fbpx
NotíciasTissue no BrasilToscotec

TOSCOTEC “TT SYD” – Melhores práticas para manutenção do seu Cilindros YANKEE

Os gerentes de manutenção e supervisores das fábricas de papel tissue precisam trabalhar para cumprir o orçamento e cortar os custos de manutenção sempre que possível. Uma gestão eficiente do seu Cilindro Yankee “TT SYD” ajuda a reduzir os custos de manutenção e a evitar o risco de paradas de emergência.

O que fazer para reduzir o custo de manutenção do seu Cilindro Yankee em Aço “TT SYD”:

  1. INSPEÇÕES ESTRUTURAIS PERIÓDICAS E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS (END)

O plano de inspeções periódicas do cilindro yankee deve considerar:

  1. Inspeção: Dentro do período máximo de 2 anos após o início de operação;
  2. Inspeção: Realizada a cada 5 anos após a primeira inspeção;

Devem ser realizadas inspeções estruturais e ensaios não destrutivos das soldas e partes parafusadas do cilindro Yankee, de acordo com os seguintes métodos:

  • Inspeção com Partículas Magnéticas (MPI);
  • Testes de Ultra-som (UT) com feixe único.
  • Testes de Ultra-som (UT) automatizado (PA-Phased Array & TOFD-Time of Flight Diffraction)

Isso garantirá o atendimento dos requisitos de normas técnicas e de segurança locais aplicadas a vasos de pressão.

  1. VERIFIQUE INTERNALMENTE O CILINDRO E O SISTEMA DE REMOÇÃO DE CONDENSADO

Uma vez por ano, deve-se planejar uma inspeção interna do Cilindro Yankee “TT SYD” e seu sistema de remoção de condensado.

Certifique-se de limpar completamente os tubos de extração – um por um, da parte inferior das ranhuras – e seus clipes de bloqueio. Essa limpeza também garantirá um perfil de umidade uniforme no papel. Você também deve verificar a vedação dos tubos de remoção de condensado, para garantir a máxima eficiência de transferência de calor.

Verifique a existência de partículas ferrosas na parte interna dos tubos: o seu acúmulo pode ser um sinal de corrosão.

  1. VERIFIQUE A QUALIDADE DA ÁGUA DO VAPOR E DO SISTEMA CONDENSADO

Os parâmetros químicos do circuito de água da caldeira e do condensado do Yankee devem permanecer dentro dos valores recomendados. Isso garantirá o bom funcionamento da caldeira, do sistema de vapor e condensado, dos equipamentos e maquinários integrados neste circuito, incluindo o Cilindro Yankee “TT SYD” e a instrumentação.

Deve-se monitorar continuamente os principais parâmetros químicos e fazer testes periódicos, para garantir que a qualidade da água esteja sob controle. Aumente a frequência dos testes se você suspeitar que há uma contaminação no sistema de vapor e condensado.

Se a qualidade da água estiver sob controle, será possível visualizar uma camada fina e uniforme de óxido (óxido preto, Fe3O4) que adere e fixa nas superfícies internas do Cilindro “TT SYD”. Essa camada de óxido cria uma barreira protetiva contra uma possível corrosão.

  1. INSPEÇÂO VISUAL DA SUPERFÍCIE METALIZADA DA CAMISA DO CILINDRO “TT SYD”

Faça uma inspeção visual da superfície metalizada a cada parada planejada da máquina de papel. Um risco/marca ou dano localizado no revestimento metalizado pode afetar significativamente a operacionalidade do Cilindro Yankee. Caso isso ocorra, deve-se fazer um reparo no local do dano.

Se existirem marcas de trepidação “chatter marks”, considere verificar:

– As lâminas dos raspadores quanto a vibração;

– Ressonância de vibração na estrutura da máquina;

– Aplicação de revestimento químico (chuveiro spray);

– Os parâmetros do processo em geral para grandes variações.

