Tork lança guia inédito de higiene inclusiva para transformar banheiros em diferencial de negócio
Material reúne recomendações baseadas em pesquisas para apoiar líderes na criação de espaços mais acessíveis, elevando a experiência do usuário e fortalecendo a reputação das empresas

A Tork, marca da Essity e líder global em higiene profissional, lançou o Inclusive Hygiene Playbook – um guia inédito que reúne recomendações baseadas em pesquisas para gestores de instalações aprimorarem a higiene em um dos espaços mais movimentados de qualquer ambiente: os banheiros.
A iniciativa reforça as ações da Tork Coalition for Inclusive Hygiene, criada no início deste ano para investigar e solucionar as barreiras de higiene que muitas pessoas enfrentam em banheiros públicos. Essas barreiras surgem de um descompasso entre as habilidades, necessidades ou circunstâncias individuais e o ambiente disponível.
IMPACTO OCULTO DOS BANHEIROS INADEQUADOS
De acordo com pesquisa recente da Tork, apenas um em cada cinco banheiros públicos atende às expectativas de higiene e limpeza dos usuários. Essa falha afeta diretamente a reputação dos negócios e até mesmo sua performance. Exemplos incluem:
- 52% dos consumidores já mudaram seu comportamento após uma experiência negativa, como evitar retorno ao local.
- Em edifícios corporativos, os banheiros concentram mais de 45% das reclamações.
Muitas dessas barreiras são invisíveis para quem gerencia as instalações. Vão desde sabonetes que irritam a pele, secadores barulhentos que incomodam pessoas neurodiversas, até dispensadores difíceis de usar para indivíduos com mobilidade reduzida. Pesquisas indicam que 54% dos visitantes enfrentam algum tipo de desafio físico ou cognitivo e 44% relatam ansiedade ao utilizar banheiros públicos.
“O Inclusive Hygiene Playbook ajuda gestores a repensar o papel dos banheiros, não apenas como uma necessidade operacional, mas como um ativo estratégico para impulsionar resultados”, afirmou Amy Bellcourt, vice-presidente de Comunicação da Essity.
TRÊS PRINCÍPIOS PARA UMA HIGIENE INCLUSIVA
O guia destaca recomendações de design que tornam os banheiros mais acessíveis e funcionais:
- Ambiente limpo e seguro: garante confiança e estimula visitas recorrentes.
- Conforto e privacidade: promove bem-estar e aumenta a satisfação dos usuários.
- Sinalização de cuidado: detalhes na comunicação e na oferta de amenities reforçam os valores da marca.
Para especialistas parceiros da Tork, investir em banheiros inclusivos não é apenas atender a uma necessidade básica, mas diferenciar-se no mercado e fortalecer a conexão com clientes, visitantes e colaboradores.
O Inclusive Hygiene Playbook está disponível neste link.