Sustentabilidade: uma jornada que vale a pena
A Contech se mostra como colaboradora essencial para com a indústria de celulose e papel – dando o exemplo como organização e promovendo sustentabilidade por meio de suas soluções
Hoje em dia, muito se fala sobre sustentabilidade – marcas veganas, embalagens biodegradáveis, produtos retornáveis e todo tipo de logística para um baixo impacto ecológico.
Tratando de etimologia, a palavra “sustentável” tem origem no latim sustentare, que significa “sustentar”, “conservar” e “apoiar”. Pensar em sustentabilidade significa pensar em algo que possa ser mantido, sustentado de forma duradoura, nos conectando com um futuro melhor e mais ético para as próximas gerações.
Para que um empreendimento seja considerado sustentável, é preciso que ele seja:
- Ecologicamente correto;
- Economicamente viável;
- Socialmente justo, e
- Culturalmente diverso.
Estas características devem ser visadas em diversas etapas do processo fabril: desde a escolha da matéria-prima, a emissão de carbono proveniente da sua manipulação, a possibilidade de reutilização e/ou reciclagem, a destinação final e, é claro, a logística necessária para tal. Assim, as organizações são capazes de avançar na jornada sustentável em todos os níveis.
Visando a atender todo o seu público de relacionamento de forma responsável, a Contech opera de acordo com os critérios ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), é certificada pela ISO 14001 e possui o selo verde IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza). Desta maneira, a empresa se mostra como colaboradora essencial para com a indústria de celulose e papel – dando o exemplo como organização e promovendo sustentabilidade por meio de suas soluções.
Atualmente, a Contech está trabalhando no incremento da sua linha “green” – que consiste na pesquisa e desenvolvimento de novas soluções sustentáveis para o mercado, ofertando produtos que podem substituir os químicos utilizados no processo produtivo por alternativas biodegradáveis e não nocivas à saúde humana. Hoje, a empresa já conta com 50% de suas matérias-primas oriundas de fontes renováveis.
A economia circular também se faz presente dentro da empresa, onde os contêineres químicos passam por uma logística reversa, reutilizando o mesmo material 5 vezes antes do seu descarte final. Além disso, os resíduos produzidos pela empresa são vendidos e revertidos para novas ações sustentáveis locais como um ecoponto próprio e campanhas de educação ambiental.
Sua empresa é familiarizada com algum destes conceitos? Acompanhe as redes da Contech (LinkedIn e Facebook) e fique por dentro das metas sustentáveis às quais a companhia faz parte – e que a sua organização também pode aderir!