TOSCOTEC “TT SYD” – Melhores práticas para manutenção do seu Cilindros YANKEE
Os gerentes de manutenção e supervisores das fábricas de papel tissue precisam trabalhar para cumprir o orçamento e cortar os custos de manutenção sempre que possível. Uma gestão eficiente do seu Cilindro Yankee “TT SYD” ajuda a reduzir os custos de manutenção e a evitar o risco de paradas de emergência.
O que fazer para reduzir o custo de manutenção do seu Cilindro Yankee em Aço “TT SYD”:
- INSPEÇÕES ESTRUTURAIS PERIÓDICAS E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS (END)
O plano de inspeções periódicas do cilindro yankee deve considerar:
- Inspeção: Dentro do período máximo de 2 anos após o início de operação;
- Inspeção: Realizada a cada 5 anos após a primeira inspeção;
Devem ser realizadas inspeções estruturais e ensaios não destrutivos das soldas e partes parafusadas do cilindro Yankee, de acordo com os seguintes métodos:
- Inspeção com Partículas Magnéticas (MPI);
- Testes de Ultra-som (UT) com feixe único.
- Testes de Ultra-som (UT) automatizado (PA-Phased Array & TOFD-Time of Flight Diffraction)
Isso garantirá o atendimento dos requisitos de normas técnicas e de segurança locais aplicadas a vasos de pressão.
- VERIFIQUE INTERNALMENTE O CILINDRO E O SISTEMA DE REMOÇÃO DE CONDENSADO
Uma vez por ano, deve-se planejar uma inspeção interna do Cilindro Yankee “TT SYD” e seu sistema de remoção de condensado.
Certifique-se de limpar completamente os tubos de extração – um por um, da parte inferior das ranhuras – e seus clipes de bloqueio. Essa limpeza também garantirá um perfil de umidade uniforme no papel. Você também deve verificar a vedação dos tubos de remoção de condensado, para garantir a máxima eficiência de transferência de calor.
Verifique a existência de partículas ferrosas na parte interna dos tubos: o seu acúmulo pode ser um sinal de corrosão.
- VERIFIQUE A QUALIDADE DA ÁGUA DO VAPOR E DO SISTEMA CONDENSADO
Os parâmetros químicos do circuito de água da caldeira e do condensado do Yankee devem permanecer dentro dos valores recomendados. Isso garantirá o bom funcionamento da caldeira, do sistema de vapor e condensado, dos equipamentos e maquinários integrados neste circuito, incluindo o Cilindro Yankee “TT SYD” e a instrumentação.
Deve-se monitorar continuamente os principais parâmetros químicos e fazer testes periódicos, para garantir que a qualidade da água esteja sob controle. Aumente a frequência dos testes se você suspeitar que há uma contaminação no sistema de vapor e condensado.
Se a qualidade da água estiver sob controle, será possível visualizar uma camada fina e uniforme de óxido (óxido preto, Fe3O4) que adere e fixa nas superfícies internas do Cilindro “TT SYD”. Essa camada de óxido cria uma barreira protetiva contra uma possível corrosão.
- INSPEÇÂO VISUAL DA SUPERFÍCIE METALIZADA DA CAMISA DO CILINDRO “TT SYD”
Faça uma inspeção visual da superfície metalizada a cada parada planejada da máquina de papel. Um risco/marca ou dano localizado no revestimento metalizado pode afetar significativamente a operacionalidade do Cilindro Yankee. Caso isso ocorra, deve-se fazer um reparo no local do dano.
Se existirem marcas de trepidação “chatter marks”, considere verificar:
– As lâminas dos raspadores quanto a vibração;
– Ressonância de vibração na estrutura da máquina;
– Aplicação de revestimento químico (chuveiro spray);
– Os parâmetros do processo em geral para grandes variações.
