Tissue Summit Brasil 2025 encerra primeiro dia de atividades com painel especial de tissue
Primeiro dia de evento é marcado por palestras de especialistas e painel de debate com representantes de grandes empresas da indústria de papel tissue

Após a programação da manhã e o intervalo para o brunch, o Tissue Summit Brasil 2025 retomou o cronograma de atividades com a apresentação da FactoryPal, que ministrou a palestra “Atravessando desafios por meio da inovação adaptativa”, apresentada por Filippe Dalponte gerente de Vendas da companhia.
Na oportunidade, Dalponte compartilhou quais problemas surgem quando não há inovação nas indústrias de tissue. Os desafios na manufatura, segundo ele, são a escassez de trabalhadores, as configurações complexas da máquina, o baixo nível de digitalização, a documentação dos tempos de paradas incompleta e o conhecimento descentralizado.
Após listar os problemas, Dalponte apresentou as resoluções que a FactoryPal oferece para as indústrias: os parâmetros de máquina otimizados por IA e gerenciamento de centerline, além de apontar que o diferencial da empresa é realizar as ações e recomendações a partir do dashboard.
Em seguida, a Firefly AB, referência global em tecnologia de prevenção de incêndios, conduziu a apresentação intitulada “Inovação em tecnologia de prevenção de incêndios no setor de tissue”, com Geovane Cruz, Area Sales Manager Latin America da empresa.
Geovane destacou as suas soluções avançadas de detecção e extinção de incêndios da companhia, focando nos desafios enfrentados por plantas de tissue, com ênfase na proteção de máquinas de fraldas e filtros industriais, setores críticos para empresas do setor.
Na sequência, a HERGEN trouxe a palestra “Transformando desafios em oportunidades: sustentabilidade e eficiência em máquinas tissue”, apresentada por seu engenheiro de Aplicação, Marcelo Silveira dos Santos.
Santos destacou a agenda ESG da HERGEN, com foco na redução de emissões de CO₂ e na segurança operacional, além da criação de uma escola própria para formação de profissionais técnicos. Diante da crescente competitividade do setor de papel tissue, a palestra enfatizou a importância de equipamentos estratégicos para a otimização da produção, apresentando soluções técnicas para aprimorar eficiência e desempenho na fabricação.
A Química Nova Brasil, empresa da holding QNB Chemicals, especialista em soluções químicas de alta tecnologia, por sua vez, apresentou a “Utilização de agentes de performance em papel tissue”, ministrada por Deivid Sedes, Coordenador de P&D.
Durante a apresentação, o coordenador destacou inovações no uso de produtos químicos no setor de tissue, ressaltando a importância dos agentes de performance na otimização do processo produtivo. Como parte desse avanço, a QNB desenvolveu o NOVAGREEN PLUS DS 8303, um biopolímero que se apresenta como alternativa ao amido na fabricação de papel, além de contribuir para a redução da consistência da água branca.
Ao encerrar a apresentação, Sedes anunciou que a empresa expandirá sua atuação para o setor de adesivos voltados à indústria de tissue, ampliando seu portfólio de soluções para o mercado.
Logo após, Dineo Silverio, diretor geral da Gambini Brasil, apresentou a palestra “Inovação de produto e processos: o segredo para aumentar competitividade”.
O executivo apresentou duas de suas principais soluções tecnológicas: o TouchMax, um equipamento que redefine o cenário dos conversores de papel tissue, combinando versatilidade e flexibilidade em uma única máquina. Com mais de 100 unidades instaladas ao redor do mundo, o TouchMax é amplamente reconhecido como o gofrador/laminador multiformato mais versátil do mercado. Silverio também apresentou o AirMill, um processo patenteado que promete transformar a produção de papéis tissue. Com foco em ganho de volume, resistência e absorção, o AirMill oferece aos fabricantes a possibilidade de criar produtos de alta qualidade com maior facilidade operacional. A tecnologia elimina a necessidade do complexo processo ponta a ponta, otimizando a produção e permitindo que os produtos finais atendam melhor às expectativas dos consumidores.
A INCAPE, especialista na fabricação de papel cartão maculatura para o segmento tissue, complementou a programação falando sobre o “Projeto Papel Ultra Clean – Resiliência e Inovação na Fabricação de Papel Maculatura”, apresentado por Thiago Karam Westphalen, diretor presidente da companhia.
O executivo explanou sobre o as soluções da companhia, destacando o Ultra Clean, o mais novo papel cartão maculatura lançado pela companhia. A solução inovadora com baixo teor de cinza, gera mais economia nos discos orbitais e máxima qualidade para o produto final.
Além disso, Thiago também destacou sobre alguns dos benefícios do Ultra Clean para os fabricantes e convertedores de tissue, com foco em qualidade e sustentabilidade, apresentando dois cases de clientes no Brasil.
Concluindo o ciclo de palestras do dia, Alan L. Sales, gerente de Aplicações para a América Latina da Solenis, conduziu a apresentação “Solenis – Liderando o mercado em inovação, suporte ao cliente e sustentabilidade”.
Na oportunidade, Alan apresentou as soluções da líder global em especialidades químicas, destacando sua certicficação Ecovadis, bem como a empresa tem apoiado seus parceiros com eficiência e redução de impacto ambiental.
Sales trouxe duas novidades de Crepetrol, o Crepetrol 9600 que apresenta base do Crepetrol 9258LA e o “A” (sem nome definido), um novo posicionamento em relação a adesividade e suavidade de capa coating. Além disso, o Rezosol também foi evoluido para o chamado Rezosol 5150, com maior estabilidade na vibração e redução dos valores.
Logo após o clico de palestras, foram realizadas as entregas do já tradicional Prêmio Tissue Online, que reconhece – em dez categorias – os principais fornecedores que obtiveram destaque no mercado de tissue durante o ano, bem como do Reconhecimento Tissue Online, que homenageia personalidades do setor por sua contribuição à indústria.
PAINEL DE DEBATE DE TISSUE
Finalizando o primeiro dia de atividades do Tissue Summit Brasil 2025, ocorreu um painel de debate moderado por Felipe Quintino, fundador e CEO do Nexum Group, no qual fabricantes de tissue discutiram sobre a temática central do evento e o panorama geral no mercado. O painel de tissue foi composto por Marcos Paulo Lupianhes, diretor comercial da Unidade de Bens de Consumo da Suzano, Luciana Dobuchak, diretora comercial da IPEL, Marcelo Domenico, CEO da Damapel e Jairo Almeida dos Santos, diretor superintendente da COPAPA. Ao fim do debate, todos os participantes do evento puderam participar de um coquetel de encerramento.
Na oportunidade, os executivos abordaram os desafios da indústria de papel tissue, como os altos custos da celulose e o atual cenário econômico brasileiro e tributário, bem como suas expectativas para o ano de 2025. Além disso, também falaram sobre suas inovações em produtos, processos para atender às novas demandas do mercado e se diferenciar.












