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Um produto sustentável e acessível: é possível?

Por Kenneth Hylton, diretor de marketing da categoria Family Care da Kimberly-Clark América Latina

O cenário já é bem conhecido: as mudanças climáticas que tornam a Terra cada vez mais quente e a intensificação de eventos extremos, como fortes chuvas e secas prolongadas, impõem a todos, governos, empresas e indivíduos, a urgência de adotar medidas que contribuam para a reversão desta situação. Os consumidores também estão cientes de que escolher marcas que se preocupam com o meio ambiente é uma forma de ajudar a preservar a natureza.

Uma pesquisa da empresa Mercado Livre, publicada em agosto deste ano e realizada em países como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai, indica que o interesse por produtos sustentáveis cresceu 30% na América Latina. Apesar disso, fatores como a inflação dos preços nos países da região, agravada por questões como o desemprego, fazem com que grande parte dos latino-americanos tenha de economizar para equilibrar o seu orçamento e, muitas vezes, acabam por deixar de lado as preocupações com a sustentabilidade.

É preciso que as empresas busquem caminhos para que o custo de produção, que hoje é ainda mais elevado nos casos de produtos sustentáveis, não se torne um impedimento para o consumidor. Deve ser apresentada uma oferta que se adapte ao cenário econômico da região. Resolver esta equação nem sempre é fácil e exige que as empresas invistam em inovação, tecnologia e investigação de novos ingredientes e materiais.

Na Kimberly-Clark, empresa especializada em produtos de higiene pessoal, tudo o que fazemos está ligado ao nosso propósito de cuidado, pois acreditamos que assim alcançaremos um mundo melhor para todos. A proteção da comunidade e do meio ambiente está presente em todas as etapas de fabricação e distribuição dos nossos produtos, enquanto o consumidor e suas necessidades diárias estão no centro da nossa tomada de decisão.

A nossa estratégia de sustentabilidade para a próxima década considera metas para superar os desafios sociais e ambientais até 2030. Os nossos compromissos incluem melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis em todo o mundo e reduzir para metade a nossa pegada ambiental.

Para atingir os nossos objetivos, inovamos nos processos e no design dos produtos, alcançando uma utilização mais eficiente dos materiais, ao mesmo tempo que reduzimos o consumo de água e as emissões de carbono nas nossas operações. Hoje, nossa frota latino-americana conta com veículos ecológicos, como carros elétricos e caminhões adaptados para operar com gás natural comprimido, o que é mais sustentável em relação ao diesel. Também investimos na economia circular: todas as nossas fábricas na América Latina são zero resíduos e temos programas como o AmbientaDOS, por meio do qual nos unimos à sociedade para estimular a reciclagem. Além disso, promovemos programas de impacto social, como Banheiros Mudam Vidas, que busca melhorar o acesso à água potável, ao saneamento básico e à educação sobre higiene em comunidades vulneráveis.

Além disso, monitoramos constantemente o mercado, as mudanças do consumidor e as novas tendências para manter operações eficientes e adaptar processos, além de criar produtos inovadores para contribuir ao dia a dia das pessoas. Buscamos sempre nos diferenciar na qualidade dos produtos, com a utilização de novos materiais e ingredientes, pois queremos que o consumidor tenha a certeza de que está comprando o melhor produto por um preço que considera justo.

Estamos em um processo constante e sabemos que há muito a fazer. Essa mudança não depende apenas de uma empresa, mas de toda a cadeia produtiva. Procuramos garantir que ao final deste longo caminho o consumidor não tenha que escolher entre um produto sustentável e um acessível. O mundo e as pessoas precisam de ambos.

Fonte
Kimberly-Clark
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