- MEDIÇÃO DE RUGOSIDADE DA SUPERFÍCIE METALIZADA DO CILINDRO “TT SYD”
Uma vez por ano, realize a medição da rugosidade da superfície metalizada. Isso permitirá que você monitore e avalie as condições da superfície metalizada, em termos de revestimento químico, lâminas etc. Se você encontrar uma porosidade crescente do revestimento metalizado, considere planejar um trabalho de polimento/retifica o mais breve possível, antes que isso afetar a qualidade do papel.
- VERIFIQUE O TUBO ISOLANTE DA PONTA DE EIXO
Os tubos isolantes protegem os rolamentos quanto a temperaturas excessivas, especialmente durante o aquecimento do Yankee. Uma vez por ano, verifique se os tubos isolantes estão funcionando corretamente usando um termômetro de contato para medir a temperatura da ponta de eixo do Yankee durante a produção e se existe alguma fuga de vapor. Uma vez a cada 5 anos, realize um teste de pressão e desmonte os tubos isolantes (dependendo do tipo de tubo), a fim de verificar as condições e o bom funcionamento dos tubos. Repare ou substitua qualquer peça danificada. É recomendado substituir o conjunto completo de vedações e parafusos após 5 anos de operação.
- VERIFIQUE AS TAMPAS ISOLANTES
Pelo menos uma vez por ano, durante a manutenção planejada, verifique o aperto dos parafusos das tampas isolantes do Cilindro Yankee “TT SYD”. Isto é importante para evitar possíveis danos devido à sua queda e passagem entre o nip da prensa e o Yankee, garantindo uma área de trabalho segura para os operadores.
Pelo menos uma vez por ano, considere também uma limpeza completa dos painéis das tampas isolantes. Esta limpeza elimina o risco de possíveis danos aos painéis e aos componentes adjacentes ao Yankee, devido ao acúmulo de fibras e produtos químicos.
NOTA: Apenas em caso o Cilindro Yankee esteja resfriado e em temperatura ambiente, você pode usar água em alta pressão durante a limpeza.
- VERIFIQUE O AJUSTE DAS LÂMINAS DO RASPADOR
As lâminas do raspador devem ter o comprimento correto e serem montadas obedecendo a centragem, para garantir que elas cubram completamente a superfície do Yankee durante a oscilação do conjunto. Normalmente, a regra é: LBLADE = LYD – LOSCILLATION.
Na utilização de suporte de lâminas de raspadores com oscilação, certifique-se de que seus movimentos sejam suaves e estáveis. Isso eliminará o risco de danificar a superfície do revestimento metalizado e aumentará sua vida útil.
Movimentos bruscos podem causar marcas, ranhuras ou estrias na metalização.
- VERIFIQUE AS JUNTAS ROTATIVAS DO VAPOR
Verifique o nível de desgaste da vedação de grafite de acordo com as indicações do fornecedor. Chegando-se próximo ao desgaste máximo permitido, substitua preventivamente a vedação de grafite durante a parada planejada da máquina, estando as juntas rotativas em temperatura ambiente.
- VERIFIQUE A CILINDRICIDADE E CONCENTRICIDADE (TIR) DO CILINDRO “TT SYD”
Uma vez por ano, deve realizar a medição de cilindricidade e concentricidade do Cilindro Yankee chamada “TIR” (Total Indicated Runout). Realize a medição com o cilindro pressurizado na pressão normal de operação e sem a folha de papel.
Um teste TIR ajuda a identificar possíveis problemas e a criar um banco de dados de registros de referência dedicados ao ciclo de vida do produto – Cilindro Yankee.
Observação: A medição TIR também pode ser realizada com o cilindro frio (temperatura ambiente), sendo apenas para obter uma indicação aproximada do status de cilindricidade do Cilindro Yankee.
- PARADA POR TEMPO PROLONGADO DO CILINDRO YANKEE “TT SYD”
Em caso de paradas por tempo prolongado, remova todo o condensado da parte interna do cilindro, limpe as tampas e os painéis das tampas isolantes.
Lembre-se de girar o Cilindro Yankee em 90° uma vez a cada dois dias.