  1. MEDIÇÃO DE RUGOSIDADE DA SUPERFÍCIE METALIZADA DO CILINDRO “TT SYD”

Uma vez por ano, realize a medição da rugosidade da superfície metalizada. Isso permitirá que você monitore e avalie as condições da superfície metalizada, em termos de revestimento químico, lâminas etc. Se você encontrar uma porosidade crescente do revestimento metalizado, considere planejar um trabalho de polimento/retifica o mais breve possível, antes que isso afetar a qualidade do papel.

  1. VERIFIQUE O TUBO ISOLANTE DA PONTA DE EIXO

Os tubos isolantes protegem os rolamentos quanto a temperaturas excessivas, especialmente durante o aquecimento do Yankee. Uma vez por ano, verifique se os tubos isolantes estão funcionando corretamente usando um termômetro de contato para medir a temperatura da ponta de eixo do Yankee durante a produção e se existe alguma fuga de vapor. Uma vez a cada 5 anos, realize um teste de pressão e desmonte os tubos isolantes (dependendo do tipo de tubo), a fim de verificar as condições e o bom funcionamento dos tubos. Repare ou substitua qualquer peça danificada. É recomendado substituir o conjunto completo de vedações e parafusos após 5 anos de operação.

  1. VERIFIQUE AS TAMPAS ISOLANTES

Pelo menos uma vez por ano, durante a manutenção planejada, verifique o aperto dos parafusos das tampas isolantes do Cilindro Yankee “TT SYD”. Isto é importante para evitar possíveis danos devido à sua queda e passagem entre o nip da prensa e o Yankee, garantindo uma área de trabalho segura para os operadores.

Pelo menos uma vez por ano, considere também uma limpeza completa dos painéis das tampas isolantes. Esta limpeza elimina o risco de possíveis danos aos painéis e aos componentes adjacentes ao Yankee, devido ao acúmulo de fibras e produtos químicos.

NOTA: Apenas em caso o Cilindro Yankee esteja resfriado e em temperatura ambiente, você pode usar água em alta pressão durante a limpeza.

  1. VERIFIQUE O AJUSTE DAS LÂMINAS DO RASPADOR

As lâminas do raspador devem ter o comprimento correto e serem montadas obedecendo a centragem, para garantir que elas cubram completamente a superfície do Yankee durante a oscilação do conjunto. Normalmente, a regra é: LBLADE = LYD – LOSCILLATION.

Na utilização de suporte de lâminas de raspadores com oscilação, certifique-se de que seus movimentos sejam suaves e estáveis. Isso eliminará o risco de danificar a superfície do revestimento metalizado e aumentará sua vida útil.

Movimentos bruscos podem causar marcas, ranhuras ou estrias na metalização.

  1. VERIFIQUE AS JUNTAS ROTATIVAS DO VAPOR

Verifique o nível de desgaste da vedação de grafite de acordo com as indicações do fornecedor. Chegando-se próximo ao desgaste máximo permitido, substitua preventivamente a vedação de grafite durante a parada planejada da máquina, estando as juntas rotativas em temperatura ambiente.

  1. VERIFIQUE A CILINDRICIDADE E CONCENTRICIDADE (TIR) DO CILINDRO “TT SYD”

Uma vez por ano, deve realizar a medição de cilindricidade e concentricidade do Cilindro Yankee chamada “TIR” (Total Indicated Runout). Realize a medição com o cilindro pressurizado na pressão normal de operação e sem a folha de papel.

Um teste TIR ajuda a identificar possíveis problemas e a criar um banco de dados de registros de referência dedicados ao ciclo de vida do produto – Cilindro Yankee.

Observação: A medição TIR também pode ser realizada com o cilindro frio (temperatura ambiente), sendo apenas para obter uma indicação aproximada do status de cilindricidade do Cilindro Yankee.

  1. PARADA POR TEMPO PROLONGADO DO CILINDRO YANKEE “TT SYD”

Em caso de paradas por tempo prolongado, remova todo o condensado da parte interna do cilindro, limpe as tampas e os painéis das tampas isolantes.

Lembre-se de girar o Cilindro Yankee em 90° uma vez a cada dois dias.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.