CeluloseNotícias

Veracel divulga seu Relatório de Sustentabilidade de 2021

Entre os principais destaques do ano, foram apontadas iniciativas voltadas à sustentabilidade, apoio a projetos sociais, proteção ao meio ambiente e uma gestão mais diversa e inclusiva

A Veracel Celulose divulgou essa semana seu Relatório de Sustentabilidade, referente ao ano de 2021. Entre os principais destaques do ano, foram apontadas iniciativas voltadas à sustentabilidade, apoio a projetos sociais, proteção ao meio ambiente e uma gestão mais diversa e inclusiva.

“Em 2021, nos dedicamos a pensar estrategicamente a Veracel do futuro, além do foco em ações de inovação para garantir a competitividade da empresa e entregar valor para a sociedade, pautados pela forte orientação para a sustentabilidade e pela busca constante por um ambiente de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo”, comenta Caio Zanardo, diretor-presidente da Veracel.

O documento destaca os avanços tecnológicos da companhia e o investimento de R$ 95 milhões para a construção de uma nova rodovia estadual que trará maior competitividade à empresa, além de mais desenvolvimento para a região.

A companhia também apresentou no Relatório o investimento social realizado, que contemplou coletivos rurais, comunidades de pesca e indígenas, bem como diversas associações comunitárias. Foram investidos mais de R$ 11 milhões em projetos de agricultura familiar, iniciativas de geração de renda e de educação, além das ações para apoiar a região Sul da Bahia após as fortes chuvas que atingiram a região em 2021.

Tendo em vista a parte ambiental, a companhia possui o programa Amigos da Fauna, para proteção de animais silvestres, e faz uso pioneiro de inteligência artificial para a proteção de baleias-jubarte na rota das barcaças marítimas durante o transporte de celulose.

A empresa registrou uma trajetória de inovação e transformação digital em ritmo acelerado no último ano, implementando novas ferramentas e usando imagens de satélite, além de digitalização de processos, monitoramento de dados, sensores IoT (internet das coisas), big data e analytics. Um exemplo foi a ferramenta que recomenda o plantio ideal para as florestas plantadas pela companhia.

Além disso, no ano passado, foi lançado o Programa Aliança, com objetivo de ampliar a participação de parceiros no abastecimento de madeira para a produção de celulose, levando a silvicultura como uma alternativa para proprietários rurais.

O Relatório também traz as mudanças no modelo de trabalho da Veracel, consolidadas durante o enfretamento da pandemia, bem como ações de diversidade e inclusão. Em 2021, a companhia se tornou signatária de diversos movimentos de diversidade de inclusão, como: Mulher Florestal do Ibá (Indústria Brasileira de Árvores Plantadas), ONU Mulheres, Coalização Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, Coalização Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, Rede Empresarial de Inclusão Social e Fórum das Empresas pelo Direito LGBTI+.

O Relatório de Sustentabilidade está disponível para download e visualização, na íntegra, no site da empresa.

Fonte
Veracel
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo