Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Celulose Notícias

Suzano promove quarto reajuste no preço da celulose em 2013

A Suzano anunciou reajuste da sua tabela de preços de celulose. A partir de 1º de outubro, a companhia vai pagar 800 dólares pela tonelada do produto na Europa e 700 na Ásia. Esse é o quarto aumento no valor da celulose só em 2013.

Entre os fatores para o reajuste, estão o crescimento da demanda do produto na China, a recuperação dos mercados americano e europeu e problemas como o atraso no início das operações da unidade da Suzano em Montes del Plata, no Uruguai.

Na visão das grandes corretoras, o aumento dos preços reflete o bom momento da indústria do papel. “As importações de celulose da China em julho e agosto atingiram novos recordes mensais”, afirma Jonathan Brandt em relatório da corretora do HSBC.

“Os preços da celulose estão atualmente em R$ 1.750/ton, seu maior nível desde 2002”, informa análise do Itaú BBA assinada por Marcos Assumpção e André Pinheiro. “Esperamos que o preço da fibra continue em alta até o primeiro trimestre de 2014”, apostam Thiago Lofiego e Karel Luketic, da Merryl Lynch.

As ações da Suzano estiveram entre aquelas que tiveram a maior alta em agosto. Entre os motivos do fenômeno, estão a desvalorização do real e o crescimento de 8,5% nas exportações. No ano, a alta acumulada dos papeis da companhia supera os 35%.

 

Fonte: exame.abril.com.br