Suzano conclui compra de ativos da Kimberly-Clark e se torna líder no mercado brasileiro de tissue
Nova dona da marca Neve passa a ter uma fatia de 24,3% do mercado de papéis higiênicos em valor transacionado
A Suzano, maior produtora mundial de celulose, concluiu, na última quinta-feira, 1º, a compra do negócio de tissue da Kimberly-Clark no Brasil, que a torna líder do mercado nacional de papéis higiênicos em valor transacionado, de acordo com a NielsenIQ. Dados de março/abril deste ano apontam que a participação de mercado da Suzano, já considerando as marcas adquiridas, é de 24,3%, o equivalente a dois pontos percentuais acima da segunda colocada.
O acordo entre as empresas inclui uma fábrica localizada em Mogi das Cruzes (SP), com capacidade instalada de aproximadamente 130 mil toneladas anuais, e a propriedade das marcas Neve e Grand Hotel. Demais marcas globais utilizadas pela Kimberly-Clark no mercado brasileiro, como Scott e Kleenex, além da linha K-C Professional, serão licenciadas para a Suzano por um prazo determinado.
A unidade de Mogi das Cruzes passa a integrar o complexo fabril de bens de consumo da Suzano, que já conta com unidades nos municípios de Mucuri (BA), Imperatriz (MA), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Belém (PA) e Maracanaú (CE).
Após a aquisição, a Suzano também passa a dispor de um portfólio ainda mais amplo de sua linha de bens de consumo, com marcas de papel higiênico, guardanapo, toalhas de papel, panos reutilizáveis, lenços umedecidos, lenços de papel e wipes secos, além de uma linha específica para atendimento do mercado institucional.
O ingresso da Suzano no setor de tissue ocorreu em 2017 e, em seis anos de atuação, a companhia já alcançou a segunda colocação em volume de mercado, tendo entre suas principais marcas de papel higiênico a já consolidada Mimmo.
“Estamos muito confiantes de que a complementariedade geográfica, de marcas e categorias de produtos resultante dessa operação nos permitirá estarmos ainda mais próximos de nossos clientes e do consumidor final. Essa será uma das muitas evoluções que seremos capazes de alcançar a partir da união de tantos talentos”, afirma o diretor executivo de Bens de Consumo e Relações Corporativas da Suzano, Luís Bueno.
O executivo destaca, também, que existe um enorme potencial de crescimento desse segmento no Brasil – de acordo com a consultoria Fastmarkets RISI, o consumo per capita de tissue ainda é baixo no Brasil em comparação com outros países. Em 2021, o país registrou um consumo de 6,3 kg/hab, enquanto os Estados Unidos somaram 26 kg/hab, o Chile, 14,5 kg/hab e o México, 9,7 kg/hab.
“Vemos uma oportunidade de desenvolvimento do mercado de tissue no Brasil bastante relevante, sobretudo para chegar nos patamares dos nossos vizinhos da América Latina. Como parte dessa evolução, estamos investindo em inovação para trazer ao mercado produtos de alta qualidade, de modo a contribuir para a migração e consolidação dos papéis higiênicos de folha dupla e tripla no país”, enfatiza Bueno.
O acordo entre Suzano e Kimberly-Clark foi anunciado em outubro de 2022 e recebeu aprovação definitiva do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em abril deste ano. Os trâmites previstos para a conclusão da transação, incluindo a segregação dos ativos de tissue da Kimberly-Clark, foram finalizados nas semanas seguintes, conforme previsto inicialmente.
A operação também reforça o compromisso da Suzano em oferecer marcas com maior valor agregado aos consumidores, alinhada à mudança no hábito de consumo dos brasileiros em busca de produtos de melhor qualidade. Segundo dados NielsenIQ, a participação de mercado em volume de papéis higiênicos de folhas dupla e tripla saltou de 67% em 2020 para 74% em 2022, uma variação proporcionada por novos hábitos na limpeza pessoal, maior conscientização sobre o rendimento desses produtos em comparação aos papéis de folha simples e maior oferta de produtos com qualidade diferenciada.
KIMBERLY-CLARK FOCARÁ EM CUIDADOS PESSOAIS
Em nota, a Kimberly-Clark confirmou a conclusão do processo de venda dos ativos de papel no Brasil para a Suzano e reforçou que que o país continua sendo um dos seus mercados mais importantes, com foco em suas marcas de cuidados pessoais.
“Dados da Euromonitor e Nielsen apontam que o Brasil é o quarto mercado de cuidados pessoais no mundo e que até 2025 há uma perspectiva de aumento de 39% do consumo em valor de vendas na categoria de personal care. A estratégia da companhia para o país tem como foco acelerar o ritmo de crescimento de suas marcas de cuidados pessoais: Huggies, Intimus e Plenitud”, afirmou a multinacional.
“Dessa forma, a Kimberly-Clark segue atenta às necessidades das pessoas, inovando e cuidando delas em todas as etapas de suas vidas. Para isso, a companhia investe no desenvolvimento de uma experiência de usuário única no mercado brasileiro, por meio de um ecossistema de produtos e serviços relevantes para os consumidores. Suas marcas seguirão oferecendo um melhor cuidado para cada ocasião e marco de vida”, concluiu.