A Suzano anunciou um novo aumento de preço de US$ 70/t para a celulose de fibra curta branqueada de eucalipto (BEKP) para seus clientes europeus e norte-americanos.
A nova rodada de reajustes no preço da matéria-prima, que vem sendo anunciada nos últimos dias, tem aumentado a atratividade e a visão positiva para o setor, especialmente da própria Suzano e também da Klabin, segundo o BTG Pactual.
“Devemos confessar que a força do cenário pegou até mesmo os analistas mais otimistas da indústria (como nós) de surpresa. Diante dos acontecimentos recentes e pelo fato de estarmos apenas em janeiro/fevereiro, acreditamos que nossa projeção de preços médios de fibra curta, de US$ 575/t para 2021, possa se mostrar um tanto conservadora”, disse o banco, em relatório.
Para os analistas do BTG, a demanda deve ter uma melhora geral, com os estoques da fibra em queda na China e as margens mais saudáveis.
Este é o segundo anúncio de aumento consecutivo da Suzano para Europa e EUA neste ano, mas o banco ainda vê espaço para maiores altas de preços para a empresa e a indústria na China nas próximas semanas, considerando a velocidade dos anúncios anteriores e o balanço favorável.
No geral, a recomendação é de compra para as duas companhias, com perspectiva otimista para o mercado. A Suzano continua sendo a principal escolha do BTG, contando com relevante potencial de desalavancagem.











