fbpx
NotíciasTissue no MundoVoith

Voith apresenta nova chapa peneira para desagregação de papel recuperado

Interação otimizada entre desagregador, rotor e chapa peneira resulta em maior qualidade da suspensão de fibras

A Voith apresenta CurvedBar, uma nova chapa peneira para desagregadores que operam com papel recuperado. Além de prolongar em mais de 50% a vida útil do IntensaPulper IP-R da Voith, a solução também melhora a qualidade da suspensão de fibras, reduzindo o consumo de matérias-primas e as necessidades de manutenção, o que resulta em menos paradas, maior eficiência e menores custos para o processo como um todo.

A papeleira chinesa Shanying International Holding Co. LTD. testou a chapa peneira CurvedBar em sua MP5, com atividade na fábrica na cidade de Maanshan, e agora já está equipando outros desagregadores com essa solução. “Com a nova tecnologia da CurvedBar, conseguimos reduzir os tempos de parada e manutenção no desagregador ao mesmo tempo em que mantivemos a alta qualidade da nossa operação”, comenta Wan Tao, vice-presidente de produção da Shanying International Holding Co. LTD. “Também conseguimos resultados muito positivos na depuração grossa”, enfatiza.

A fim de reduzir as altas cargas mecânicas na chapa peneira, a Voith desenvolveu um projeto inovador de barra curva que se adapta perfeitamente às geometrias do desagregador, rotor e chapa peneira. “Isso aumentou muito a vida útil desta chapa peneira em comparação com chapas convencionais”, explica Oliver Lüdtke, gerente global de serviços e produtos da Voith Paper. O menor atrito na chapa também reduz o consumo de energia na desagregação. “Além de economias em termos de manutenção e matérias-primas, a maior sustentabilidade do C-Bar ajuda a reduzir a pegada de carbono dos clientes”, ressalta Lüdtke.

BENEFÍCIOS

Devido às menores forças de cisalhamento, a chapa peneira minimiza a fragmentação de contaminantes, o que melhora a qualidade da suspensão de fibras, reduz a quantidade de pequenos rejeitos (que exigem um grande esforço para sua remoção nas próximas etapas do processo), além de proporcionar uma boa formação de tranças. O risco de quebra da barra ou deformação da chapa peneira também é significativamente menor. Além da fábrica da Shanying na cidade chinesa de Maanshan, a chapa peneira CurvedBar comprovou sua eficácia em diversas outras papeleiras.

“A nova tecnologia curva e o material Premium W nos permitiu reduzir e otimizar a quantidade de flocos. Além disso, nosso processo de depuração opera continuamente com alta eficiência”, afirma Song Jie, gerente do departamento técnico da Shanying International Holding Co. LTD. “Esta solução de alto desempenho aumentou a vida útil da chapa peneira de dois para cinco meses, e proporciona um conteúdo de flocos de cerca de 15%”.

“Temos uma excelente parceria com a Voith na preparação de massa utilizando OCC (cartão corrugado velho) e na máquina de papel propriamente dita. Mais uma vez, nossa parceria se mostrou muito produtiva nos testes de desempenho da chapa peneira com a CurvedBar fabricada com o material Premium W”, acrescenta Jie. “Valorizamos muito o suporte profissional que a Voith nos ofereceu durante toda a instalação e comissionamento das chapas peneiras. A Voith sempre esteve presente e comprometida em otimizar o desempenho dos equipamentos. Estamos muito satisfeitos com os resultados – e felizes por termos um parceiro forte como a Voith ao nosso lado”, conclui.

Após o sucesso alcançado nessa fase piloto, a papeleira chinesa colocou diversos novos pedidos para, gradualmente, adaptar os seus desagregadores com esses novos componentes da Voith. Outros clientes também fizeram novos pedidos desse inovador modelo de chapa peneira após realizarem seus próprios testes com sucesso.

Saiba mais sobre a CurvedBar pelo link: http://voith.com/corp-en/papermaking/pulping-solutions.html.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.