Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Notícias Tissue no Brasil

Tecnologia de revestimento TULIP, da Nalco, usa química inovadora na crepagem, resultando em maior maciez e redução de custos.

papel_toalha_nalco

Para satisfazer a demanda dos consumidores por produtos Tissue de categoria premium, os fabricantes de tissue se atentaram para o processo de crepagem com menor umidade, a fim de aumentar os atributos da folha em termos de suavidade e absorção. Baixa umidade na crepagem acaba sendo benéfica para o desenvolvimento de uma interação entre a folha e a superfície da lâmina de enrugamento. Isso resulta em um impacto mais concentrado na lâmina de enrugamento, que proporciona melhoradas características da folha.

No entanto, a menor umidade na formação de crepe, também está associado a um maior custo de operação devido ao aumento da demanda de energia, várias questões de operabilidade, e inclusive o tempo de inatividade, são determinantes. A inovadora Tecnologia de revestimento TULIP Yankee, da Nalco oferece uma nova solução completa, pois foi projetada especificamente para os vários tipos de tissue, para abrir a janela de operação crepagem x umidade e melhorar a eficiência do processo. Usando tal tecnologia no modo Coating Space ™, criamos uma plataforma única em termos de aderência, durabilidade e maciez.

A Tecnologia de revestimento TULIP Yankee da Nalco é baseada em polímeros próprios e patenteados. Esta nova tecnologia proporciona uma elevada aderência ao longo de uma ampla gama de umidade e de enrugamento. Comparado com produtos químicos convencionais de enrugamento, o novo revestimento tende a ser mais eficiente, permitindo-se a uma percentagem de substituição de 50% de umidade igual ou maior de formação no crepe. Uniformidade de revestimento e a suavidade do revestimento também são melhoradas; capaz de fornecer níveis muito elevados de aderência, para transferência adequada e na lâmina de enrugamento (para a qualidade da folha e manuseio). Devido à sua alta aderência úmida e seca, TULIP pode proporcionar alta aderência dentro de uma faixa de operação de umidade maior. O teste de laboratório e aplicação industrial confirmam claramente esta ampla faixa de operação de umidade.

A suavidade de folha também foi melhorada nos testes. Com base nos resultados promissores iniciais, decidiu-se aumentar a umidade de enrugamento por 0,5% de pontos de umidade de 5,4% para 5,9%. Para conseguir esse aumento na formação de crepe de umidade, o “add on” do revestimento TULIP foi aumentado, mas ainda assim foi 35% menor do que o pacote de revestimento Compete PAE (outra técnica utilizada no comparativo).

O aumento da umidade na crepagem oferece o potencial de poupar energia. O revestimento reduzido “add-on” também deve melhorar a eficiência de secagem.

Em resumo, a tecnologia de revestimento TULIP Yankee da Nalco demonstrou características de revestimento superiores em comparação com os produtos químicos convencionais; ela permite que os fabricantes de tissue alcancem melhores propriedades da folha e / ou redução do custo de fabricação. Comparado com a tecnologia tradicional PAE, TULIPA concentrou maior aderência, melhor uniformidade, e leque de operação mais amplo.

Fonte: Tissueworldmagazine.com
Traduzido e Adaptado por TissueOnline