniciativa estabeleceu o compromisso de aumentar a taxa de reciclagem de embalagens de papel para 90% até 2030, entre outras metas.

A otimização da reciclagem de fibras e o fortalecimento da economia circular são premissas fundamentais para aumentar a sustentabilidade do setor papeleiro. Entre outros benefícios, a reciclagem de fibras fixa CO2, conserva recursos e economiza custos.

No entanto, para aumentar ainda mais as taxas de reciclagem, o setor papeleiro precisar desenvolver inovações. Foi isso que motivou a Voith a participar do grupo de trabalho de Inovação da aliança 4evergreen. Nesse grupo, os especialistas da empresa oferecem a experiência adquirida no Fiber Technology Center (FTC) da Voith para aprimorar o processo de reciclagem. Ao otimizar os agregados, processos e configurações, o setor quer garantir a reciclagem até dos materiais mais difíceis de reciclar, maximizando assim o aproveitamento das fibras.

“A sustentabilidade é um dos pilares da Voith. É por isso que incluímos a meta de alcançar uma taxa de reciclagem de 90% no nosso programa de sustentabilidade ‘Papermaking for Life’”, afirmou Bernd Güldenberg, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Voith Paper.

“Temos o prazer de oferecer o nosso conhecimento de décadas no setor papeleiro para a aliança 4evergreen. Com isso, ajudamos a expandir a gama de aplicações das embalagens de papel, além de continuar aumentando a sua taxa de reciclagem. Junto com outros membros da aliança, estamos trabalhando para desenvolver papéis-embalagem sustentáveis e recicláveis”, acrescentou o executivo.

Em uma primeira etapa desse trabalho, o laboratório da Voith está analisando mais de dez variantes de papéis-barreira escolhidos pelos membros da 4evergreen. A análise ainda está em andamento. Concluída essa etapa, a Voith desenvolverá e testará conceitos para otimizar ainda mais os sistemas de preparação do papel recuperado usados pelos membros da 4evergreen.

“Os novos papéis precisarão oferecer todas as funções desejadas, como a proteção de alimentos. Além disso, as novas tecnologias desenvolvidas deverão garantir que os papéis sejam totalmente recicláveis, oferecendo a possibilidade de reciclagem e reutilização não só das fibras, mas também dos materiais residuais e do revestimento”, concluiu Güldenberg.

COLABORAÇÃO ENTRE TODO O SETOR

No total, 100 das principais empresas que participam da cadeia de valor do setor estão colaborando em diferentes projetos na aliança 4evergreen. A CEPI fundou a iniciativa 4evergreen em 2019 como uma resposta à crescente demanda dos consumidores por uma maior sustentabilidade das embalagens de papel.

A aliança é integrada por fabricantes de papel e papelão, recicladores, produtores e conversores de embalagens, produtores de alimentos e bebidas, varejistas de alimentos, fornecedores de materiais e tecnologia, classificadores e coletores de resíduos de papel, bem como institutos de pesquisa. Além do grupo de trabalho Inovação, outros grupos estão definindo importantes diretrizes para o setor papeleiro europeu. Esses trabalhos envolvem não só a avaliação da reciclabilidade, mas também o projeto de embalagens de papel que proporcionem maior reciclabilidade.

Por fim, os membros também estão desenvolvendo recomendações para melhorar os sistemas de coleta e a separação dos resíduos de papel, com o objetivo de otimizar a separação e assim garantir a melhor gestão dos fluxos de recicláveis. Para saber mais, acesse: https://4evergreenforum.eu/.

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE ‘PAPERMAKING FOR LIFE’

Com o lançamento do programa de inovação e desenvolvimento ‘Papermaking for Life’, a Voith Paper apresenta tecnologias e iniciativas versáteis que abrem as portas para processos de fabricação de papel mais eficientes e sustentáveis. O programa foca os pilares de economia de água, energia e fibras, e utiliza a digitalização, inovações e parcerias para proporcionar máxima sustentabilidade à produção de papel.

Outra área de foco são as operações das próprias unidades mundiais da Voith. Saiba mais sobre as inovações da Voith Paper na área de sustentabilidade: www.voith.com/papermaking-for-life/innovation.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo