Vendas no varejo crescem 5%
O avanço ocorreu após a volta dos consumidores às compras com o fim das restrições de horários e taxa de ocupação nos comércios

No mês de setembro, as vendas totais registraram uma expansão de 5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O avanço ocorreu após a volta dos consumidores às compras com o fim das restrições de horários e taxa de ocupação nos comércios. As informações são do Mastercard SpendingPulse, que mede as vendas no varejo on-line e nas lojas físicas em todas as formas de pagamentos.
Com relação às vendas totais no varejo nas regiões, o Norte (+16,6%), Sul (+11,3%) e o Centro-Oeste (+9,7%) superaram o restante do país. Já o Sudeste (+3%) e o Nordeste (+2,8%) apresentaram desempenho inferior ao crescimento das vendas nacionais.
“Com o avanço dos novos horários das lojas da região, podemos ver a continuidade do crescimento das vendas do varejo brasileiro tradicional, principalmente nos setores de estilo de vida”, afirma o executivo Estanislau Bassols, gerente-geral da Mastercard Brasil.
QUEDA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO
Com o retorno dos consumidores às lojas, as vendas pelo comércio eletrônico brasileiro caíram 27,3% na comparação anual.
Para ilustrar melhor esses números, se comparadas há dois anos, antes do início da pandemia, as vendas totais no varejo cresceram 24% no comparativo do ano e as vendas no comércio eletrônico aumentaram 45,6% em relação ao mesmo mês de 2019.
De acordo com Bassols, esse movimento do mercado está diretamente ligado à recuperação gradativa das vendas em lojas físicas.