NotíciasTissue no mundo

Terceira edição do Tissue Summit Latinoamérica é sucesso no Panamá

Com objetivo de promover conexões, conhecimento e negócios, o evento se consolida como principal ponto de encontro do mercado de papel tissue na América Latina, com mais de 220 players nesta edição

A terceira edição do Tissue Summit Latinoamérica, principal ponto de encontro da indústria de tissue na América Latina, foi concluída com êxito nessa quinta-feira, no Panamá, o hub das Américas. O evento ocorreu no Hotel Hilton, na capital panamenha, e contou com a presença de mais de 220 pessoas de 16 países (dentre eles Brasil, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, México, Panamá, Guatemala e outros) e com representantes de mais de 50 empresas fabricantes e convertedoras de tissue, o que propiciou a realização de conexões e negócios, além da troca de conhecimentos, com um ambiente integrado entre a conferência e a exposição.    

O evento deste ano teve como tema “Inteligência de dados & Sustentabilidade”, dois tópicos essenciais para a competitividade da indústria. Diante disso, diversos especialistas das empresas patrocinadoras destacaram em suas apresentações as formas como atuam nessas frentes. 

Além disso, foi realizado um debate com Agustin Muntaner, Gerente Geral da papeleira La Reforma do Panamá; Renato Bayardo Reyes Araujo, Presidente do Conselho de Administração da Papelera Reyes do Peru; Cristián Rubio, diretor executivo da FPC Tissue do Chile; e Alexander Schuler, COO da GrandBay. 


PAINEL DE DEBATE 

Durante o bate-papo, Renato Reyes destacou o avanço contínuo da empresa na inovação, com a introdução de novas máquinas de papel e o uso de ferramentas de dados. A companhia peruana busca avançar em seu crescimento no Peru em meio a um mercado altamente competitivo, investindo em sua expansão e internacionalização na América Latina e EUA. 

Cristián Rubio, por sua vez, reforçou como a agenda ESG deve estar alinhada à sustentabilidade financeira dos negócios, tendo em vista os custos para implementação de iniciativas e como algumas empresas hesitam em repassar esses custos para o mercado. Adicionalmente, a empresa segue investindo no mercado chileno de tissue, com uma perspectiva otimista para o setor no país. 

Já Agustin Muntaner destacou o crescimento da empresa equatoriana, que recentemente expandiu suas operações para o Panamá e deve seguir com sua estratégia de ampliação na América Latina. O executivo ainda abordou a importância de manter a competitividade através da inovação e da criação de estratégias sustentáveis. 

Alexander Schuler sublinhou ainda a importância da inteligência de dados para a operação das empresas, como fornecimento de informações de máquinas para manutenção preditiva e otimização logística. O COO também reforçou que o mercado de papel tissue deve seguir em um contínuo, embora ligeiro, crescimento. 

Na oportunidade, os painelistas também receberam homenagens em nome de suas respectivas companhias. O executivo da Papelera Reyes, recebeu uma homenagem em nome da empresa pelo seu contínuo crescimento e importantes investimentos no mercado peruano de tissue, enquanto o executivo da La Reforma recebeu a homenagem pela ampliação de suas operações e investimento no mercado de tissue da América Central. Já o diretor da FPC Tissue foi reconhecido por sua contribuição ao evento e ao Tissue Online Latinoamérica, e, por fim, o CEO da GrandBay foi homenageado pela integração da tecnologia e sustentabilidade nas operações da companhia multilatina. 

Cristián Rubio recebeu a homenagem para a FPC Tissue
Renato Reyes recebeu a homenagem para a Papelera Reyes
Alexander Schuler recebeu a homenagem para a GrandBay
Roberto Jouvin, gerente geral da La Reforma Ecuador recebeu a homenagem pela empresa

 CONTEÚDO DE VALOR 

Adicionalmente, o evento contou com uma palestra especial da Euromonitor International, apresentada por Jorge Araya, Consultant, Tissue & Hygiene, Latin America, intitulada “Consumer tissue en Latinoamérica: Perspectivas para la industria y oportunidades ante la nueva realidad del consumidor. 

Agregando ainda mais conteúdo de valor para os participantes, foi distribuída a segunda edição da Tissue Summit Magazine Latinoamérica, uma revista impressa e de tiragem limitada que é distribuída apenas aos participantes do evento. Neste ano, o destaque foi a operação da Grand Bay, uma das maiores fabricantes de tissue da região, com presença em 33 países e suas iniciativas de inovação e sustentabilidade. 

PRÓXIMOS EVENTOS 

A próxima edição do Tissue Summit Latinoamérica já está confirmada para setembro de 2025, desta vez em Santiago, no Chile. Além disso, o Nexum Group está ampliando sua gama de oportunidades de conexões presenciais, estreando um novo evento para o segmento de embalagens de papel na América Latina, o Packaging Summit Latinoamérica, também em setembro do próximo ano.  

Os próximos eventos organizados pelo Nexum Group serão o Packaging Summit Brasil e o Tissue Summit Brasil, em fevereiro de 2025, na cidade de São Paulo.  

 

 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo