Tissue Premium no Brasil
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O crescimento de produção e vendas do mercado de papeis tissue, aconteceu principalmente pelos investimentos que as empresas tem feito em novas tecnologias para ganhos de produção e qualidade, desenvolvendo assim produtos de alta qualidade, os chamados Premium.
Nos últimos anos o consumidor brasileiro está com um nível de aceitação mais apurado, sempre em busca de produtos de maior qualidade, como por exemplo, o papel higiênico de folha dupla, um produto com maior absorção, mais rendimento e qualidade, produzido com 100% de fibras virgens, que vem tomando espaço cada dia mais, do folha simples.
Hoje no Brasil, melhorou muito os custos de produção para papeis 100% de fibras virgens, pois estamos entre os principais produtores de celulose de fibra curta do mundo, a cada ano as aparas estão cada vez mais escassas e de baixa qualidade. Devido à utilização de menos equipamentos no processo de produção o custo com energia elétrica e produtos químicos é menor, e não ha o problema dos resíduos sólidos, que com a produção de aparas esses tem de ser descartado e o custo financeiro para isso é muito alto, além do passivo ambiental que a empresa carrega com eles.
Empresas como a multinacional Kimberly Clark, hoje tem em seu portfólio de fabricação quase todo com fibras virgens, focando em produtos de alta qualidade e de valor agregado. O papel higiênico de folha simples foi descontinuado de sua produção, sendo ela toda de folha dupla e tripla. Há anos o papel higiênico Neve é sinônimo de papel premium, e sempre recebendo inovações como o Neve folha Tripla, o Neutra Care, pacotes de múltiplos rolos com alça para facilitar o transporte pelo consumidor e até embalagens compactas para melhor armazenamento.
Lançado no mercado a pouco tempo pela CMPC, o Dualette Duo, da família de Dualette, a novidade traz ao invés de tubete de papelão, um mini rolo portátil, ideal para transporte em mochila, bolsa, porta-luvas, etc..
Aproveitando o Mundial que acontecerá no Brasil a Santher lançou uma edição especial e limitada do papel higiênico Personal, nas cores verde e amarela para homenagear o País e nossa seleção.
Equipes de pesquisadores e engenheiros estão trabalhando constantemente nas empresas, para buscar inovações, tecnologias e formulando novas receitas para oferecerem produtos premium para seus consumidores.
Se comparado com o mercado Americano e Europeu, estamos muito atrasados no que se diz respeito à Tissue Premium, hoje existem tecnologias muito mais avançadas por lá, desde a fabricação do papel com tecnologias como a Advantage NTT da Valmet que produz um tissue texturizado já na maquina de papel e linhas de conversão de alta produtividade com conceitos variados.
Nosso patamar de consumo está mudando, e irá mudar muito nos próximos anos com a ascensão das famílias para novas classes sociais, consumindo cada vez mais papéis tissue premium.
Papéis Tissue Premium, um mercado em ascensão no Brasil.
Felipe Quintino, Tissue Online.